SóProvas


ID
3775747
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“A teoria da agenda-setting (estabelecimento da agenda – ou, melhor dito, de agendas) é uma teoria que procura explicar um certo tipo de efeitos cumulativos a curto prazo que resultam da abordagem de assuntos concretos por parte da comunicação social. Apresentada por McCombs e Shaw (1972), e elaborada a partir do estudo da campanha eleitoral para a Presidência dos Estados Unidos de 1968, essa teoria destaca que os meios de comunicação têm a capacidade não intencional de agendar temas que são objeto de debate público em cada momento”. (Jorge Pedro Sousa, em “Teorias da notícia e do jornalismo”)

Em relação às interpretações sobre a teoria da agenda-setting, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pós-verdade é um neologismo que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.

  • Como assim o paradigma funcionalista não acreditava que os meios agem diretamente na sociedade? De acordo com os funcionalistas os meios desempenham determinadas funções sociais, logo agem diretamente.

  • "A capacidade de agendamento dos temas difere de acordo com o tipo de veículo – a imprensa seria mais suscetível ao agendamento temático do que a televisão".. ué e a televisão não faz parte da imprensa?

  • Achei que era letra "E"

    "A teoria Funcionalista que visa estudar os meios de comunicação de massa no seu conjunto. Consiste em definir os problemas que os meios de comunicação de massa podem causar para a sociedade, do ponto de vista do seu funcionamento, e também da contribuição que os meios de comunicação fornecem à sociedade."