SóProvas



Questões de Merchandising


ID
49444
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a planificação necessária para que se possa efetuar - com rendimento ideal - o marketing. Esta é a definição do conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa: letra B

    Fonte da Banca:
    Sant´Anna (2002, p. 23), "merchandising é Planejamento  promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a preparação da mercadoria para torná-la adequada às necessidades do consumidor"

    Merchandising  é mais forma de
     usar a propaganda (quando divulga ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando se utiliza de preços mais baixos ou Brindes) para a ampliação de sua estratégia. (Regina Blessa)


ID
200587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

Merchandising se resume estritamente à ação realizada por anunciantes da área privada para a exposição de sua marca.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Um Exemplo disso são as Campanhas de Merchandising Social aplicadas pelo Governo para concientização da População

ID
200590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

O merchandising deve integrar a trama de forma que o espectador não perceba a presença do anunciante.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Se assim fosse, qual o propósito de alguém anunciar uma marca que não seria sequer percebida pelo público?
    O que deve ser evitado é o exagero. A marca deve ser notada, porém dentro de um contexto, como um fato corriqueiro na vida das personagens de um filme ou telenovela.
  • errada merchandising

    Essa é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.



    economia•marketing conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.


    marketing•publicidade citação ou aparição de determinada marca, produto ou serviço, sem as características explícitas de anúncio publicitário, em programa de televisão ou de rádio, espetáculo teatral ou cinematográfico etc.



ID
200593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

Emissoras de televisão, em geral, informam as marcas que realizaram ações correlacionadas nos créditos finais de seus programas.

Alternativas

ID
213427
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Termo que designa, em mídia, a veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de televisão ou rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc.

Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

Esta é a definição de

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é o conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e o escoamento de produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias.

    Existem dois tipos de merchandising:

    De sedução: Pretende criar um ambiente e exposição apelativo, favorecendo a compra
    De organização/gestão: Centra-se na rentabilidade do espaço do local de venda
     

  • Na realidade Mershandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no "ponto-de-venda" que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

    Pelas normas coerentes do Marketing essa questão deveria ser anulada, pois a resposta certa seria Product Management, porém algumas questões de Concurso Público adota como Mershandising também anúncios em mídias televisas, rádios entre outros.

  • Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

  • Rabaça e Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, p. 178:

     

    Merchandising - 1 Veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc. 2 Inserção de anúncios não declaradamente publicitários no contexto de uma apresentação artística, técnica ou jornalística.

  • Merchandising 1 Veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc. 2 Inserção de anúncios não declaradamente publicitários no contexto de uma apresentação artística, técnica ou jornalística.

    Spot é um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem.


ID
214597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Caso determinada organização, especializada em advocacy, queira promover atitudes favoráveis a uma causa, uma alternativa é o merchandising social em telenovelas, solução já testada em numerosos cases.

Alternativas
Comentários
  • Advocacy: o lobby do bem
     

    *Por Marcio Zeppelini

    Há lobbies que vêm para o bem. É comum ouvirmos essa frase escrita de modo diferente, mas o sentido é o mesmo. Assim são as ações de pessoas ou grupos, empresas ou organizações sociais que se engajam por uma causa. O objetivo é lutar para a resolução de um problema ou pela defesa dos direitos de uma entidade ou de um grupo.

    O termo advocacy, expressão inglesa que ainda não ganhou tradução literal para o português, se generalizou ao longo do tempo em função do acelerado crescimento do Terceiro Setor em todo o mundo. O lobby - ou o advocacy - é a utilização do poder e do status para se comunicar melhor e conquistar os objetivos pretendidos. Apesar de a palavra lobby ter sido usurpada por nossos malfadados governantes, o significado real dela é tão nobre quanto o objetivo do Terceiro Setor.

    Advocacy é, basicamente, um lobby realizado entre setores (ou personagens) influentes na sociedade. É na realização de processos de comunicação, reuniões entre os interessados e os pedidos entre essas influências que se dá o verdadeiro advocacy, que pode ter várias vertentes, como social, ambiental ou cultural.

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/acaosocial/article26c3.html?id.article=592

  • CERTA

    ADVOCACY é defender uma posição ou interesse particulares. É  argumentar a favor de um ponto de vista.

    MERCHANDISING SOCIAL - refere-se às questões de responsabilidade social da empresa, proteção ao meio ambiente, desigualdades de renda, saúde pública ou educação. Procura causar uma mudança em práticas sociais e atingir a sociedade ao invés do mercado. O interesse visado é o público.

    O merchandising social feito em telenover é uma boa alternativa, pois atinge um grande público e pode promover as mudanças sociais esperadas.

ID
257944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

São unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo. A primeira unidade foi inaugurada em janeiro de 2004 em Portugal. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países. Internet: (com adaptações). 

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

Alternativas
Comentários
  • Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo.

    O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou essa política em janeiro de 2004 com a instalação do EBT Portugal. De lá para cá, os EBTs conquistaram a confiança tanto dos mercados em que atuam quanto dos órgãos oficiais e das empresas brasileiras do setor. O planejamento das atividades dos EBTs é focado na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pelo turismo emissivo em cada país, dentre eles operadores e agentes de viagens, companhias aéreas, formadores de opinião e entidades de classe.

    O trabalho, alinhado à Agenda de Promoção Comercial da EMBRATUR, oferece ferramentas de apoio à equipe, tal como um sistema de inteligência comercial. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países.

    Em um total de 11, os EBTs atendem os seguintes mercados: Alemanha, América do Sul, Espanha, Estados Unidos (um na Costa Oeste, outro na Leste), França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Novos Mercados. O EBT América do Sul trabalha oito países da região e o México, a partir de Brasília-DF, por meio dos Comitês Descubra o Brasil. Esses comitês são estruturas organizacionais constituídas por transportadoras, operadoras, agências de viagens e representantes de mídia especializada que vendem o destino Brasil. Contam com o apoio das Embaixadas Brasileiras, por meio dos seus Setores de Promoção Comercial – SECOMs. Os países onde há Comitês Descubra o Brasil são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México.

    http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/promocao_comercializacao/ebts.html
  • Os EBTs são unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, em 11 países, definidos como mercados-alvos no Plano Aquarela.


ID
396601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

A marca tem, entre outras, a função de identificar o produto, assim como a de permitir a inferência de seus atributos e benefícios.

