SóProvas


ID
3765526
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Getúlio Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945. Esse período ficou conhecido como Era Vargas e apresentou momentos de contrastes ao longo da sua dinâmica. Sobre esse momento da história do Brasil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A Era Vargas é comumente dividida em três fases: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945).

( ) Getúlio Vargas enfrentou a oposição dos paulistas, em 1932, que exigiam a elaboração de uma Constituição e questionavam a presença dos interventores nos estados. Esse conflito armado ficou conhecido como Revolução Constitucionalista.

( ) Em 1934, uma Nova Constituição entrou em vigor no Brasil. Entre as novidades dessa Carta, constam o estabelecimento do voto aberto (não secreto), a revogação do voto feminino e o fechamento da Justiça Eleitoral.

( ) Em 1943, o governo de Getúlio Vargas estabeleceu a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dentre os pontos abordados nesse documento, estavam o salário mínimo, as limitações de horas de trabalho, as férias e a carteira de trabalho. 

Alternativas
Comentários
  • GAB A- V – V – F – V.

    (F) Em 1934, uma Nova Constituição entrou em vigor no Brasil (ISSO ESTÁ CORRETO, o resto está errado).

    -Entre as novidades dessa Carta, constam o estabelecimento do

    • voto aberto -não secreto: ERRADO, o voto era secreto
    • a revogação do voto feminino: ERRADO, o voto feminino foi colocado na constituição em 34.
    • o fechamento da Justiça Eleitoral: ERRADO, não teve o fechamento.

  • Em 1934, uma Nova Constituição entrou em vigor no Brasil, declarava que o brasil é uma república presidencialista. garantiu os direitos trabalhistas, criou o ministério do trabalho, e os direitos dos trabalhadores, o sindicalismo pelego e manteve também o voto secreto e o voto feminino e começou a nacionalizar alguns setores da economia.