Para responder essa questão, com base no caderno “Indagações sobre currículo: Diversidade e currículo", de autoria de Nilma Lino Gomes, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta contra que processos falar sobre diversidade e diferença implica se posicionar.
No caderno “Indagações sobre currículo: Diversidade e currículo", Nilma Lino Gomes aborda o conceito de diversidade, como ela tem sido pensada nos diferentes espaços sociais, como é possível lidar pedagogicamente com ela e que diversidade pretendemos que esteja contemplada no currículo das escolas e nas políticas de currículo.
Ao tratar da luta política pelo direito à diversidade, a autora afirma que a inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia. Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação. É perceber como, nesses contextos, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas sendo, portanto, tratadas de forma desigual e discriminatória. É entender o impacto subjetivo destes processos na vida dos sujeitos sociais e no cotidiano da escola. É incorporar no currículo, nos livros didáticos, no plano de aula, nos projetos pedagógicos das escolas os saberes produzidos pelas diversas áreas e ciências articulados com os saberes produzidos pelos movimentos sociais e pela comunidade.
Nesse sentido, a diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Ao trabalhar a diversidade, lidamos com a construção histórica, social e cultural das diferenças, que está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Ao falar sobre a diversidade (biológica e cultural) não é possível desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais.
Fonte: Brasil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo / [Nilma Lino Gomes]. Brasília, 2007. Disponível no portal do MEC.
Portanto, a letra C, “de colonização e dominação", é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra C.