SóProvas


ID
3768655
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Considere o caso hipotético a seguir.

O município B instituiu taxa a ser cobrada, exclusivamente, em razão do poder de polícia na fiscalização de funcionamento de imóveis que se destinem a atividade com agrupamento de mais de 50 pessoas. O templo religioso Y, com sede no município B, realiza suas celebrações em imóvel de sua propriedade e com capacidade para presença máxima 100 pessoas. O templo religioso Y foi notificado do lançamento com a cobrança da referida taxa.

Sobre a hipótese apresentada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 150, VI, da Magna Carta, a imunidade religiosa somente alcança os impostos, não sendo extensiva, portanto, às demais espécies tributárias, como taxas.

  • Imunidade: Em regra, alcança SÓ IMPOSTOS.

    Isenção: Alcança TODOS OS TRIBUTOS.

  • Eu não errei na questão da igreja, mas sim quanto a constitucionalidade na cobraça da taxa. Acho que a questão foi bem óbvia (apesar do meu erro)

    fiscalização de funcionamento de imóveis = especifica, pois identifica o serviço.

    agrupamento com mais de 50 pessoas = divisível.

  • Bem os entes federativos possuem o poder de tributar por meio de taxas em razão do poder de polícia nos termos preconizados pelo:

    Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

    II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;

    Sendo ainda apenas vedado a cobrança da espécie tributária IMPOSTO (ou seja, não é proibida a cobrança de taxas sobre os que possuem direito à imunidade "isenção" conforme a CF):

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:

    b) templos de qualquer culto;

  • Gabarito letra C (CONSTITUCIONAL porque específico e divisível).

    Para quem ficou se torturando pensando que a taxa é INCONSTITUCIONAL, não pelos motivos listados nas alternativas, e sim porque a cobrança de taxa pressupõe um SERVIÇO a ser colocado à disposição do contribuinte, que poderá fazer o uso efetivo desse serviço ou não, fique atento!! O exercício afirmou que a cobrança será em razão única e exclusivamente do exercício do poder de polícia o que também dá ensejo constitucional à cobrança, nos termos do art. 145, II, CF/88.

  • A imunidade tributária dos templos de qualquer culto atinge apenas os IMPOSTOS (CF, art. 150, VI, "b").

  • É constitucional taxa de renovação de funcionamento e localização municipal, desde que efetivo o exercício do poder de polícia, demonstrado pela existência de órgão e estrutura competentes para o respectivo exercício, tal como verificado na espécie quanto ao Município de Porto Velho/RO

    [RE 588.322, rel. min. Gilmar Mendes, j. 16-6-2010, P, DJE de 3-9-2010, Tema 217.]

  • Letra C.

    Não é imune o templo pois, a questão fala de "taxa", e na CF no seu art 150,VI fala de "Imposto". Questão de atenção, a banca quer pegar o candidato na pegadinha.

  • De tanto errar , a gente acerta.

  • Discordo do gabarito. O CERTO SERIA: a taxa é constitucional e o templo religioso não é ISENTO. NÃO HÁ QUE SE FALAR AQUI EM IMUNIDADE, ESTAMOS DIANTE DE UMA QUESTÃO QUE VERSA SOBRE TAXA.