Alternativas

ID
396607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

Ações como citação, utilização ou consumo de produtos ou serviços em programas de televisão, de rádio ou em filmes são conhecidas como merchandising editorial ou tie-in.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil o termo Merchandising é comumente usado de maneira incorreta, quando deveria ser usada a denominação Merchandising Editorial, ou Tie In. Este se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. Quando falamos em propaganda na TV falamos de todo comercial que aparece nos intervalos, entre um programa e outro. Quando falamos em merchandising editorial, cujo nome usado em outros países é Tie-in, falamos das aparições sutis de um refrigerante no bar da novela, da sandália que a mocinha da história usa explicitamente, etc. Resumindo, é uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial, por encomenda. Possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é "digerida" pelo publico com muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos. Apesar do nome, essas ações não têm nenhuma relação com o verdadeiro merchandising.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Merchandising#Merchandising_editorial_-_Tie_In
  • Certo

    Os exemplos dado na questão condizem com o conceito amplo de merchandising editorial. Tie-in é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto-de-venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
  • O problema que enfrentamos (nós, concurseiros) aqui no Brasil é que em TODO programa de TV aparece no final "Merchandising : Empresa X".
    Isso faz com que as bancas já achem correto essa errônea utilização do termpo. Vide a Prova de Comunicação Social do Metrô SP de 2012, (FCC)


     

  • Merchandising é comumente usado de maneira incorreta, quando deveria ser usada a denominação Merchandising Editorial, ou Tie In. Este se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. Quando falamos em propaganda na TV falamos de todo comercial que aparece nos intervalos, entre um programa e outro


ID
396610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

Para a construção de marcas fortes, o fator qualidade é importante apenas nos momentos iniciais de inserção ou expansão dos produtos e(ou) serviços no mercado; posteriormente, a fidelização à marca ocorre de forma natural, independentemente da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O fator qualidade tem de estar presente em todos os momentos do ciclo de vida do produto.

ID
1551670
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de

Alternativas

ID
1810018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising, relações públicas, marketing direto e eventos são ferramentas do composto de comunicação que podem ser selecionadas no planejamento de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Dentro dos 4 P's do marketing, temos a promoção e para desenvolvê-la o profissional dispõe de uma gama de possibilidades denominada de composto de comunicação (ou mix de promoção, ou mix de comunicação de marketing). O qual inclui todas essas ferramentas que foram descritas na questão e outras.


    O marketing mix foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing[6] e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing[carece de fontes]. Os 4 Ps resultam da simplificação dos doze elementos constituintes do marketing mix identificados por Borden [3] [4] e congregam todas as variáveis do marketing mix em quatro "variáveis básicas"[7] : Produto (Product), Preço (Price), Praça (Place; ponto de venda/distribuição) e Promoção (Promotion).


    GAB CERTO

  • Segundo Margarida Kunsch, fazem parte da Comunicação Mercadológica (integrante do Composto da Comunicação), portanto podem ser selecionadas para o planejamento de comunicação:

    - Marketing

    - Propaganda

    - Promoção de vendas

    - Ferias e exposições

    - Merchandising

    - Venda Direta

    - Publicidade

  • A comunicação de marketing é o modo pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos durante o planejamento de comunicação para estabelecer contato, interação e/ou relacionamento com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.

    Propaganda é qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

    Publicidade é um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante. Tem relação direta com os termos slogan, target, teaser, budget e recall.

    Promoção de vendas é a união de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.

    Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    Relações Públicas é a variedade de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse.

    Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.

    Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
1810021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Uma das principais características do marketing direto é o distanciamento nas relações entre vendedor e comprador.

Alternativas
Comentários
  • Marketing direto é um sistema, também interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. (Marketing de Serviços – Conceitos e Estratégias, Marcos Cobra/Flávio Zwarg – 1986).

    Entre os principais meios utilizados para a construção de um marketing direto com qualidade, estão a inteligência de banco de dados, impressão, criação de URLs personalizadas e acompanhamento e análise de retorno de investimento em marketing, como também aplicações de tecnologias como realidade aumentada, QR Codes variáveis e personalizados, geotagging e desenvolvimento de mapas variáveis ponto a ponto.


    Os principais objectivos do marketing direto são:

    Pesquisa mercado;Identificação de clientes potenciais;Conquistar novos clientes;Fidelização de clientes;Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido;Rentabilização da Força de VendasObtenção de resultados mensuráveis;Maximização do lucro.

    gab ERRADO


  • Aproximação e não distânciamento.

    Gab: E

  • GABARITO: ERRADO

    Quem nunca foi convidado a fazer parte desse tipo de empresa? Basta lembrar da  Natura, Mary Kay, Hinode... elas todas usam o marketing direto aproximando as relações entre vendedor e comprador.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • errada

    É exatamente o contrário!

  • O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos para estabelecer a comunicação com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.

    Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Uma das principais características do marketing direto é a aproximação, não o distanciamento, nas relações entre vendedor e comprador.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
1810024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Merchandising é a estratégia promocional utilizada após o lançamento do produto no mercado.

Alternativas
Comentários
  •  "merchandising é Planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a preparação da mercadoria para torná-la adequada às necessidades do consumidor".

  • Não necessariamente APÓS. Gab E

  • errada

    O merchandising preocupa-se em ter “o produto certo, no lugar certo, em tempo certo e quantidade certa”, através de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, em períodos, e com preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.

  • Merchandising é um elemento do Mix de Comunicação de Marketing, conjunto de atividades e meios escolhidos para estabelecer a comunicação com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Propaganda, publicidade, relações públicas, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento também fazem parte desse mix.

    Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    Também podemos associar o termo a outras três situações:

    - participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    - aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    - de cunho social, no qual são utilizados os personagens de produções artísticas para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.

    O merchandising também pode ser utilizado antes do lançamento, em formato de teaser (entrega de folhetos em plantão de venda de imóvel com informações do tipo “Vem ai", por exemplo), e durante o lançamento do produto no mercado.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2157937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a marketing e seus conceitos.


Para se realizar um trabalho eficiente na área de marketing, é necessário compreender as necessidades, os desejos e as demandas dos clientes.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! 

    Para que o trabalho de marketing seja eficiente, é necessário compreender as necessidades, os desejos e as demandas dos clientes


ID
2285287
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ferramenta de comunicação de marketing que tem como objetivo colocar a mercadoria certa, na quantidade certa, no momento certo, no lugar certo, pelo preço certo, com apresentação certa, é:

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

     

    A grande importância do merchandising está no fato dele ser a soma de ações promocionais e materiais de ponto de venda que controla o último estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.

     

    No Brasil tem-se (erroneamente) chamado de "merchandising" quando uma marca, logo, ou produto aparece em uma ou mais cenas, inserida no contexto, geralmente em segundo plano ou mesmo sendo parte de diálogo, manuseio, vestimenta, ou qualquer forma que permita ser inserida em um filme ou fotografia sem ser o carro chefe do produto, tendo para isso um custo e também uma forma de compensação. O termo correto usado nos Estados Unidos é "Product Placement".

  • Propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising e relações públicas são algumas ferramentas do composto de comunicação que podem ser selecionadas no planejamento de comunicação.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa, descrita no enunciado da questão:

    A) Errado. Propaganda é qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

    B) Errado. Publicidade é um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante. Tem relação direta com os termos slogan, target, teaser, budget e recall.

    C) Errado. Promoção de vendas é a união de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.

    D) Certo. Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    E) Errado. Relações Públicas é a variedade de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do professor: Letra D.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2384830
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Mix é o conjunto singular de decisões de cada empresa a respeito de 4Ps (parâmetros) básicos. O mix de marketing utilizado em serviços é ampliado, conhecido como 8Ps. Além dos quatro tradicionais, utilizam-se de mais quatro: Pessoas (People), Processos(Process), Percepção - Evidências Físicas (Physical Evidence) e Produtividade. Leia abaixo, identifique os parâmetros básicos, tradicionais (4Ps) mencionados, e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • 4P'S:

    Preço

    Produto

    Praça

    Promoção

  • A questão cobrou conhecimentos sobre os 4 "P" do marketing e pediu o item incorreto.

    De acordo com Kotler, a classificação dos 4 Ps Mix de marketing foi feita por McCarthy e é dada da seguinte forma:

    1. PRODUTO: tem relação como o tamanho, a embalagem, a qualidade, marca, variedade design e etc.
    2. PREÇO: preço de tabela, descontos, prazos e condições.
    3. PROMOÇÃO: relaciona-se às vendas, ao marketing direto e as relações públicas.
    4. PRAÇA: refere-se aos locais, ao transporte, aos canais e estoques.

    O autor complementa o seu material com uma atualização que refere-se ao marketing holístico, no qual considera a evolução do tema e propõe novos 4 componentes. São eles: pessoas, processos, programa e performance. Kotler (2019, p. 28) considera esses os 4 novos Ps da Administração Moderna de Marketing.

    A questão pediu para marcarmos o item que não tem relação com os 4Ps, logo, o gabarito é letra "d": parcialidade.

    Fonte: KOTLER, Philip; KELLER, Lane; Administração de Marketing. 15. ed. Pearson, 2019

    GABARITO: LETRA D


ID
2492710
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sampaio (2013) apresenta algumas técnicas de comunicação que vão além da propaganda. A distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer os consumidores terem contato com seus produtos ou serviços são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Em bom português, sampling significa distribuir amostra grátis.

    Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto (“grátis” e “novo” são palavras muito poderosas no marketing). Mas é possível distribuir amostras gratuitas até de itens que já estão bem estabelecidos no mercado.

    O mais importante, qualquer que seja o produto distribuído, é que as amostras estabelecem duas relações muito relevantes com seus potenciais clientes: eles prestam mais atenção à sua marca (e ajudam na  dela) e associam-na a generosidade e confiança.

    O sampling pode ser feito de várias maneiras. É possível:

    Algumas dessas alternativas são bem mais eficazes do que outras, principalmente caso o seu objetivo seja escalar os negócios.

    fonte:

  • Em mercados competitivos, a simples presença de um produto na gôndola ou a veiculação de anúncios na mídia geralmente não são suficientes para influenciar a compra pelo consumidor. Em alguns casos, como na venda de produtos alimentícios, a atitude proativa da marca é o diferencial que proporciona a clientes em potencial experimentar a mercadoria no momento adequado e, consequentemente, concretizar a aquisição.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção associada à descrição do enunciado:

    A) Certo. Sampling diz respeito à experimentação do produto no local, como na degustação de alimentos ou bebidas, ou na distribuição de amostras grátis para testes futuros, como no caso de xampu. O objetivo é conquistar o cliente por meio das características do produto, como sabor e aroma, em uma situação amistosa, como em um passeio no shopping center.

    B) Errado. Incentivo é uma maneira proativa de estimular a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Diferente do sampling, que trabalha mais a questão da experimentação, o incentivo foca em conceder benefícios e vantagens para concretizar a negociação no momento ou para aumentar o consumo. “Pague 2 e leve 3" e “Acesse gratuitamente por 30 dias" são exemplos dessa prática. Outra definição de incentivo é o conjunto de estímulos dado aos colaboradores pela organização para aumentar seu engajamento, melhorar sua produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais amistoso.

    C) Errado. Cuponagem é a distribuição de cupons de desconto, ou de outros benefícios, como a oferta de brindes, para estimular a primeira compra ou aquisições futuras. Podemos citar, como amostra, a promoção “Na compra de 2 ingressos para o cinema, o combo pipoca + refrigerante tem 50% de desconto".

    D) Errado. Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    E) Errado. Endocomunicação é o conjunto de atividades realizadas por uma organização para se comunicar apropriadamente com seu público interno e mantê-los informados e, em muitos casos, envolvidos, em suas ações e objetivos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2574232
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“O marketing usado no esporte é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas organizações para alavancar suas marcas e criar oportunidades em novos mercados, além de consolidar a fidelidade dos clientes existentes”.

(MORGAN e SUMMER, 2008: 288)


Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Marketing do Esporte
    De maneira simplificada, o Marketing do Esporte é qualquer ação voltada para a promoção das atividades/modalidades esportivas, ou seja, são ações de Marketing voltadas para o Esporte. O Marketing do Esporte está aliado ao marketing de uma instituição esportiva, uma federação, um clube, uma modalidade de esporte.
    Por exemplo: quando se está promovendo um campeonato, seja através da mídia televisiva, banners, cartazes, enfim, existem várias estratégias para isso, nesse caso estamos utilizando do Marketing do Esporte, pois o que se pretende promover é o campeonato e a modalidade esportiva. Ou seja, a pretenção é promover o esporte.

    Marketing no Esporte
    Nesse segundo caso, o Marketing é utilizado através do esporte no sentido de promover uma marca, um patrocinador, empresas organizadoras do evento, entre outras, e não a modalidade esportiva em si. Ou seja, empresas, marcas, utilizam do esporte para se promoverem.
    De forma exemplificada, tomamos o Banco do Brasil que investe na seleção de Vôlei Brasileiro. Ele utiliza de estratégias para se promover através da modalidade esportiva, através do patrocínio. Dessa forma a sua marca vai estampada em vários produtos da seleção, por exemplo.

    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/marketing-do-esporte-x-marketing-no-esporte/55148

  • O marketing pode ser utilizado como ferramenta para qualquer atividade humana, inclusive para o esporte, e por meio do planejamento, das técnicas e atividades, contribui para alavancar marcas, criar oportunidades em novos mercados e consolidar a fidelidade dos clientes.

    O marketing do esporte é uma especialização do marketing e tem como objeto central o esporte, encarado como produto, marca ou experiência. Nessa abordagem, os enfoques são incentivar a aquisição de acessórios esportivos (como chuteiras, raquetes, pranchas, etc.), estimular a participação em eventos esportivos (presencialmente em estádios ou por meio de transmissões televisionadas e pela internet) e garantir que o torcedor continue fiel ao seu time (por meio de clubes e programas de fidelidade), entre outras.

