SóProvas


ID
3771073
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A taxa de desemprego no País recuou para 11,8%, segundo dados divulgados, no dia 30 de agosto de 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de subutilização da força de trabalho recuou para 24,6% em julho, ante 24,8% no trimestre encerrado em junho. Isso significa que ainda falta trabalho atualmente para 28,1 milhões de brasileiros, número 2,6% superior (mais 703 mil pessoas) ao registrado há um ano.

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).

A respeito do tema abordado no texto acima e de assuntos correlatos, julgue o item.


Houve forte queda no número de empregados com carteira assinada, repetindo uma tendência histórica de mais de cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo dados apresentados pelo G1 em reportagem de janeiro de 2019, o quantitativo de vagas com carteira assinada vem encolhendo. Em 4 anos, de 2014 a 2018 o país perdeu 3,7 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. Isso significa que, além de já não crescer o suficiente para atender à população que chega ao mercado de trabalho, foram perdidas vagas com carteira assinada no mesmo período de tempo.

    Há que ler com cuidado a afirmativa apresentada pois a conclusão acerca da diminuição dos postos de trabalho com carteira assinada é verdadeira.

    O que está incorreto é o lapso de tempo informado. É dito que esta queda é “ uma tendência histórica de mais de 5 anos" e, na verdade, as taxas de emprego com carteira assinada estavam muito baixas em 2012. Houve um aumento nos postos de trabalho nos anos subsequentes e voltaram a diminuir no último trimestre de 2017 alcançando o início de 2018.

    Portando, ao ser detectada uma incorreção na segunda parte da afirmativa apresentada , é preciso assinalar que ela está incorreta.

    RESPOSTA: ERRADO