SóProvas


ID
3768571
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) emprega as definições técnicas e científicas estabelecidas por órgãos e instituições internacionais dos quais o país é membro signatário, em especial a Organização Mundial de Saúde Animal.

Com relação a esse programa e à erradicação e prevenção da febre aftosa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    .

    INSTRUÇÃO NORMATIVA No 44, DE 2 DE OUTUBRO DE 2007 

    A) São considerados animais susceptíveis os bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e ruminantes silvestres. (CORRETA)

    I - animais susceptíveis: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, ruminantes silvestres e outros nos quais a infecção foi demonstrada cientificamente;  

    .

    B) Todos médicos veterinários, produtores rurais e profissionais que atuam em laboratórios veterinários oficiais ou privados que tenham conhecimento de casos suspeitos de doença vesicular são obrigados, em prazo não superior a sete dias do conhecimento da suspeita, a comunicar o fato ao serviço veterinário oficial.

    Art. 4º As doenças vesiculares infecciosas são de notificação compulsória. Todo médico veterinário, produtor rural, transportador de animais, profissionais que atuam em laboratórios veterinários oficiais ou privados e em instituições de ensino e pesquisa veterinária que tenham conhecimento de casos suspeitos de doença vesicular, ficam obrigados, em prazo não superior a 24 horas do conhecimento da suspeita, a comunicar o fato ao serviço veterinário oficial. 

    .

    C) A constatação de caso confirmado de doença vesicular implica a adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico, sendo somente necessária a avaliação clínica para se confirmar a suspeita.

    Art. 7º A constatação de caso confirmado de doença vesicular implica a adoção de medidas sanitárias para identificação e contenção do agente etiológico. Nesse caso, a investigação epidemiológica deve prosseguir para determinação de origem e abrangência do problema sanitário. 

    .

    D) A vacinação sistemática é obrigatória, em áreas definidas pelo MAPA, e deve ser sempre realizada em bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos de todas as idades.

    II - a vacinação sistemática e obrigatória, em áreas definidas pelo MAPA, deve ser realizada em bovinos e bubalinos de todas as idades. É proibida a vacinação de caprinos, ovinos e suínos e de outras espécies susceptíveis, salvo em situações especiais com aprovação do MAPA;