    Com base nessa explicação, vamos identificar qual alternativa está ERRADA.

    A) ERRADO.  O marketing do esporte e o marketing usado no esporte NÃO podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.

    B) CERTO

    C) CERTO

    D) CERTO

    E) CERTO

    Gabarito do professor : Letra A.

     

    Fonte:

    - Melo Neto, Francisco Paulo de. Marketing esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller. 2020.

ID
2696989
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Entre as várias estratégias adotadas dentro do planejamento de marketing há o merchandising, que visa à

Alternativas
Comentários
  • O MERCHANDISING ´e o conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor

  • Diferença entre Merchandising e Product Placement:

     

    "No Brasil ainda há uma confusão a respeito desses termos, pois não há um consenso entre a mídia e a academia publicitária a respeito do tema.

    Merchandising é definido como qualquer técnica, ação ou material promocional direcionada ao ponto de venda (PDV) para posicionar produtos ou marcas e acelerar as vendas, ou seja, qualquer ação que se dá dentro do PDV para promover um produto. É muito utilizado, por exemplo, em supermercados, onde frequentemente vemos ações com gôndolas personalizadas, quiosques, aplicações pelos corredores e afins.

    Já o product placement, diz respeito às inserções de produtos ou marcas em programas de TV, filmes, séries, etc. O produto aparece “casualmente”, sem caracterizar um anúncio em cenas e interações. É quando, por exemplo, uma personagem da novela abre uma Coca-Cola ou aparece dirigindo um novo modelo de carro disponível no mercado."

     

    Fonte: https://2clicks.com.br/portal/2017/04/04/qual-a-diferenca-entre-merchandising-e-product-placement/  

  • O merchandising envolve a exposição/divulgação de produtos no ponto de venda. Corresponde aquelas gôndolas diferentes que encontramos no supermercado, por exemplo.

    Resposta: A

  • O termo merchandising é um componente básico do composto promocional, ao lado propaganda, publicidade, relações públicas e promoção de vendas. É definido por muitos autores como um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Alguns estudiosos também associam a palavra merchandising a três outras situações:

    - participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    - aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    - de cunho social, no qual são utilizados os personagens de produções artísticas para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.


    Vamos analisar as alternativas:


    A) CERTO


    B) ERRADO. A compra de espaço publicitário em jornais é feita segundo o plano de mídia aprovado pelo cliente. Não tem relação com o merchandising. 


    C) ERRADO. O nome para a discussão de ideias criativas que impulsionam a campanha é brainstorm. Não tem relação com o merchandising.


    D) ERRADO. A criação e adoção de estratégias de marketing voltadas exclusivamente para o público interno é chamada de endomarketing. Não tem relação com o merchandising.


    E) ERRADO. A veiculação de anúncios televisivos com duração de um minuto é feita segundo o plano de mídia aprovado pelo cliente. Não tem relação com o merchandising.


    RESPOSTA: A

    Fonte:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Cobra, Marcos Henrique Nogueira. Marketing, básico; uma perspectiva brasileira. Atlas. 1985.

    - Schiavo, Marcio Ruiz. As Telenovelas e a Construção da Cidadania. Intercom. 2002.
  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    O Merchandising consiste em técnicas utilizadas no próprio ponto de venda, com o objetivo de influenciar  os  consumidores  a  adquirirem  os  produtos.  Trata-se  de  expor  de  uma  forma diferenciada  o  produto  no  ponto  de  venda,  com  o  objetivo  de  diferenciar  o  produto  dos concorrentes.  Por  exemplo:  degustações,  espaços  em  destaque  no  mercado,  empilhamento diferenciado dos produtos, etc. 


ID
2743822
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o pq de ser essa e não as outras opções?

  • Somente o Marketing Cultural dentre as alternativas pode ser usado tanto para o ambiente interno como externo, como a comunicação institucional. As outras alternativas são relacionadas ao ambiente externo.

  • O MARKETING CULTURAL é uma vertente do Marketing Institucional das empresas, ou seja: tem a ver com a sua marca, sua identidade e os valores subjetivos associados ao seu nome. 


    https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/293EF3CF0436470C832574A30069F7A3/$File/NT00038BFA.pdf

  •  “Por que as empresas fazem marketing cultural?”

    “Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado:

    1) necessidade de diferenciação das marcas;

    2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público;

    e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

    Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

    Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.

    RESPOSTA LETRA E.

  • A comunicação institucional tem como objetivo divulgar informações relacionadas à essência e à identidade de uma organização, como missão, visão, valores e objetivos. O propósito dessa divulgação é criar e manter uma imagem positiva e favorável em seus públicos estratégicos. Ao lado da comunicação interna, administrativa e mercadológica, compõe a comunicação empresarial integrada.

    O marketing cultural é um conjunto de ações de marketing com o objetivo de criar nos clientes uma percepção favorável da marca, o que contribui para a fidelização destes. Envolve apoio e patrocínios a eventos ou a causas relacionadas à cultura.

    É muito comum utilizar ações de marketing cultural em atividades de comunicação institucional.

    A) ERRADO. O enfoque do marketing direto é a venda. Este facilita a aquisição de produtos ou serviços por disponibiliza-los no local onde o cliente está.

    B) ERRADO. O objetivo da promoção de vendas é estimular a venda, aumentando o consumo de produtos ou serviços ou tornando imediato o consumo futuro.

    C) ERRADO. A propaganda comercial visa estimular a venda de produtos e serviços.

    D) ERRADO. O merchandising consiste na disposição estratégica de produtos no ponto de venda visando facilitar a visualização, aumentar a aquisição e contribuir para a fixação da marca na mente dos consumidores.

    E) CERTO

    Gabarito do professor: Letra E.

    Fonte:

    - Pinho, J. B. Comunicação Em Marketing. Papirus Editora. 2001.
  • A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange O MARKETING CULTURAL.

    "Marketing cultural" é o conjunto de ações de marketing em que se utiliza a Cultura para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca


ID
2822014
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre Merchandising, considere:


I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.

II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas para empresas que queiram veicular seus produtos.

III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social, como adoção, vacinação ou doações.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • TODAS ESTÃO CORRETAS. (LETRA D)

    I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.

    II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas para empresas que queiram veicular seus produtos.

    III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social, como adoção, vacinação ou doações.

  • antes de lancar?

  • O termo merchandising é um componente básico do composto promocional, ao lado propaganda, publicidade, relações públicas e promoção de vendas. É definido por muitos autores como um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Vamos analisar os itens da questão para chegarmos à alternativa correta:

    I. CERTO. Essa é a definição utilizada por Armando Sant´Anna. Envolve participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    II. CERTO. Alguns autores associam o termo à aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    III. CERTO. Esse tipo de merchandising utiliza os personagens das produções culturais para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.

