-
Nessa questão temos uma transformação adiabática, no começo fiquei confusa porque essa transformação realiza trabalho. Contudo, o trabalho é negativo em uma transformação adiabática. Se w>0 o gás se contrai, então o gás recebe trabalho. Por conseguinte o trabalho é realizado SOBRE o gás, e não PELO gás.
LETRA D
-
Esther Rodrigues, me permita uma observação, a questão fala que as paredes do sistema são adiabáticas (que não permitem a troca de energia na forma de calor) e não que o sistema sofreu uma transformação adiabática, nesse caso eu concordaria com você, a questão estaria no mínimo confusa, porém acredito que ele fala das paredes e não da transformação.
Se de fato as paredes são adiabáticas, ele também informa que elas são indeformáveis e rígidas, portanto não há como realizar trabalho pois o gás não pode sofrer variação em seu volume, as paredes fixas não permitem.
Dessa forma, gabarito letra D - Não é possível a realização de trabalho pelo gás.
Qualquer erro, me corrijam.
-
Em teoria, não há erro algum com a alternativa C
-
Poderiam me explicar o erro da alternativa A
-
Olá Thiago Anderson, acredito que seja por causa da unidade de medida, pois ficaria atm.L/K e não da forma como está na questão. Eu acho que é isso!!!
-
A) Seja P = 2atm, V = 4L e T = 200 Kelvins (K), então a constante C = 0,04atm/L.K. (O valor da constante confere, porém, a unidade de medida não. (errado)
B) A constante C nunca poderá assumir um valor positivo. A constante pode sim assumir um valor positivo. (errado)
C) A pressão desse gás atua em todas as direções no interior do recipiente. Pelo motivo do gás ser um fluido, a pressão do mesmo atua em todas as direções. (está certo ao meu ver)
D) Não é possível a realização de trabalho pelo gás. As paredes do recipiente são indeformáveis, sendo assim, o volume permanece constante, volume permanecendo constante o trabalho realizado será zero. (certo)