SóProvas


ID
3769699
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Muito devagar e sempre


Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. Apesar da elevada informalidade no mercado, há sinais de que a situação pode melhorar adiante.

Dados recém-divulgados mostraram a criação líquida de 157,2 mil vagas com carteira assinada em setembro, no resultado mais positivo para o mês desde 2013. Outra novidade é a geração em todos os principais setores, incluindo os mais atingidos pela crise, como a construção civil.

É verdade que os dados totais do mercado de trabalho, coletados pelo IBGE, contam uma história menos favorável. Mostra-se a criação de 1,84 milhão de vagas no período de 12 meses até agosto, com prevalência de ocupações na maior parte mais precárias (95% delas sem carteira ou por conta própria).

Nada menos que 41% da população ocupada está na informalidade, e outras cifras suscitam preocupação. A taxa de desemprego tem caído lentamente – na média do trimestre junho-agosto foram 11,8%, ante 12,1% no período correspondente do ano passado. A desocupação ainda atinge 12,6 milhões de brasileiros.

Embora o desempenho recente recomende cautela, os indícios são de continuidade na abertura de postos de trabalho. Uma coletânea de fatores pode impulsionar gradualmente a economia.


(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.10.2019. Adaptado)


A frase inicial do texto – Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos. – indica que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Um dos principais fatores a dificultar a retomada da economia nos últimos anos tem sido a exasperante letargia da criação de empregos.

    ➥ O substantivo em destaque marca aquilo que não reage, algo que está parado, sem movimento. Equivale a ideia de "a estagnação da criação de empregos gera intranquilidade no mercado econômico e dificulta a retomada da economia".

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    a exasperante letargia da criação de empregos " letargia =  inércia"

    a estagnação da criação de empregos gera intranquilidade no mercado econômico e dificulta a retomada da economia.

  • "Célere" sempre me vem à mente rapidamente como algo lento, devagar, etc. O pObRema é que amigo examinador também sabe disso. (mas não deu pra ele).

  • Não estou conseguindo enxergar em qual parte fala sobre intranquilidade... diz que a economia não melhora porque a criação de empregos é lenta. Mas não diz em lugar nenhum que gera intranquilidade. Alguém pode explicar por que a B está errada? Os dados estatísticos do texto se mostram muito mais favoráveis para assinalar essa alternativa...

  • Mais alguém marcou B e ainda não entendeu pq está errada?

  • letargia - inércia - sem ação nem atividade.

    A alternativa B) está incorreta, porque diz que "há criação de empregos de forma inconsistente, o que não é verdade.

    GABARITO -> [A]

  • O principal fato que dificulta a criação de empregos e a LENTIDÃO (exasperante letargia) na criação de empregos, para acertar a questão voce deveria ter isso em mente, levando a marcar a alternativa A.

    A alternativa B fala que o problema está na criação de empregos de forma inconsistente com as necessidades do mercado, e não é isso que a frase inicial indica, o problema está na lentidão, na pouca oferta de vagas.

  • SE A LETRA "B" ESTÁ INCORRETA, A "A" TAMBÉM DEVERIA, VISTO QUE EXTRAPOLOU AO AFIRMAR QUE É GERADA UMA INTRANQUILIDADE NO MERCADO...