    A alternativa D apresenta como corretos os itens I, II e III.

     
    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Cobra, Marcos Henrique Nogueira. Marketing, básico; uma perspectiva brasileira. Atlas. 1985.

    - Schiavo, Marcio Ruiz. As Telenovelas e a Construção da Cidadania. Intercom. 2002.

ID
2837539
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise do comportamento do consumidor é uma das fontes para melhor definir um processo de segmentação de mercado. Acerca do comportamento do consumidor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    O aspecto comportamental diz respeito ao modo de comprar produtos ou contratar serviços pelos indivíduos. É percebido na ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto e lealdade à marca.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A frequência nas compras é definida por ocasiões normais ou especiais.

    B) Certo. Entre os motivos de compra, estão: necessidade real, status e realização pessoal.

    C) Errado. As compras por impulso não geram lealdade e fidelização. O que gera esses benefícios é a oferta de produtos com valor superior, que satisfazem a expectativa do cliente e, em muitos, casos, produzem o encantamento.

    D) Errado. Os consumidores podem comprar produtos sem informação prévia, muitas vezes por impulso (com base em aspectos emocionais), por status (com base em aspectos sociais), por pressão do vendedor ou de terceiros.

    E) Errado. O benefício psicológico buscado pelo consumidor está ligado aos aspectos intangíveis do produto, podendo ser diretos ou indiretos.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B. 
    Gabarito do professor: Alternativa B

    Bibliografia:

    - Cobra, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. Atlas, 1997.
  • Alternativa A. Errado. A frequência nas compras é definida por um conjunto de fatores, em especial, o padrão de consumo. O pão, por exemplo, tende a ter uma maior frequência de compras do que um carro, afinal, o padrão de consumo desses produtos é completamente diferente. O pão é consumido com recorrência por muitos indivíduos, enquanto a aquisição de um carro é um evento esporádico.

    Alternativa B. Certo. A alternativa apresenta alguns dos motivos de uma compra. 

    Alternativa C. Errado. As compras por impulso não geral lealdade e fidelização. Na verdade, esse tipo de compra costuma provocar efeitos psicológicos adversos, tais como: culpa e remorso. A lealdade e fidelização são construídas a partir da satisfação com um produto.

    Alternativa D. Errado. A alternativa apresenta uma regra geral. Em regra, a decisão de compra ocorre após o levantamento de informações prévias. Caso não houvesse uma alternativa disponível, poderíamos considerar essa alternativa como a alternativa apropriada. Ocorre que, apesar de essa ser a regra geral, existem exceções importantes, isto é, situações em que os consumidores realizam compras sem informação prévia (compras por impulso, por exemplo).

    Alternativa E. Errado. Um produto fornece benefícios psicológicos que vão além do desempenho racional do produto. Um carro da Mercedes, por exemplo, fornece um conjunto de benefícios psicológicos (status, realização pessoal, prestígio) que não possuem qualquer relação com o desempenho funcional do carro.

    Gabarito: B

  • Os clientes se comportam de várias maneiras, pois cada pessoa é um ser individual com seus próprios desejos, princípios, motivações, então alguém pode comprar algo para ter status, satisfazer somente uma vontade, por posse, entre outras. Cada consumidor tem suas preferências e conforme mencionei acima, suas motivações.


ID
2892961
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de campanhas de marketing, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR.

    https://support.google.com/google-ads/answer/2615875?hl=pt-BR

  • Gabarito do Professor

    Campanha de marketing é um conjunto de estratégias e táticas que visam atingir objetivos específicos de marketing de indivíduos ou organizações. Composta pelas fases de planejamento, implementação e avaliação, uma campanha de marketing precisa necessariamente definir alguns aspectos para ser considerada válida: público-alvo, propósito, tempo de duração, canais e recursos disponíveis (financeiro, humano e técnico).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO. As campanhas atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.  As ações no ambiente online, longe de substituir ações no meio impresso ou físico, servem para complementar e podem coexistir pacificamente e contribuir, de modo sinérgico, para o sucesso de uma campanha.

    B) ERRADO. NÃO é correto afirmar que uma campanha de marketing digital equivale à mala direta dos tempos atuais. A primeira, como o próprio nome diz, ocorre no ambiente digital enquanto que a segunda, no meio físico. Ambas podem ser usadas para atingir objetivos de uma campanha de marketing híbrida (offline e online).

    C) ERRADO. A mala direta é um tipo de ação de marketing tradicional, praticada há muitos anos, que se baseia no envio de anúncio, catálogo ou até mesmo de mercadoria para o endereço físico de consumidores cadastrados em uma empresa. O marketing digital é um conjunto de ações que busca promover uma marca, produto ou serviço na internet. Em uma campanha de marketing, é possível conjugar essas duas ações (offline e online) para aumentar as chances de sucesso. O público, portanto, pode ser impactado pelas duas ações, sem preferência pelo canal.

    D) ERRADO. A taxa de cliques (CTR ou Click Through Rate) é um indicador de desempenho no marketing digital que mostra a quantidade de cliques em um link após ser visualizado. Para determina-la, dividimos o número de cliques pelo número de impressões.

    E) ERRADO. Com a chegada de novos recursos e ferramentas que dinamizam a comunicação por meios digitais, a mala direta NÃO caiu no esquecimento. Isso acontece porque há retorno significativo desse tipo de ação, visto ser uma ferramenta que possibilita toques personalizados e tem chances de receber atenção diferenciada do público-alvo.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a A.

    RESPOSTA: A

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
2945554
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mix de marketing é tradicionalmente conhecido como os “quatro Ps”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Gab A - Persuasão.

    4 P's: Produto, praça (ponto de venda), preço e promoção (divulgação).

  • Gabarito do Professor:

    O composto de marketing, ou mix de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar o único elemento que não faz parte do mix de marketing:

    A) Certo. Persuasão não é um dos quatro P´s que integram o mix de marketing. É, no entanto, uma característica comum usada na comunicação de marketing para convencer o público a adquirir produto, contratar serviço ou a ter simpatia pela marca ou organização.

    B) Errado. Produto/Serviço é o que a organização produz (produto) ou realiza (serviço), visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    C) Errado. Ponto/Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    D) Errado. Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta um elemento do mix de marketing.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. A persuasão não faz partes do composto de marketing.

