SóProvas


ID
377107
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando os arquivos originários de uma instituição mantêm sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa, diz-se que foi respeitado o princípio

Alternativas
Comentários
  • Letra "E"

    " O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa "
  • Se alguém se confundiu com o Princípio do Respeito à ordem original, ai vai seu conceito:
    Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar a ordenação (arranjo) original dada pela entidade, pessoa ou família que o produzir, ou seja, manter a classificação interna da entidade de origem.

    O Princípio da proveniência/ Respeito aos fundos/ Princípio fundamental da arquivologia diz respeito a não misturar arquivos de origens diversas.

    :)


  •     Ao se tratar a documentação de uso NÃO CORRENTE, o arquivista obedecerá à PROVENIÊNCIA dos arquivos, princípio básico da arquivologia, segundo o qual devem ser mantidas reunidos , num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo.


    Fonte: Arquivo Teoria e Prática. Paes, Marilena Leite.
  • Princípio da PROVENIÊNCIA- o qual os arquivos gerados por uma instituição ou pessoa não devem ser misturados
  • O príncipio da proveniência é aquele em que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras. Conforme o dicionário arquivistico.
  • Princípio da Proveniência: É o princípio fundamenteal da teoria arquivística. Assim, segundo esse princípio os arquivos devem ser organizados respeitando a origem dos documentos, também chamados de fundos dos documentos.Portanto, apartir desse princípio que nasce a ideia de custódia territorial, ou seja, o arguivo deve ser mandido no território de origem.

  • Princípio da Proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa.
  • Assim reza o princípio da proveniência:Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta. Letra "E"
  • Segundo Duchein, o respeito aos fundos ( Principio da proveniência) consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

  • Quando os arquivos originários de uma instituição mantêm sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa, diz-se que foi respeitado o princípio. PROVENIÊNCIA.

  • Gabarito E

    Refere-se ao Princípio da Proveniência 

    O Princípio da PROVENIÊNCIA também pode aparecer como princípio da procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds). Consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

     

     

     

  • HOOOOO VONTADE DE MARCAR ORDEM ORIGINAL. KKKKKKKKKKKKK

  • Não misturar os documentos de origem diversa e manter os documentos de uma instituição juntos é respeitar o princípio da proveniência (letra E)

    a)  Três idades são as fases do ciclo documental que você vai aprender posteriormente

    b)  Ordem original é o princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

    c)  Arranjo é a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um documentos arquivo ou coleção, acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    d)  Temporalidade é o prazo que cada documento possui para permanecer nas fases da teoria das três idades. Mas como eu disse no item A, trabalharemos esse assunto futuramente.

    e)  Gabarito.

    Resposta: E

  • A das três idades.

    Teoria das três idades

    O ciclo de vida dos documentos arquivísticos

     

    B da ordem original.

    Princípio do respeito à ordem original

     o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

     

     

    C do arranjo.

    Na organização de “arquivos permanentes”, significa ordenar os documentos em fundos, as séries dentro dos fundos, e, se for conveniente, os itens documentais dentro das séries.

     

    D da temporalidade.

    Tabela de temporalidade

    Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação

     

    E da proveniência. gabarito