SóProvas


ID
3770440
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão. 

Saudáveis loucuras

     São 22 contos curtos em que a principal característica é não se prender a nenhum padrão da lógica. Assim, Dona Tinzinha vai a uma loja de armarinhos, onde pede meio litro de botões amarelos para o pijama novo de seu filho – ela descobriu que essa cor ajuda a criança a parar de fazer xixi na cama. Ou então o irmão mais velho, ao ser questionado pelo mais novo sobre o que vai ser quando crescer, conta estar dividido entre preguiçólogo ou dorminhólogo.
    São relatos assim que formam Tantãs, novo livro infantil de Eva Furnari, autora e ilustradora exímia em atiçar a curiosidade das crianças por meio do inusitado e do bom humor. Assim, nenhum leitor deve se surpreender com a carta que uma bruxinha escreve ao Papai Noel pedindo um vestido rosa; ou com o jovem advogado que defende um passarinho. Histórias que não agridem a lógica dos pequenos que, justamente por falta de vivência, ainda não foram contaminados pelas regras de convivência. Olham o mundo com frescor.
    Tantãs apresenta uma linguagem artesanalmente construída, que não se atém a convenções gramaticais ou sociais – encontrar a simplicidade é sua meta. E, com mais de 60 livros publicados, Eva entende perfeitamente a lição passada pelo poeta Manoel de Barros que, certa vez, disse: “A gente precisa se vigiar ao escrever. Não podemos, ao escrever, abandonar o canto, a harmonia ‘letral’. Não podemos desprezar o gorjeio das palavras”.
       Eva mostra às crianças as possibilidades de jogo que separam a literatura da linguagem comum: a liberdade de desmontar lógicas, dar espaço ao inusitado. Nem por isso as personagens de Eva beiram a loucura. Ela garante que há loucuras e loucuras. Há aqueles que são chamados de loucos (mesmo sem ter doença mental) pelo simples fato de não corresponderem ao modelo esperado pela sociedade. São os artistas, os criadores, as pessoas que pensam fora dos padrões e do senso comum. Esses, diz ela, “acho que têm intuições lúcidas e trazem reflexões que as pessoas sãs não costumam trazer. No caso dos tantãs do livro, é uma loucurinha que vem do olhar ingênuo da criança. As pessoas gostam, têm saudade desse olhar puro, inesperado e sem malícia. Talvez, essa seja uma das graças do livro.”
(O Estado de S.Paulo, 02.11.2019. Adaptado)

Pode-se afirmar, corretamente, que a escritora Eva Furnari

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ➥ Segundo o texto: Tantãs apresenta uma linguagem artesanalmente construída, que não se atém a convenções gramaticais ou sociais – encontrar a simplicidade é sua meta. E, com mais de 60 livros publicados, Eva entende perfeitamente a lição passada pelo poeta Manoel de Barros [...].

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    contabiliza dezenas de obras escritas e ilustradas de literatura infantil.

  • Gabarito(B)

    Só para não restar dúvidas de que é a resposta B, além da parte citada que diz que ela é autora de mais de 60 livros, temos esta parte que comprova que todos os livros são infantis, ou seja, realmente Eva é autora de livros infantis.

     ''São relatos assim que formam Tantãs, novo livro infantil de Eva Furnari, autora e ilustradora exímia em atiçar a curiosidade das crianças por meio do inusitado e do bom humor.''

  • GAB. B (contabiliza dezenas de obras escritas e ilustradas de literatura infantil.)

    "São relatos assim que formam Tantãs, novo livro infantil de Eva Furnari, autora e ilustradora exímia em atiçar a curiosidade das crianças por meio do inusitado e do bom humor."

    "Tantãs apresenta uma linguagem artesanalmente construída, que não se atém a convenções gramaticais ou sociais – encontrar a simplicidade é sua meta. E, com mais de 60 livros publicados..."

  • A questão requer Compreensão e Interpretação Textual.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – A escritora Eva Furnari escreve obras com o intuito de não se prender a nenhuma conduta moral. As obras dels têm o intuito de despertar o inesperado, o incomum.


    ALTERNATIVA (B) CORRETA – A autora já escreveu mais de 60 livros publicados de literatura infantil. Tal afirmação se encontra no 3º parágrafo.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – Ao contrário. Ela escreve narrativas que fogem às regras do convívio social. Histórias que não agridem a lógica dos pequenos que, justamente por falta de vivência, ainda não foram contaminados pelas regras de convivência. Olham o mundo com frescor. (2º parágrafo)


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Em suas narrativas, a autora foge às regras gramaticais, utilizando uma linguagem simples e acessível a todos os leitores.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A autora não deixa em nenhum momento se influenciar por escritores estrangeiros; ela entende a lição passada por Manoel de Barros, poeta brasileiro.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)

  • Não fosse encontrar a assertiva correta, eu cairia na dúvida que Manoel de Barros era brasileiro ou português.

  • Em momento algum consegui concluir que ela escreveu dezenas de livros ilustrados, como assim é afirmado pelo gabarito.

    Vejamos:

    1 ª frase: 'São relatos assim que formam Tantãs, novo livro infantil de Eva Furnari, autora e ilustradora exímia em atiçar a curiosidade das crianças por meio do inusitado e do bom humor.''

    Como é possível observar, o trecho destacado trata-se de características da pessoa em comento (autora e exímia ilustradora), não necessariamente uma propriedade de seus 60 livros publicados, ou seja, não é possível concluir que os referidos livros fazem uso de qualquer ilustração, com excecção da obra lançada, a qual não é suficiente para formar uma dezena.

    2º frase: "E, com mais de 60 livros publicados, Eva entende perfeitamente a lição passada pelo poeta Manoel de Barros que, certa vez, disse: “A gente precisa se vigiar ao escrever. Não podemos, ao escrever, abandonar o canto, a harmonia ‘letral’."

    A pergunta que fica é: por ela ser exímia ilustradora, necessariamente todos os seus 60 livros fazem uso de alguma ilustração, ou quanto desses livros assim o são?? Como eu posso aferir com precisão, que ela possui "dezenas de obras escritas e ilustradas de literatura infantil", quando na verdade, as únicas informações dispostas tratam-se de uma habilidade inerente a produção de livros e um quantitativo meramente declaratório?

    Reconheço que por eliminação é possível alcançar o provável gabarito, mas de igual modo, acredito que reflexões assim são necessárias para evitarmos bancas e questões catastróficas.

    Abraços!!

  • fiquei entrei C e B. não coloquei a (B), pois o texto em nenhum momento menciona que Todas as suas obras são de carater infantil, achei uma extrapolação!

  • GABARITO: B

    Confesso que fiquei na dúvida, mas reli o texto e me apeguei nesse trecho para responder a questão:

    ''São relatos assim que formam Tantãs, novo livro infantil de Eva Furnari, autora e ilustradora exímia em atiçar a curiosidade das crianças por meio do inusitado e do bom humor.''