Segundo a Autodesk, o comando “OOPS" (“OPS" na versão em português) é a função utilizada para recuperar arquivos apagados pelo comando “ERASE" (“APAGAR" na versão em português).
ALTERNATIVA A – INCORRETA. O comando “REDO" (“REFAZER" na versão em português) é utilizada para reverter o comando “UNDO" (“DESFAZER" na versão em português).
ALTERNATIVA B – INCORRETA. O comando “SNAP" (de mesmo nome na versão em português) é utilizado para restringir o movimento do cursor a intervalos específicos. Com ele, é criado um espaço em grade, com movimentos restritos aos vértices.
ALTERNATIVA C – INCORRETA. O comando “RECOVER" (“RECUPERAR" na versão em português) é utilizada para consertar e recuperar o máximo possível de dados de um arquivo danificado
ALTERNATIVA D – INCORRETA. Não corresponde a um comando existente no software.
ALTERNATIVA E – CORRETA. O comando “OOPS" (“OPS" na versão em português) é utilizada para restaurar elementos apagados pelo comando “ERASE" (“APAGAR" na versão em português) recentemente.
FICA A DICA! Observe que, em muitos casos, o nome do comando é um bom indicativo de sua função. Assim, apesar de o comando OOPS não ser tão claro, uma tentativa por eliminação seria bem útil. Por outro lado, perceba que os nomes dos comandos são cobrados na versão em inglês, geralmente a forma mais cobrada em questões sobre o software.
ATENÇÃO! A questão poderia colocar uma alternativa com a opção “UNDO" (“DESFAZER" na versão em português), comando que poderia ser uma opção para a tarefa desejada. Entretanto, o enunciado especifica que o objetivo é “recuperar todos os objetos apagados pelo último comando ERASE", não “desfazer a última ação". Dessa forma, podemos entender o comando UNDO como mais abrangente, sendo que seria útil APENAS se o ERASE fosse o último comando usado no arquivo. Como o objetivo do comando foi bem especificado - desfazer apenas ações relacionadas ao comando ERASE -, a única opção correta seria a alternativa OOPS.
Gabarito do Professor: Letra E.