SóProvas


ID
3774451
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os volumes de terra medidos pela topografia são diferentes dos que precisam ser carregados no caso de aterros ou cortes no terreno. Por isso, é preciso calcular a quantidade de caminhões e caçambas em serviços de terraplenagem fazendo o cálculo de empolamento e contração do solo. É possível saber o quanto de terra solta será necessário transportar para fazer um aterro que será compactado, seguindo o(s) seguinte(s) passo(s):

Alternativas
Comentários
  • Para saber a quantidade de terra solta necessária para transportar de um aterro que será compactado é preciso fazer o cálculo de contração do solo seguido do cálculo do empolamento.

  • A terra a ser colocada no local sofre uma compactação, reduzindo seu volume, então o volume a ser pedido deve ser maior que seu volume efetivo, para isso que serve o cálculo de contração do solo, em seguida ao fazer o recorte da terra ela sofre uma expansão em seu volume, então para saber o volume real de terra a ser transportada até o local será preciso usar o cálculo do empolamento.

    Alternativa "D".

  • Ao se prever um aterro de Xm3, é necessário escavar mais, pois a terra tem uma propriedade de contração. Assim, para se fazer um aterro, precisasse saber quanto de terra a mais será necessário, logo o primeiro calculo é o da contração do solo. Em seguida, a terra necessária para caber no local q foi escavado será ainda maior que aquela que foi retirada, justamente pela propriedade de empolamento da terra, assim, o cálculo seguido para se medir a terra total a ser depositada no aterro será do empolamento.

    Exemplo:

    Para fazer um aterro com volume final de 50 m³ é necessário escavar 55,55 m3 (calculo da contracao do solo) e transportar 69,4 m3 de terra (calculo do empolamento do solo).