SóProvas


ID
3771841
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito do cuidado nutricional nas doenças do trato gastrointestinal, nas doenças cardiovasculares, nas doenças pulmonares e na doença renal, julgue o item.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 3/4 da mortalidade cardiovascular podem ser diminuídos com adequadas mudanças no estilo de vida. Segundo a I Diretriz Brasileira De Prevenção Cardiovascular, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a vitamina D é um nutriente solúvel em gordura, que desempenha diversas funções no organismo, sendo a principal delas a desempenhada no metabolismo ósseo. No entanto, a vitamina D tem muitas outras funções e o uso de suplementos dessa vitamina para a prevenção e o tratamento de uma ampla gama de doenças aumentou consideravelmente na última década, sendo recomendada a suplementação de vitamina D para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Diretriz (2017) da SBC, a suplementação de CÁLCIO, MAGNÉSIO, VITAMINAS COMBINADAS, CHÁ e COENZIMA Q10 não demonstraram redução significativa da pressão arterial.

  • A vitamina D ativa apresenta um papel fundamental na regulação da fisiologia osteomineral, em especial no metabolismo do cálcio e do fósforo. Ela está também envolvida na homeostase de vários outros processos celulares, tais como a modulação da autoimunidade e síntese de interleucinas inflamatórias, controle da pressão arterial e participação nos processos de multiplicação e diferenciação celular.

    Nos últimos anos, muitos trabalhos têm relacionado a deficiência de vitamina D às DCVs, com uma influência direta sobre o prognóstico. A partir do entendimento dessa associação, o foco dos pesquisadores tem sido na correção da deficiência vitamínica com o intuito de prevenir doenças e melhorar o prognóstico de doenças já estabelecidas. Porém, até o momento, faltam dados consistentes para indicar a reposição da vitamina D no contexto de doenças cardíacas.

    Deficiência da Vitamina D e Doenças Cardiovasculares. International Journal of Cardiovascular Sciences. Antonio José Lagoeiro Jorge, Jamerson Reis Cordeiro, Maria Luiza Garcia Rosa, Diego Braga Campos Bianchi Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ - Brasil. International Journal of Cardiovascular Sciences. 2018;31(4)422-432

    Acredito que o erro da questão esteja no trecho "na última década, sendo recomendada a suplementação de vitamina D para a prevenção de doenças cardiovasculares." , já que não existe nenhum estudo conclusivo.