SóProvas


ID
3777613
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O uso intenso da prática de merchandising de produtos contraria a filosofia do consumo consciente porque, subliminarmente, se vale da desatenção dos telespectadores para fazer valer o interesse de poderosos anunciantes [...].


(BUENO, Wilson da Costa. Comunicação, iniciativa privada e interesse público. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009)


Muitas empresas de televisão, no entanto, se tornaram adeptas dessa prática,

Alternativas
Comentários
  • A definição de merchandising é encarada de formas diferentes por pesquisadores e estudiosos das áreas de comunicação e marketing no Brasil.

    Alguns encaram merchandising como um conjunto de ações de promoção e exposição de um produto no ponto de venda, visando estimular a compra imediata e a experimentação. Isso ocorre por meio do posicionamento da mercadoria em lugares estratégicos na área de circulação e nas gôndolas, de degustações, de distribuição de brindes, de sorteios, etc.

    Já outros igualam o conceito de merchandising ao do termo tie-in, o qual é definido como a apresentação de um produto durante um programa televisivo de modo sutil, como parte do cenário, acessório dos personagens, entre outros. Como é algo não declarado, o telespectador visualiza a marca e é impactado por ela, consciente ou inconscientemente. É o famoso “merchan".

    Para Bueno, muitas empresas de televisão, como a Rede Globo, praticam intensamente o merchandising porque “se esquecem" que são concessões públicas e que precisam dar uma contrapartida à sociedade. É a explicação contida na publicação citada no enunciado.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) CERTO.

    E) ERRADO.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Vamos na mais politicamente correta. Parece que, em geral, dá certo. Gabarito D.