SóProvas


ID
3771124
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 28 de agosto de 2019, o Ministério da Saúde anunciou 2.331 casos confirmados de sarampo no País entre 2 de junho e 24 de agosto. No mesmo período, foram notificados 14.480 casos suspeitos. Destes, 2.331 (16%) foram confirmados, 10.855 (75%) estão em investigação e 1.294 (9%) foram descartados.

                                                      Internet: <https://veja.abril.com.br>(com adaptações).

Acerca do assunto abordado no texto acima e de temas correlatos, julgue o item.


Tendo relação direta com as condições sanitárias em que vive a população, o sarampo é transmitido por bactérias que contaminam água e alimentos.

Alternativas
Comentários
  • O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais são febre, tosse e irritação em olhos e nariz. Depois aparecem manchas avermelhadas que começam no rosto e se espalham em direção aos pés. O vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarréia e até infecções no encéfalo. 
    A infecção pode alcançar os ouvidos, causando surdez. Pode gerar pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Não é apenas uma “doença infantil" como já se acreditou. 
    A transmissão se dá pelo contato direto com o doente, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
    Estão mais sujeitos a contágio e complicações pessoas subnutridas, gestantes, recém-nascidos e pessoas com imunodeficiências. 
    Portanto, a afirmativa está incorreta. O contágio não se dá por bactérias que contaminam água por falta de condições sanitárias. Aliás, a doença é virótica e não bacteriana. Podemos associar a subnutrição em determinadas comunidades à situação de vida insalubre. No entanto, o contágio não se dá pela insalubridade enquanto tal. 
    RESPOSTA: ERRADO
  • Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, etc.

    Fonte: saude.gov.br

    ERRADO

  • Vírus

  • A transmissão se dá pelo contato direto com o doente, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas