Para responder essa questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta o objetivo do processo educativo que se desenvolve na escola, de acordo com as ideias da autora Terezinha A. Rios, em seu livro “Ética e competência".
A) ser alavanca da mudança social, nos termos do seguinte slogan: “Deem-nos uma boa escola e teremos a sociedade desejada".
ERRADO – A autora aponta a dimensão política da competência do educador. Nesse sentido, a educação tem um papel político, na medida em que ele sempre se cumpre na perspectiva de determinado interesse. Terezinha cita Saviani (1980), para afirmar que a escola está sempre posicionada no âmbito na correlação de forças da sociedade em que se insere e, portanto, está sempre servindo às forças que lutam para perpetuar e/ou transformar a sociedade. Ou seja, o processo educativo pode ter como objetivo tanto a mudança social como a sua manutenção.
B) algo que infelizmente é irrealizável no contexto social em que se insere, uma vez que não há o que efetivamente fazer na escola enquanto a sociedade se apresentar com tantas limitações.
ERRADO – A autora aponta a dimensão política da competência do educador. Nesse sentido, a educação tem um papel político, na medida em que ele sempre se cumpre na perspectiva de determinado interesse. Terezinha cita Saviani (1980), para afirmar que a escola está sempre posicionada no âmbito na correlação de forças da sociedade em que se insere e, portanto, está sempre servindo às forças que lutam para perpetuar e/ou transformar a sociedade. Ou seja, o processo educativo pode ter como objetivo tanto a mudança social como a sua manutenção. A escola pode ser um agente de transformação social. Nesse contexto, a autora ainda traz uma crítica à escola, afirmando que ela tem estado a serviço da classe dominante, e ressalta a necessidade de que se encontrem caminhos para a sua transformação.
C) evitar configurar-se como um conjunto de práticas capazes de, ao mesmo tempo, manter e transformar a estrutura do social, uma vez que a escola deve ter autonomia.
ERRADO – O processo educativo configura-se como um conjunto de práticas capazes de manter ou transformar a estrutura do social. Nesse sentido, a educação tem um papel político, na medida em que ele sempre se cumpre na perspectiva de determinado interesse. A escola não está fora da sociedade, com uma autonomia absoluta. Sua autonomia é relativa diante do sistema social como um todo.
D) garantir o cumprimento de uma função política e de uma função ética, esquivando-se do que seria da ordem de uma função caracterizada como técnica.
ERRADO – A educação tem uma dimensão ética, política e técnica.
E) a socialização do conhecimento elaborado, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes.
CORRETO – O livro “Ética e competência" é fruto da dissertação de mestrado da autora Terezinha A. Rios. Tem como objetivo refletir, do ponto de vista da filosofia, sobre a questão da competência do educador, procurando apontar a dimensão ética como elemento de mediação entre a dimensão técnica e a dimensão política. De acordo com a autora, a especificidade do processo educativo que se desenvolve na escola reside no fato de que ele tem como objetivo a socialização do conhecimento elaborado, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes. Do ponto de vista técnico, isto implica a criação de conteúdos e técnicas que possam garantir a apreensão do saber pelos sujeitos e a atuação no sentido da descoberta e da invenção. Contudo, estes conteúdos e técnicas não são neutros, sendo selecionados, transmitidos e transformados em função de certos interesses existentes na sociedade. Neste aspecto se releva o papel político da educação, na medida em que ele sempre se cumpre na perspectiva de determinado interesse. A autora conclui a ideia citando Saviani (1980), que afirma que a escola está sempre posicionada no âmbito na correlação de forças da sociedade em que se insere e, portanto, está sempre servindo às forças que lutam para perpetuar e/ou transformar a sociedade.
Fonte: RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e Competência. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Portanto, a letra E é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.