SóProvas


ID
3761275
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo:

A Lei ......................................... foi aprovada durante o Ministério do Barão de Cotegipe, em 1885, projeto de autoria de José Antônio Saraiva. Ela estabelecia que seriam considerados livres os escravos que atingissem a idade de ............................ anos. Foi uma medida apoiada até por conhecidos escravocratas, mas representou uma medida protelatória, visando retardar a abolição.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E - Lei do Sexagenário

    Estabelecia que seriam considerados livres os escravos que atingissem a idade de 60 anos, apesar de "positiva" para os escravos era pouco aplicável, visto que poucos chegavam a atingir essa idade e os que atingiam não tinham estruturas e condições financeiras para se manter fora do sistema de trabalho escravo.

  • Os escravistas responderam aos avanços abolicionistas dominando a Câmara a partir da ascensão do gabinete do Conselheiro Saraiva (1823-1895). Este é o responsável pela aprovação da chamada lei Saraiva-Cotegipe, ou Lei dos Sexagenários (1885), que concedia alforria aos maiores de 65 anos. Na prática, boa parte dos negros não ultrapassava os 40, e aqueles que conseguiam, dificilmente abandonariam suas fazendas sendo improdutivos. Desta forma, tratavase de uma lei conservadora, aprovada unicamente para adiar a abolição da escravidão