    Gabarito: A

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
2945557
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para acompanhar as mudanças de um mundo conectado, o conceito do mix de marketing evoluiu e deve ser redefinido como os “quatro Cs”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • 4 Cs - O composto do marketing, visto sob a ótica do cliente:

    do valor para o Cliente - cocriação (co-criation)

    do menor Custo - moeda (currency),

    da Conveniência - ativação comunitária (communal activation)

    da Comunicação - conversa (conversation)

  • De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos: os 4 C's – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO faz parte desses novos conceitos:

    A) Errado. Currency (moeda) faz parte dos 4 C's. A precificação está se transformando em algo dinâmico, em função da demanda do mercado, e individualiza os valores cobrados com base no histórico de compras, na proximidade das lojas físicas e em outros aspectos do perfil de cada cliente.

    B) Certo. Cooperation (cooperação) é uma abordagem teórica usada na co-criação de produtos, ao lado dos conceitos de inovação, liderança, flexibilidade e reciprocidade. Não faz parte dos 4 C's.

    C) Errado. Communal activation (ativação comunitária) faz parte dos 4 C's. Está ligada ao conceito de canal e à distribuição ponto a ponto a qual possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas, coordenadas por serviços online.

    D) Errado. Co-criation (cocriação) faz parte dos 4 C's. É a nova estratégia de desenvolvimento de produtos, a qual possibilita o envolvimento do cliente na concepção e customização do bem, o que melhora a taxa de sucesso nas vendas e entrega proposições de valor superior.

    E) Errado. Conversation (conversa) faz parte dos 4 C's. No passado, os consumidores sofriam influência das campanhas de marketing e de comentários de autoridades e especialistas. Hoje, os clientes recorrem aos amigos, à família e às comunidades nas mídias sociais em busca de conselhos e opiniões. Essa tendência estimulou o crescimento de sistemas de avaliação pública, como o TripAdvisor.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa que não faz parte dos 4 C's é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

  • De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os quatro elementos que formam o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção – não são os mais adequados para lidar com todas as mudanças causadas pela conectividade e a interação que há entre organização e consumidores. Por esse motivo, devem ser substituídos por quatro novos conceitos: os 4 C's – cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation).


ID
2945560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para aumentar a probabilidade de conquistar mais defensores da marca, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) propõem aos profissionais de marketing apostar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Netizens são os cidadãos da internet, do mundo virtual.

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os consumidores são impactados por três fatores antes de adquirirem um produto ou contratarem um serviço: comunicações de marketing em diferentes mídias (anúncios na televisão, na internet ou impressos e ações de relações públicas); opiniões de amigos, familiares e terceiros; e conhecimentos e experiências pessoais.

    Quando um indivíduo satisfaz suas necessidades ou seus desejos, dentro ou acima das suas expectativas, este tem grande chance de se tornar advogado da marca e passar a defender a bandeira da organização, fazendo comentários positivos nos ambientes online e offline, reagindo favoravelmente às suas atividades e influenciando pessoas inexperientes.

    Para aumentar a probabilidade de conquistar defensores da marca, os profissionais de marketing deveriam apostar nos JMN – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet). Esses três grandes segmentos são os mais influentes na era digital e representam, em termos de tamanho, uma parte bastante lucrativa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945569
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Existem indicadores que demonstram aspectos específicos relacionados à marca: share of Market, share of mind, share of heart e share of voice.

    Quando a disputa é pela lembrança da marca na mente dos consumidores, estamos falando de share of mind. Possuir a maior fatia desse índice significa que a marca atingiu o top of mind, ou seja, é a mais lembrada da categoria. Isso, em grande parte das vezes, é benéfico pois influencia no momento da escolha do produto ou serviço, sobrepondo a concorrência.

    Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), no entanto, a conquista do top of mind nem sempre é garantia de preferência na seleção da marca. Muitos profissionais de marketing investem grandes somas de dinheiro para que sua marca seja a mais lembrada, mas vacilam no momento de efetivação da venda; não fazem a intervenção necessária e permitem que o cliente selecione produtos ou serviços da concorrência.

    A consciência de marca é, de fato, importante em setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (ou seja, bens de consumo embalados, para os quais a consciência de marca sozinha às vezes basta para levar à compra). Porém, nos setores com alto envolvimento e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    Vamos analisar as alternativas:

    Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

    A) ERRADO. Em setores com baixo nível de informação e envolvimento (como o farmacêutico e de HPC), a consciência de marca, sozinha, não leva os consumidores, com maior frequência, à compra.

    B) CERTO. Nos setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (como o de bens de consumo embalados) são mais frequentes as compras influenciadas pela consciência da marca.

    C) ERRADO. Nos setores com alto envolvimento dos consumidores e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    D) ERRADO. Nos setores de seguros e finanças, a consciência de marca é apenas o primeiro passo para incentivar a contratação dos serviços.

    E) ERRADO. Nos setores com alta credibilidade e ciclo de compra médio, a consciência da marca serve apenas de início na conquista da preferência do cliente.

    Com base na explicação, podemos concluir que a alternativa B é a correta.

    RESPOSTA: B

     

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
3007534
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção correta sobre os estabelecimentos dos objetivos da propaganda, de acordo com Kotler (2015).

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. As relações públicas são a ferramenta de comunicação de marketing indicada para lidar com produtos maduros.

    B) ERRADO. Os objetivos da propaganda são aumentar as vendas, converter clientes em potencial em clientes, aumentar a exposição da marca, fidelizar clientes e fixar a marca na mente do consumidor. Os profissionais de comunicação, ao usarem a propaganda, vão muito além de somente informar e persuadir os consumidores.

    C) ERRADO. Determinar os objetivos da propaganda é a primeira etapa do processo de criação da propaganda, seguido por definição de objetivos, estudo do público-alvo, avaliação de produto e mercado, análise da Concorrência, análise de recursos e limitações, definição da mensagem, estabelecimento de métricas e mensuração de Resultados.

    D) ERRADO. Informar o mercado sobre um novo produto, sugerir novos usos para um produto. Informar o mercado sobre mudança de preço, explicar como o produto, descrever os serviços disponíveis, corrigir falsas impressões, reduzir os temores dos compradores, construir uma imagem da empresa, sugerir novos usos para um produto e corrigir falsas impressões são objetivos possíveis para a propaganda informativa.

    E) CERTO. Os anunciantes devem ser cautelosos ao utilizar a propaganda comparativa, pois pode causar problemas legais e éticos. Essa comparação, no entanto, é muito comum e, geralmente, sutil.

    Gabarito do professor: Letra E

    Fonte: - Kotler, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 14. ed. Futura, 1999. - Site do Neil Patel

ID
3179941
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação no mercado e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. Assim é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3194572
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A publicidade é uma técnica de comunicação que tem por objetivo fornecer informações, construir convicções e provocar ações para a venda de produtos ou serviços. Dentre os participantes e sua respectiva função no mercado publicitário, está

Alternativas
Comentários
  • O termo “Publicidade" deriva do latim publicus e designa a qualidade do que é público, comum, conhecido e vulgar. É um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que faz a associação certa entre os participantes e suas funções no mercado publicitário:

    A) Errado. A produtora não faz a mediação da relação entre agência e anunciante. A produtora é a responsável pela produção de materiais visuais, sonoros ou audiovisuais. A produtora pode fazer parte da agência, como um departamento, ou pode ser uma empresa terceira contratada pela agência para um trabalho específico.

