Essa questão fala sobre uma pesquisa com dados de uma amostra, realizada de acordo com a distribuição normal (Gauss) que se utiliza de testes estatísticos para um resultado válido. A bioestatística é um dos principais pilares da investigação científica e leva em consideração amostras que devem ser testadas para a verificação se é paramétrica. A distribuição normal apresentada na questão é paramétrica, e uma das formas de distribuição normal mais estudadas em bioestatística. Ela é definida por dois parâmetros: a média (µ) e a variância (σ2). Os termos paramétrico e não-paramétrico referem-se à média e ao desvio-padrão, que são os parâmetros que definem as populações que apresentam distribuição normal, dentro da probabilidade. (Lopes, Bernardo. et al. Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas. Rev. bras.oftalmol. vol.73 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2014)
A amostra foi identificada como distribuição normal, sendo indicada a aplicação de testes:
a) trigonométricos. A trigonometria estuda os lados de um triângulo retângulo em matemática. Incorreta.
b) geométricos. A geometria é a área da matemática que estuda figuras que não possuem volume. Incorreta.
c) paramétricos. A distribuição normal segue os teste paramétrico, com base em média e desvio-padrão da amostra. CORRETA.
d) não-paramétricos. Os testes não-paramétricos são indicados quando não há um parâmetro da probabilidade, se baseando na ordem dos dados, e não dos números em si. Incorreta.
e) cartesianos. O plano cartesiano é a representação na geometria do encontro das coordenadas entre dois eixos. Incorreta.
Gabarito da Banca: Letra E.
Gabarito do professor: letra C, em discordância com o gabarito informado pela banca examinadora.