-
A questão versou sobre diagnóstico organizacional dentro do contexto de "gestão de mudança". Para Chiavenato (2014): "diagnóstico organizacional é o levantamento de dados a respeito de uma organização para definir e interpretar quais são os problemas e fragilidades da organização para que possam ser remediados e resolvidos."
A) INCORRETA. O diagnóstico organizacional não coloca a organização dentro de um ambiente limitado. De acordo com as informações colhidas no diagnóstico, a decisão será tomada. Por meio disso, pode realizar não apenas a identificação de desvios como também a prevenção de falhas e facilitar na buscar de soluções.
B) CORRETA. Essa é a definição de diagnóstico de acordo com Liker (apud JUSTA 2016). Segundo o autor, "o diagnóstico organizacional é basicamente um questão de juntar e avaliar informações e decidir com utilizá-las"
C) INCORRETA. Não há enfatize exclusiva nos pontos fortes, mas também nas fragilidades da organização.
D) INCORRETA. É um ferramenta de gestão que ajuda a organização a identificar suas fraquezas e forças. Não há enfoque em tridimensional fechado.
E) INCORRETA. O diagnóstico organizacional tem relação com a gestão de mudanças. "Antes de mudar, é necessário realizar um diagnóstico estratégico organizacional, a fim de conhecer a situação presente." (JUSTA, 2016)
Fontes: CHIAVENATO, I "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014 / JUSTA, Marcelo "Gestão de Mudança & lean manufacturing" Appris. 2016.
GABARITO: LETRA "B".
-
Também chamada de diagnóstico empresarial, esta ferramenta de gestão serve para analisar a empresa como um todo e determinar a saúde de cada departamento. Em outras palavras, com o diagnóstico organizacional é possível descobrir qual área está mais produtiva e bem organizada, e qual necessita de melhorias. Esta avaliação deve ser realizada com base em dados objetivos, de forma imparcial e prática. Só assim os resultados vão oferecer informações detalhadas para a determinação das prioridades – e que ajudarão na tomada de decisão
-
GAB:B
-
diagnóstico organizacional é possível fazer um mapeamento completo da organização
-
JÁ DESCOBRI. ESSA MATÉRIA NÃO PRESTA E PIOR AINDA A BANCA. KKKK
-
gab B
Diagnóstico organizacional é um conjunto de ações e análises que irá auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua empresa, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. Com isso, seria possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como encontrar soluções mais certeiras para resolvê-los.
Diagnóstico Organizacional ferramenta que investiga aspectos relacionados à produtividade dos setores de uma empresa.
***Administração já é subjetiva, aí vem AOCP querendo escolher um alienígena para o cargo. Examinadores sem critérios!!
Fonte: blog Rh open e setting.com
-
Conforme Kisil (1998, p. 23):
O diagnóstico organizacional é basicamente uma questão de juntar e avaliar informações e decidir como utilizá-las.
Gab. B
KISIL Marcos. Gestão da Mudança Organizacional. São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania). Disponível em: http://colecoes.sibi.usp.br/fsp/files/original/94e1a8db419c44bd094a5ac787cfd7e2.pdf
-
"É uma questão de juntar e avaliar informações e decidir como utilizá-las"
Ao usar o termo "decidir" me parece que há uma certa confusão. Parece que, de certa forma, a banca disse que o diagnóstico envolve também um processo decisório.
Ok, aí você vai dizer que está bem escrito, dizendo o que fazer com as informações. Ainda assim, parece-me que o diagnóstico estaria alinha a um processo decisório.
Seguimos...
-
aocp=loteria.