    B) Certo. O anunciante, também chamado cliente, é a empresa ou entidade (Pessoa Jurídica) ou indivíduo (Pessoa Física) que utiliza a publicidade.

    C) Errado. Os veículos são os canais de divulgação visual, sonora ou audiovisual usados pela agência – como jornais, revistas, estações de rádio e TV, exibidores de cartazes e outras entidades – que após autorizados, veiculam a publicidade com base nos preços fixados em suas tabelas. Quem divide a responsabilidade com o anunciante sobre o resultado final da campanha é a agência.

    D) Errado. A produtora é a responsável pela produção de materiais visuais, sonoros ou audiovisuais. A produtora pode fazer parte da agência, como um departamento, ou pode ser uma empresa terceira contratada pela agência para um trabalho específico. A principal responsabilidade da agência não é produzir comerciais, mas atender ao anunciante/cliente a fim de satisfazer suas necessidades e seus desejos relacionados a serviços publicitários.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Normas-padrão da atividade publicitária – Conselho Executivo das Normas Padrão. Disponível em https://cenp.com.br/documento/normas-padrao-portugues. Acesso: Julho de 2021.

    - Código de Ética dos Profissionais de Propaganda – Associação de Profissionais de Propaganda (ABAP). Disponível em https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/codigo_de_etica_app_maio2014.pdf. Acesso: Julho de 2021.


ID
3194575
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A agência de publicidade aglutina profissionais especializados em diversas áreas para a prestação de serviço publicitário. Em sua estrutura encontram-se profissionais, como

Alternativas
Comentários
  • Agência de Publicidade, ou de propaganda, é pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço desse mesmo público.

    As agências são compostas por departamentos administrativos (comercial, financeiro e jurídico, por exemplo) e por setores que lidam diretamente com o cliente e sua demanda (atendimento, planejamento, pesquisa, criação, redação, mídia e produção).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Os profissionais de atendimento são responsáveis pelo relacionamento entre o anunciante e a agência. Esse departamento procura entender a necessidade do cliente e traduzir a ideia para a empresa em forma de briefing; também se encarrega de apresentar as peças para aprovação do anunciante. No âmbito interno, lida com prazos de entrega pelos outros departamentos envolvidos. O anunciante contrata a agência, não os profissionais desse departamento.

    B) Errado. O setor de criação, geralmente composto pelo diretor de criação, designer gráfico e redator, é responsável por todo o processo criativo, que envolve desde o desenvolvimento da ideia inicial e conceituação do produto até a apresentação da peça (anúncio, identidade da marca, logotipo, embalagem de produto são alguns exemplos). O redator e o diretor de criação elaboram os briefings de criação, sendo contratados pela agência.

    C) Errado.  O departamento de produção organiza o conteúdo elaborado pelo departamento de criação e atua como ponte entre a agência e empresas parceiras, como gráficas, produtoras de TV, empresas de mídia externa e mídia interativa. Também responde pelos prazos de execução e entrega dos materiais. É dividido em duas vertentes: produção gráfica e produção eletrônica. O produtor gráfico, responsável pela impressão das peças, é contratado pela agência.

    D) Certo. Os profissionais de mídia são encarregados de selecionar os canais mais adequados para divulgar uma campanha, peça ou anúncio, comprar os espaços nos veículos de comunicação, autorizarem as veiculações e se certificarem de que de o planejado será cumprido em todas as mídias. São contratados pela agência.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3194632
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o texto a seguir.


É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços.


O texto apresentado define

Alternativas
Comentários
  • Para Peter (2000, p. 4) o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.

  • MARKETING - É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços.

  • Necessidades, desejos e demandas; mercados-alvo, posicionamento e segmentação; ofertas e marcas; valor e satisfação; canais de marketing; cadeia de suprimento; concorrência; ambiente de marketing; identidade de marca; e planejamento de campanha são termos que todo profissional e/ou estudante de marketing precisa estar familiarizado para ser bem-sucedido na realização de suas atividades.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Errado. O posicionamento de mercado implica o ato de fazer o projeto da oferta e imagem da empresa de forma que ela ocupe uma posição competitiva significativa e distrital nas mentes dos clientes-alvos, o que pode contribuir para aumentar as chances de preferência e compra.


    B) Certo. Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Conforme apresentado no enunciado, envolve basicamente 4 P's: planejar e executar a concepção do Produto, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços nas praças.


    C) Errado. A identidade é algo que define a essência da organização e/ou da marca, que expõe seus atributos, objetivos, valores, comportamentos, formas de se comunicar e de simbolizar. Independentemente de seu propósito, tamanho ou tempo de existência, toda organização possui uma identidade.


    D) Errado. Planejamento de campanha é uma abordagem concreta das decisões mercadológicas e publicitárias, as quais são fruto da análise da posição atual da organização no mercado onde atua, seus recursos característicos e suas capacidades atuais.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa B é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa B.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica: Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

    - Kotler, Philip e BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma Abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


ID
3194647
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O ponto de venda é considerado o árbitro supremo da eficácia da comunicação, uma vez que este é o ambiente em que muitas decisões de escolhas de produtos e marcas são tomadas. Como são nomeadas as ações de comunicação desenvolvidas no ponto de venda?

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma palavra em inglês, sendo um conceito da área do marketing que indica uma técnica de planejamento e promoção de um produto, no local e tempo adequados.

    Tipos de Merchandising:

    Visual: técnica de usar fenômenos visuais para chamar a atenção para uma determinada mercadoria.Nestes casos, merchandising pode ser a decoração (através de cartazes), ou até mesmo a oferta de amostras do produto em questão.

    Eletrônico:  que utiliza recursos eletrônicos e da nova tecnologia para divulgar um determinado produto.

    Editorial: editorial é a exibição de produtos em filmes, seriados ou outros programas de televisão, estratégia que também pode ser conhecida como product placement

  • O marketing é um conjunto de estratégias que visa ajudar as empresas no alcance dos seus objetivos. Esse setor é responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos do negócio, que envolvem basicamente o mix de marketing (produto, preço, ponto e promoção).


    O ponto (ou praça) está relacionado à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção na qual são desenvolvidas ações de comunicação no ponto de venda:


    A) Errado. Mídia Out of Home é um conjunto de ferramentas de comunicação (como outdoor, pôsteres, backlight, frontlight, backbus ou busdoor, empenas, mídia de projeção, painéis digitais e painéis interativos) desenvolvido para impactar os consumidores fora de casa, durante o trajeto nas ruas, parques, avenidas e shoppings, por exemplo.


