SóProvas


ID
3758467
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O que são receitas de capital?

Alternativas
Comentários
  • Receitas de capital: Receitas que alteram o patrimônio duradouro do Estado, como aquelas provenientes da observância de um período ou do produto de um empréstimo contraído pelo Estado a longo prazo.

  • Observância de um período?

  • § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.   

  • Receitas de Capital:

    Alteram -> Patrimônio duradouro do Estado

    Não alteram -> O Patrimônio Líquido

    Receitas que alteram o patrimônio duradouro do estado, como, por exemplo, aquelas provenientes da observância de um período ou do produto de um empréstimo contraído pelo estado a longo prazo. Compreendem, assim, a constituição de dívidas, a conversão em espécie de bens e direitos, reservas, bem como as transferências de capital.

    Fonte: http://www.transparencia.mt.gov.br/

    Gabarito: letra A

    Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido. Receitas de Capital são as provenientes tanto da realização de recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas e da conversão, em espécie, de bens e direitos, quanto de recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado e destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital.

    >> São arrecadadas dentro do exercício financeiro

    >> Aumentam as disponibilidades financeiras do Estado

    >> São instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários (assim como as receitas correntes), a fim de se atingirem as finalidades públicas.

    A vontade não permite indisciplina,