GABARITO: CERTO
Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais.
Segundo Chiavenato (2007), as vantagens da organização linha-staff são duas: a garantia de assessoria especializada e inovadora e atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff. A primeira significa, em resumo, que o staff proporciona a assessoria, serviços pessoal especializado, consultoria, recomendação e orientação, o que traz para a empresa profundidade, perícia e expertise à empresa, e ao mesmo tempo alivia a linha das tarefas acessórias permitindo que esta se concentre sobre as principais atividades e responsabilidades da empresa. A segunda vantagem significa que, com os órgãos de linha, responsáveis pela execução das atividades fundamentais da empresa, e os órgãos de staff, responsáveis pela execução de serviços especializados (como comprar, financiar, gerir recursos humanos, planejar e controlar), a realização da tarefa organizacional passa a ter muito mais eficiência e eficácia do que teria nos tipos organizacionais linear e funcional.
As desvantagens desta organização também são duas: a possibilidade de conflitos entre órgãos de linha e de staff e a dificuldade na obtenção e na manutenção do equilíbrio entre linha e staff. A primeira desvantagem se refere principalmente ao fato de o assessor de staff não ter autoridade linear sobre os executores e de o gerente de linha não ter tempo nem preparo profissional para se especializar.
FONTE: QC