-
a) o Brasil alinhou-se aos princípios econômicos e políticos dos Estados Unidos. CORRETO, seu governo era de orientação LIBERAL, alinhando-se assim aos EUA.
b) o governo brasileiro, em busca de autonomia, lutou contra a influência política dos norte-americanos. Não, era aliado aos princípios LIBERAIS.
c) ocorreu uma aproximação política entre Brasil e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Em 1947, Dutra rompe com URSS e decreta a ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
d) Brasil, Cuba e China tornaram-se aliados políticos e parceiros econômicos. A Revolução Cubana só ocorre em 1959, que é quando Cuba se alinha a URSS. Sendo que o Brasil só veio ter de fato relações diplomáticas tanto com Cuba quanto com a China, após o fim da Ditadura Militar.
-
A doutrina Truman, adotada pelo EUA, tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
Com isso houve uma aproximação dos países da américa do sul com os yankes. Inclusive com o aporte de capital e até mesmo incentivo aos governos ditatoriais que surgiram por aqui.
-
Dutra orientou a economia ao mercado estadunidense. Durante a 2º Guerra a indústria brasileira avançou significativamente, a substituição de importações fez com que o país acumulasse reservas de capitais. Em decorrência da abertura do mercado, aquilo que foi acumulado durante a grande guerra, foi queimado nos primeiros anos do governo Dutra. É aquilo, Vargas assume, queima o café e acumula capital, enquanto Dutra assume queima o capital acumulado. Essa política de Dutra ficou conhecida como "entreguismo".
-
O governo de Dutra foi caracterizado pelo alinhamento do Brasil como aliado incondicional dos EUA na Guerra Fria e pela perseguição aos movimentos trabalhistas e aos comunistas.