SóProvas


ID
3761272
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na decisão das autoridades portuguesas em colonizar o Brasil foram decisivos:

Alternativas
Comentários
  • Cristóvão Jacques, comandante de duas expedições Guarda-Costas, que, como o nome diz, objetivava guardar o litoral brasileiro, afirmou que a única maneira de proteger o território era colonizando-o.

    GABARITO: LETRA D

  • corsário se distingue do pirata, que age sem o apoio de um governo, ou então do bucaneiro, que ataca geralmente cidades litorâneas e ilhas, raramente entrando em combate com outras embarcações. Além disso, o pirata responde ao capitão de seu navio, enquanto que o corsário está subordinado a um rei ou governador.

  • única maneira de afastar do território é colonizando.

  • GABA: D

    • 1530 1° COLONIZAÇÃO COM MARTIM AFONSO DE SOUZA (TINHA O DEVER DE FUNDAR VILAS E PROTEGER O LITORAL CONTRA AS AMEAÇAS)

    BONS ESTUDOS!

  • Devido ao fato dos portugueses não terem encontrado logo de cara ouro e prata no Brasil, demoraram quase 30 anos para realmente decidir se iria colonizar ou não. O principal fator que motivou a decisão foi a entrada e presença de piratas e corsários, principalmente, franceses no litoral.

    Com medo de perder o território para a França, os portugueses mandaram Martin Afonso de Souza para dar início a construção da primeira Vila São Vicente.

    Gabarito D

  • LETRA "D"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    Em um primeiro momento não havia um interesse grande da coroa portuguesa em iniciar a empreitada econômica em sua colônia pois isso demandaria um forte investimento que seria retirado de suas atuais colônias e expedições de comércio, ainda que houvesse indícios de haver grandes riquezas em seu território americano.

    Porém a necessidade de se proteger o território era evidente, como mencionado pelo Qcolega Soldado, "a melhor maneira de afastar forasteiros de seu território é colonizando."

    (Caso esteja equivocado em minha resposta, me mande no privado)

    @adv.gabrielgomes