-
Gab. C
Data Definition Language.
Nunca nem ouvi falar nas outras...
-
Linguagens e interfaces do banco de dados
- Linguagem de definição de dados (DDL): é usada pelo DBA e pelos projetistas de banco de dados para definir os esquemas. (CREATE, ALTER, DROP, TRUNCATE, RENAME)
- Linguagem de manipulação de dados (DML): operações para manipulação de recuperação, inclusão, exclusão e modificação dos dados. (INSERT, UPDATE, DELETE)
- Linguagem de Controle de Dados (DCL): controla o nível de acesso de usuários, defini quem terá acesso ao banco. (GRANT, DENY, REVOKE)
- Linguagem de Transação de Dados (DTL): gerencia as mudanças/transações feitas por comandos DML. (BEGIN TRANSACTION, COMMIT, ROOLBACK, SAVEPOINT)
Alternativa: C
-
A questão poderia ser anulada. A DDL não define esquema conceitual e sim implementa o esquema conceitual em tabelas do banco de dados. Questão muito mau elaborada e que incita o usuário ao erro.
-
✅Gabarito(C)
Em muitos SGBDs, onde não é mantida nenhuma separação estrita de níveis, uma linguagem, chamada linguagem de definição de dados (DDL-Data Definition Language), é usada pelo DBA e pelos projetistas do banco de dados para definir os dois esquemas(esquemas conceituais e internos). O SGBD terá um compilador da DDL cuja função é processar instruções da DDL a fim de identificar as descrições dos construtores de esquema e armazenar a descrição de esquema no catálogo do SGBD.
Fonte: SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE
A definição acima estava na questão Q347553, trazida por um grande concurseiro no meu ponto de vista, HTTP Concurseiro.
Abaixo a mesma definição pode ser encontrada na fonte definida abaixo:
Fonte: Apostilando .com - Banco de Dados - Unimar - Universidade de Marília
https://www.cin.ufpe.br/~dtmm/GDI/Apostilas/banco_dados.pdf