O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais são febre, tosse e irritação em olhos e nariz. Depois aparecem manchas avermelhadas que começam no rosto e se espalham em direção aos pés. O vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarréia e até infecções no encéfalo.
A infecção pode alcançar os ouvidos, causando surdez. Pode gerar pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Não é apenas uma “doença infantil" como já se acreditou.
A transmissão se dá pelo contato direto com o doente, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
Estão mais sujeitos a contágio e complicações pessoas subnutridas, gestantes, recém-nascidos e pessoas com imunodeficiências.
Portanto, a afirmativa está incorreta. O contágio não se dá por bactérias que contaminam água por falta de condições sanitárias. Aliás, a doença é virótica e não bacteriana.
Podemos associar a subnutrição em determinadas comunidades à situação de vida insalubre. No entanto, o contágio não se dá pela insalubridade enquanto tal.
RESPOSTA: ERRADO