SóProvas


ID
3775396
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre o “acordo de retirada” do Reino Unido do bloco da União Europeia, analise as assertivas abaixo:

I. Brexit é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.
II. O acordo de saída do Reino Unido da União Europeia ainda precisa ser aprovado no parlamento do país para ter validade.
III. Mesmo aguardando a aprovação do acordo, ou seja, das combinações, para a retirada do país do bloco, o Reino Unido já não faz mais parte da União Europeia desde janeiro de 2019.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O QUE É BREXIT?

    Brexit é uma abreviação para "British exit" ("saída britânica", na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a UE.

    O QUE É UNIÃO EUROPEIA?

    É um grupo formado por 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de sua população para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da UE — na época chamada de Comunidade Econômica Europeia — em 1973.

    POR QUE O REINO UNIDO ESTÁ DEIXANDO O BLOCO?

    Em um plebiscito, realizado em 23 de junho de 2016, eleitores britânicos puderam decidir se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a UE. A maioria — 52% contra 48% — decidiu que o país deveria deixar o bloco.

    Mas essa saída não aconteceu de imediato, foi inicialmente marcada para o dia 29 de março de 2019. Esse prazo não foi cumprido e acabou adiado três vezes, para 31 de janeiro de 2020.

  • RESPOSTA ALTERNATIVA C

    PARA OS NÃO ASSINANTES

  • Brexit - A Saída do Reino Unido da União Europeia

    Às 23h00 (hora de Portugal continental) do dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de ser um Estado-Membro da União Europeia. Nesse momento, entrou em vigor o “Acordo de Saída”, garantindo uma saída ordenada desse país da União Europeia, e iniciou-se um período transitório, que terminou no dia 31 de dezembro de 2020. Durante esse período, o direito da União continuou a aplicar-se ao Reino Unido e a situação dos cidadãos, consumidores, empresas, investidores, estudantes e investigadores manteve-se, por isso, inalterada tanto na União Europeia como no Reino Unido.