SóProvas


ID
3758830
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Solânea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A separação pode ser definida como uma operação farmacêutica que se empreende o isolamento e/ou a purificação de uma única substância química ou de um grupo de substâncias quimicamente correlacionadas. Assim, os problemas relacionados às técnicas de separação é uma preocupação constante dos farmacêuticos que exercem seus ofícios nos diversos laboratórios da Indústria Farmacêutica e/ou Laboratórios de Análises Clínicas. Desta forma, analise as proposições abaixo, tendo como base as operações farmacêuticas de separação de sólidos e de líquidos utilizadas nas Ciências Farmacêuticas.

I- Um grande número de separações pode ser realizado com a centrífuga. Esse aparelho consiste essencialmente em um recipiente em que uma mistura de sólidos e líquidos, ou de dois líquidos, é processada em altas velocidades, de modo que a mistura seja separada em suas partes constituintes pela ação da força centrífuga, cuja velocidade terminal é conhecida como a velocidade de deposição da partícula e é descrita matematicamente pela Lei de Fick.
II- A filtração é o processo de separação de líquidos de sólidos com a finalidade de obter líquidos opticamente transparente, através da intervenção de uma substância porosa denominada filtro ou meio filtrante. Trata-se de um dos métodos mais antigos de esterilização, pois remove, mas não destrói os microrganismos, sendo o método de escolha para soluções instáveis em outros tipos de processos de esterilização.
III- A difusão é uma técnica de separação especializada que consiste na penetração espontânea de uma substância dentro de outra, sob o potencial do gradiente de concentração. A velocidade de difusão através de uma membrana semipermeável é diretamente proporcional ao gradiente de concentração entre as duas superfícies da membrana e a área da membrana. Porém é inversamente proporcional a espessura da membrana e esses fatores são descritos matematicamente pela Lei de Stokes.
IV- A clarificação é o processo pelo qual sólidos finamente divididos e materiais coloidais são separados de líquidos, sem o emprego de uma membrana filtrante. Esse processo é realizado ao se acrescentar um agente absorvente, que age para reduzir a turbidez através da absorção física do material contaminante.
V- A colação é o processo de separação de um sólido a partir de um líquido, ao se derramar a mistura sobre um tecido ou substância porosa que permitirá que o líquido atravesse, retendo o sólido. Essa operação farmacêutica é frequentemente utilizada para separar o sedimento ou as impurezas mecânicas de vários tipos a partir dos líquidos.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A lei de Fick é uma lei quantitativa na forma de equação diferencial que descreve diversos casos de difusão de matéria ou energia em um meio no qual inicialmente não existe equilíbrio químico ou térmico. Recebe seu nome de Adolf Eugen Fick, que as derivou em 1855.

    clarificação é a operação unitária de separação que visa eliminar partículas em suspensão de um líquido. Esta operação consiste em adicionar um produto clarificante (orgânico ou mineral), que por adsorção eletrostática apresenta a faculdade de coagular, flocular e arrastar as partículas em suspensão.

    A lei de Stokes refere-se à força de fricção experimentada por objectos esféricos que se movem no seio de um fluido viscoso, num regime laminar de números de Reynolds de valores baixos. Foi derivada em 1851 por George Gabriel Stokes depois de resolver um caso particular das equações de Navier-Stokes. De maneira geral, a lei de Stokes é válida para o movimento de partículas esféricas pequenas, movendo-se a velocidades baixas.

    A banca trocou a Lei de Fick pela de Stokes na I, e na III o contrário

  • Filtração como método de esterilização?