SóProvas


ID
3775762
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

“Proveniente do latim factum (particípio passado do verbo facere – fazer) e diversus (diverso; que separa; que diverte), o fait divers é uma expressão francesa que tem sido traduzida para a língua portuguesa como ‘algo que faz divertir’, ‘algo que faz diverso ou diferente’, enfim, ‘fato que entretém’. No jornalismo, um fato torna-se notícia que é divulgada pelos meios de comunicação de massa ou mídia. Entreter alguém pode ser de várias maneiras, indo do hilariante ao trágico”. (trecho de “Fait divers: o atrator estranho do entretenimento”, de Christina Sega)

Os fait divers sempre existiram no jornalismo a partir da exploração de acontecimentos bizarros ou inacreditáveis, mas que chamavam muito a atenção dos leitores. Quando divulgados em grande quantidade, são nocivos ao jornalismo, principalmente porque:

Alternativas
Comentários
  • A questão quis que o candidato soubesse diferenciar interesse público de interesse do público. O interesse público é relativo a questões que impactam a vida das pessoas. Aumento de impostos, casos de corrupção, vacinas, etc. Já as fofocas e casos bizarros são de interesse do público, ou seja, curiosidades e entretenimento.

  • No comentário do colega Yungtay, no lugar de 'interesse do público', eu usaria 'de interessante para o público'. É mais extenso, mas talvez seja mais fácil de identificar as diferenças.

  • Fait divers, expressão jornalística em francês que significa fatos diversos, é um tipo de matéria que não se enquadra nas editorias tradicionais dos veículos de comunicação devido ao seu aspecto excepcional, pitoresco e/ou inexplicável.

    Vamos analisar as alternativas e entender por que o uso em excesso desse tipo de conteúdo é nocivo ao jornalismo:

    A) Errado. Os fait divers podem ser notícias exageradas e até bizarras, mas não são falsas.

    B) Errado. Os fait divers são conhecidos pelos leitores pela sua irrelevância nos veículos de comunicação. Isso não impacta a importância das demais notícias que possuem interesse público.

    C) Errado. Noticiabilidade é um conjunto de valores-notícias (critérios que auxiliam na seleção do que é interessante, relevante e significativo, para ser transformado em notícia e que direcionam a construção do discurso informativo). Apesar de não terem editoria definida em um veículo de comunicação, os fait divers não tendem a bagunçar os critérios de noticiabilidade e tampouco confunde os jornalistas.

    D) Errado. Os fait divers não tornam o produto jornalístico menos rentável, visto não serem estes o que motiva a compra de uma publicação jornalística.

    E) Certo. Os fait divers não possuem interesse público ou relevância significativa, causando pequeno impacto na vida dos leitores.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do professor: Alternativa E.