SóProvas


ID
3764890
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Como se sabe, consoante a teoria da contabilidade, o princípio da realização da receita e da confrontação com a despesa se dá pela observância de três situações, dentre elas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003, p. 61), ?considera-se que o Princípio da Realização da Receita escolhe como ponto normal de reconhecimento e registro da receita nos livros da empresa, aquele em que produtos ou serviços são transferidos aos clientes?. Este ponto, normalmente coincide com o momento da venda, e a contabilidade assim o faz por vários motivos, conforme relata Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003):

    1-A transferência dos bens ou dos serviços normalmente se concretizam quando todos os esforços para obtenção da receita foram desenvolvidos; GABARITO

    2-O valor de mercado, ou seja, de transação, para a transferência do bem é mais objetivo e se tem maior exatidão;

    3-No momento do registro da transferência de bens ou de serviços, já se tem conhecimento dos custos de produção e

    outras despesas ou deduções da receita, diretamente associados ao produto, como: comissão sobre as vendas, mão de obra, etc

    Comentário retirado da questão Q971684

  • GABARITO: ALTERNATIVA A

    A questão versa sobre o Princípio da Realização da Receita

    A receita é considerada realizada e, portanto, passível de registro pela Contabilidade, quando produtos ou serviços produzidos ou prestados pela Entidade são transferidos para outra Entidade ou pessoa física com a anuência destas e mediante pagamento ou compromisso de pagamento especificado perante a Entidade produtora.

    As três situações são:

    a) a transferência do bem ou serviço normalmente se concretiza quando todo, ou praticamente todo, o esforço para obter a receita já foi desenvolvido;

    b) nesse ponto configura-se com mais objetividade e exatidão o valor de mercado (de transação) para a transferência;

    c) nesse ponto já se conhecem todos os custos de produção do produto ou serviço transferido e outras despesas ou deduções da receita diretamente associáveis ao produto ou serviço, tais como: comissões sobre vendas, despesas com consertos ou reformas parciais decorrentes de garantias concedidas etc. Os desembolsos com tais despesas podem ocorrer e até ocorrem, após a transferência, mas o montante é conhecido ou razoavelmente estimável já no ato da transferência.

    Perceba que, por esse princípio, para toda receita deve existir um sacrifício (despesa) correspondente. As receitas e a despesas devem ser confrontadas no mesmo exercício a que competirem.