SóProvas


ID
3759091
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) são despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento. Para fins de identificação da DEA, a entidade pública deverá considerar

Alternativas
Comentários
  • Gab.A

    RP interrompida , despesa de RP cancelada e que continua vigente direito do credor.

  • os restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.

  • GAB: A

    Lei 4.320/64:

    Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica

  • Gab. A

    Para fins de identificação como despesas de exercícios anteriores, considera-se:

    a. Despesas que não se tenham processado na época própria, como aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação;

    b. Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor;

    c. Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente.

    MCASP 8ª Edição

  • São despesas do exercicio anterior os restos a pagar com preescrição interrompida, despesas que não tenham sido processadas em épocas próprias e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercicio.

  • Trata-se da aplicação do MCASP 8ª quanto à DEA.

    Despesas de Exercícios Anteriores (DEA): São despesas cujos fatos geradores ocorreram em exercícios anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento. Para fins de identificação como despesas de exercícios anteriores, considera-se:

    → Despesas que não se tenham processado na época própria, como aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação;

    → Restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor;

    → Compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do reclamante após o encerramento do exercício correspondente. 

    Resolução: Para fins de identificação da DEA, a entidade pública deverá considerar é:

    A. os restos a pagar com prescrição interrompida, a despesa cuja inscrição como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor.

    CERTO. Está de acordo com a DEA.

    B. as despesas que se tenham processado na época própria, como aquelas cujo empenho tenha sido considerado subsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente.

    ERRADO. Trata-se de despesa que não se tenha processado na época própria.

    ➘ C. os compromissos reconhecidos antes do encerramento do exercício, a obrigação de pagamento criada em virtude de lei.

    ERRADO. Trata-se de compromissos reconhecidos após do encerramento do exercício.

    ➘ D. as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.

    ERRADO. A DEA nem mesmo foi empenhada. Neste caso, trata-se de restos a pagar.

    ➘ E. as despesas inscritas em restos a pagar processados e não pagas no exercício financeiro vigente.

    ERRADO. Trata-se de restos a pagar com prescrição interrompida.

    Por fim, a alternativa correta é:

    Gabarito: Letra A.