SóProvas


ID
3766258
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vila Lângaro - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período pré-natal tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da gestação. Esse acompanhamento visa à prevenção de patologias tanto na criança como na mãe, além de orientar a gestante sobre as alterações pelas quais seu organismo passará e os cuidados necessários com o recém-nascido e após o seu puerpério. Baseado no Guia do Pré-Natal na Atenção Básica (2018), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As equipes de saúde devem estar atentas ao território para a captação de gestantes preferencialmente até a 10ª semana de gestação.
( ) Minimamente, devem ser realizadas três consultas médicas (Médico de Família e Comunidade ou Generalista), três consultas de enfermagem e uma consulta odontológica.
( ) As consultas devem ser mensais até a 28º semana, quinzenais até a 36º semana e semanais até o parto.
( ) A consulta puerperal deve ser garantida entre 15 a 20 dias após o parto, e, se não houver o comparecimento na UBS, deve-se realizar a busca ativa.
( ) Os exames do pré-natal serão solicitados somente por profissionais da Medicina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Consultas pré natal:

    ate 28s - mensal

    28-36s- quinzenal

    36 até parto, semanal

    Após o parto, as puérperas e RNs retornarão à unidade em que realizaram o pré-natal na primeira semana pós-parto para consulta com o enfermeiro e no prazo de 30 a 35 dias para revisão puerperal e oferecimento do Planejamento Familiar com o profissional médico.

  • Alternativa: A

    --As equipes de saúde devem estar atentas ao território para a captação de gestantes preferencialmente até a 12ª semana de gestação.

    -- Minimamente, devem ser realizadas três consultas médicas (Médico de Família e Comunidade ou Generalista), três consultas de enfermagem e uma consulta odontológica.

    --As consultas devem ser mensais até a 28º semana, quinzenais até a 36º semana e semanais até o parto.

    --A consulta puerperal deve ser garantida entre 7 a 10 dias após o parto, e, se não houver o comparecimento na UBS, deve-se realizar a busca ativa.

    --Os exames do pré-natal podem ser solicitados por profissionais da Medicina e enfermagem.

    Fonte: Guia do Pré-Natal na Atenção Básica (2018), SES/RS.

  • Recomenda-se uma visita domiciliar na primeira semana após a alta do bebê. Caso o RN tenha sido classificado como de risco, a visita deverá acontecer nos primeiros 3 dias após a alta. O retorno da mulher e do recém-nascido ao serviço de saúde e uma visita domiciliar, entre 7 a 10 dias após o parto, devem ser incentivados desde o pré-natal, na maternidade e pelos agentes comunitários de saúde na visita domiciliar