SóProvas


ID
3770530
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à relação entre os profissionais da Educação Infantil e as famílias, os documentos oficiais nacionais definem que o atendimento aos direitos da criança em sua integralidade depende, entre outros aspectos, do respeito e da valorização das diferentes formas em que as famílias se organizam. Tendo isso em vista, o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 determina que eventuais preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa (descuido, violência, discriminação, superproteção e outras) devem ser

Alternativas
Comentários
  • discutidas com a direção de cada instituição, para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre educação infantil, legislação e políticas educacionais. Com base no Parecer CNE/CEB nº 20/2009, deve-se indicar a opção que apresenta a conduta a ser adotada pelos professores no caso de eventuais preocupações sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa (descuido, violência, discriminação, superproteção e outras). 

    O Parecer CNE/CEB nº 20/2009, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, trata da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 

    No trecho que aborda a parceria com as famílias na Educação Infantil, o documento pontua que o atendimento aos direitos da criança na sua integralidade requer que as instituições de Educação Infantil, na organização de sua proposta pedagógica e curricular, assegurem espaços e tempos para participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam. A integração com a família necessita ser mantida e desenvolvida ao longo da permanência da criança na creche e pré-escola. 

    O documento segue explicitando que o trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores as compreendam como parceiras, reconhecendo-as como criadoras de diferentes ambientes e papéis para seus membros. Ressalta ainda que é importante acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar as opiniões e aspirações dos pais sobre seus filhos. Nessa perspectiva, os profissionais da educação infantil devem compreender que, embora compartilhem a educação das crianças com os membros da família, exercem funções diferentes destes. Outros pontos fundamentais do trabalho com as famílias estão relacionados à participação destas na gestão da proposta pedagógica e pelo acompanhamento partilhado do desenvolvimento da criança. Nesse processo, os pais devem ser ouvidos tanto como usuários diretos do serviço prestado como também como mais uma voz das crianças, em particular daquelas muito pequenas. 

    Por fim, o documento orienta que preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa – descuido, violência, discriminação, superproteção e outras – devem ser discutidas com a direção de cada instituição para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados. 

    Portanto, a letra D, “discutidas com a direção de cada instituição, para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados", é a resposta correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.