-
Solos lateríticos - são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.
Solos saprolítica - são solos que resultam da decomposição e/ou desagregação ' in situ ' da rocha matriz pela ação da intempéries (chuvas, insolação, geadas), mantendo ainda de maneira nítida a estrutura da rocha que lhe deu origem.
-
Complementando a resposta abaixo.
SOLOS LATERÍTICOS:
No processo de laterização há um enriquecimento no solo de óxidos hidratados de ferro e/ou alumínio e a permanência da caulinita como argilomineral predominante e quase exclusivo, conferindo a estes solos uma coloração típica: vermelho, amarelo, marrom e alaranjado.
SOLOS SAPROLÍTICOS
São solos, genuinamente residuais, isto é, derivam de uma rocha matriz e as partículas que a constituem permanecem praticamente no mesmo lugar em que se encontravam em estado Pétreo. Constituem a parte subjacente à camada de solo superficial laterítico aparecendo somente na superfície do terreno através de obras executadas pelo homem ou erosões.
São mais heterogêneos e constituídos por uma mineralogia complexa, contendo frequentemente minerais ainda em fase de decomposição. São designados também de solos residuais jovens, em contraste com os solos superficiais lateríticos que seriam maduros.
FONTE: UFJF - SOLOS TROPICAIS 2009
-
realmente não entendi essa.
-
Só complementando os comentários das colegas:
A classificação dos solos com uso da Metodologia MCT foi desenvolvida especialmente para o estudo de solos tropicais e está baseada em propriedades mecânicas e hídricas obtidas de corpos de prova (CP) compactados com dimensões reduzidas. A MCT possibilita separar os solos tropicais em duas grandes classes: os de comportamento laterítico e os de comportamento não laterítico (saprolítico).
Fonte: .
-
Simplificaram a engenharia, a partir desse entendimento não existe mais argila, silte, areia e pedregulho. Tudo será classificado em laterítico ou saprolítico.
Quem já estudou solos lateríticos, com a realização de ensaios para avaliar a propriedade desses materiais, saberá a grande variabilidade de comportamento dentro da próprio gênero laterítico.