-
Terrenos - não sofre depreciação, pois, pela lógica contábil, valoriza com o tempo.
Recursos florestais próprios - exaustão.
Jazidas minerais - exaustão
Licenças (amortização) e veículos (depreciação)
Propriedade Intelectual e marcas e patentes (amortização)
-
A depreciação, amortização ou exaustão de um ativo cessa quando o ativo é baixado ou transferido do imobilizado. ... Com algumas exceções, tais como pedreiras e aterros, os terrenos têm vida útil ilimitada e não devem ser depreciados.
Os imóveis são ativos imobilizados e, portanto, sofrem depreciação; no entanto, essa depreciação recai somente sobre a parcela do imóvel correspondente à construção, mas não sobre a parcela correspondente ao terreno
-
É a perda de valor de bem intangível que integram o Ativo Não Circulante – Intangível ou o Ativo Diferido*, se houver, cujos prazos de utilização ou existência é limitado por determinação contratual ou legal.
Com isso, apenas a alternativa E cita apenas exemplos de intangíveis.
-
Gab. E
Bens Amortizáveis
- Patentes de invenção, fórmulas e processos de fabricação, direitos autorais, licenças, autorizações ou concessões
- investimento em bens que, nos termos da lei ou contrato que regule a concessão de serviço público, devam reverter ao poder público concedente, ao fim do prazo d concessão, sem indenização.
- custo de aquisição, prorrogação ou modificação de contratos e direitos de qualquer natureza, inclusive de exploração de fundos de comércio.
- o valor de direito contratuais e exploração de florestas
livro: Contabilidade geral
-
Gabarito: letra E
Os bens intangíveis que são AMORTIZADOS:
Exemplos de itens que PODEM SER ENQUADRADOS nessas categorias são: softwares, patentes, direitos autorais, direitos sobre filmes cinematográficos, listas de clientes, direitos sobre hipotecas, licenças de pesca, quotas de importação, franquias, relacionamentos com clientes ou fornecedores, fidelidade de clientes, participação no mercado e direitos de comercialização.
-
Lembrando:
ativo intangível é amortizado e ativo tangível (que são os bens corpóreos) sofre depreciação acumulada.