A) os frascos estéreis ou, na falta destes, os frascos não estéreis, com ou sem meio de transporte, tampados, para evitar contaminação e vazamentos, são indicados para a coleta de amostras biológicas. ERRADO! Todo material para cultura deve ser coletado em frasco estéril, evitando ao máximo sua contaminação.
B) a suspeita do potencial agente etiológico não interfere na escolha do método de coleta e do meio para transporte da amostra até o laboratório, pois as bactérias são mantidas viáveis e identificadas do mesmo modo. ERRADO! Cada agente etiológico deve ser coletado e transportado em meio próprio, pois, meios impróprios comprometem a esta estabilidade do microorganismo.
C) o uso de medicamento da classe dos antibióticos pelo paciente com suspeita de infecção bacteriana não influi no isolamento do agente etiológico. ERRADO! O uso de antibióticos deve ser informado no pedido, pois, o uso do medicamento pode interferir no isolamento do microorganismo.
D) são importantes para a acurácia dos testes: a suspeita clínica, a seleção do teste microbiológico mais adequado, a coleta, evitando ao máximo a contaminação por agentes da microbiota residente. CORRETO!
E) amostras de líquido cefaloraquidiano (líquor), amostras genitais, oculares e da orelha interna devem ser refrigeradas. ERRADO! Amostras para cultura não devem ser refrigeradas.