    B) Certo. Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.


    C) Errado. Painéis fixos são um tipo de mídia out of home que se encontra em um lugar único, geralmente por um período de tempo pré-determinado, e se destacam pelo tamanho, cores, fulgor e, em alguns casos, pelo movimento de peças em seu interior.


    D) Errado. Loja-conceito (ou flagship store) é um local de venda onde estão expostos produtos de apenas uma marca. Seu objetivo é criar um ambiente de aproximação entre vendedor e cliente por meio da oferta de experiências sensoriais e atendimento personalizados diferenciados.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa B é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa B.


    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
3209869
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto, estabelecer preços atraentes e torná-lo acessível aos clientes. O mix de comunicação de marketing é composto de cinco formas principais de comunicação.

Assinale a opção que apresenta essas formas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    A) Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.

    B) Anúncios em rádio, televisão, jornais, revistas e banners na Internet.

    A alternativa B fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    C) Cupons, concursos, prêmios, convites e promoções.

    A alternativa C fala sobre uma das formas que é a PROMOÇÃO DE VENDAS que são comunicações que tentam impulsionar as vendas em um determinado período seja com descontos, promoções ou outras coisas do tipo.

    D) Matérias em jornais, artigos em revistas, aparição em programas de rádio e TV e interação em mídias sociais.

    A alternativa D fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    E) Telemarketing, mala direta, e-mail marketing, mídias sociais e mensagens via SMS.

    A alternativa E fala sobre uma das formas que é o MARKETING DIRETO que é semelhante à publicidade, mas há uma analise e segmentação do público alvo da campanha.

    Ainda é uma forma de comunicação em massa, mas tem um alvo definido e além disso, é um canal de comunicação mensurável, então saberemos os resultados.

    PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA, SÓ ESTOU TENTANDO FIXAR O CONTEÚDO E CONSEQUENTEMENTE AJUDAR, PORTANTO SE HOUVER ERRO SÓ SINALIZAR!!


ID
3209884
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Propaganda é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Para desenvolver um programa, os gerentes de marketing devem sempre começar pela identificação do mercado alvo e dos motivos do comprador. Depois, podem tomar as principais decisões no desenvolvimento de uma campanha publicitária, conhecidas como os 5ms.

Relacione os 5ms às respectivas características.

1. Missão.
2. Moeda.
3. Mensagem.
4. Mídia.
5. Mensuração.
( ) Quais são os objetivos da propaganda?
( ) Quanto gastar?
( ) Que mensagem deve ser transmitida.
( ) Que meios devem ser utilizados?
( ) Como serão avaliados os resultados?

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Para de procurar chifre em cabeça de cavalo.

  • Ao desenvolver um plano de propaganda o profissional de marketing deve identificar seu público alvo e os motivos que levam os consumidores à compra. Após isso, o profissional de marketing deve tomar cinco principais decisões, conhecidas como “os 5 Ms”23:

    Missão: quais são os objetivos da propaganda?

    Moeda: quanto gastar e como distribuir os gastos entre os vários tipos de mídia?

    Mensagem: que mensagem deve ser transmitida?

    Mídia: que meios devem ser utilizados?

    Mensuração: como serão avaliados os resultados?


ID
3226030
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Venda pessoal, merchandising e promoção de vendas fazem parte de que tipo de comunicação de uma empresa?

Alternativas
Comentários
  • Propaganda, Publicidade, Promoção de vendas, Eventos, Merchandising, Marketing direto, Venda pessoal e Relações Públicas fazem parte da comunicação mercadológica.

    A Venda Pessoal possibilita interação mais próxima do cliente (face-a-face e telemarketing, por exemplo), a individualização da mensagem, o intercâmbio de informações, demonstração de produtos, feedback instantâneo, com foco no atendimento.

    Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Promoção de vendas é a somatória de atividades que dá suporte à propaganda e às vendas, a fim de torna-las efetivas. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores. São ações de curta duração que visam estimular a experimentação e/ou a compra de um bem ou serviço.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A comunicação interna tem como objetivo garantir a coesão de interesses e de valores entre a organização e os colaboradores. Na busca por diálogo e troca de mensagens, esse departamento pode realizar a gestão e planejamento de veículos de comunicação interna, gestão e planejamento de eventos, desenvolvimento de pesquisas e gerenciamento de crises entre a empresa, o público interno e a ouvidoria.

    B) Certo. A comunicação mercadológica é parte integrante da comunicação integrada junto com as comunicações institucional, interna e administrativa. Realizada por profissionais de propaganda, publicidade e marketing, tem como objetivos a divulgação de produtos/serviços de uma organização visando às vendas/contratações, à manutenção do bom relacionamento com os consumidores, revendedores e distribuidores, e ao fortalecimento da marca.

    C) Errado. Comunicação Visual é toda forma de transmitir uma mensagem utilizando elementos visuais, tais como ícones, símbolos, fotografias, desenhos, gráficos e vídeos. Está relacionada ao uso das cores e formas, e dos padrões e estilo gráfico estabelecidos na identidade visual.

    D) Errado. Não encontrei uma definição confiável em minhas referências bibliográficas para “Comunicação de marketing multifacetado". O adjetivo multifacetado transmite a ideia de algo complexo, múltiplo e variado. Podemos deduzir, portanto, que esse tipo de comunicação de marketing é abrangente e trabalha com diversas atividades. Mas pela falta de associação com as ferramentas mencionadas no enunciado, não consideraremos essa opção como certa.

    E) Errado. A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa atingir colaboradores, formadores de opinião, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.


ID
3226033
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O merchandising é uma atividade multifacetada que consegue dar soluções ao marketing de diferentes empresas. Em relação ao merchandising, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é uma palavra em inglês, sendo um conceito da área do marketing que indica uma técnica de planejamento e promoção de um produto, no local e tempo adequados.

    Tipos de Merchandising:

    Visual:técnica de usar fenômenos visuais para chamar a atenção para uma determinada mercadoria.Nestes casos, merchandising pode ser a decoração (através de cartazes), ou até mesmo a oferta de amostras do produto em questão.

    Eletrônico:  que utiliza recursos eletrônicos e da nova tecnologia para divulgar um determinado produto.

    Editorial: editorial é a exibição de produtos em filmes, seriados ou outros programas de televisão, estratégia que também pode ser conhecida como product placement

  • O termo merchandising é um componente básico do composto promocional, uma ferramenta de comunicação mercadológica, ao lado de propaganda, relações públicas, eventos, marketing direto e promoção de vendas. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Também podemos associar o termo a outras três situações:

    - participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    - aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    - de cunho social, no qual são utilizados os personagens de produções artísticas para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. O merchandising garante maior proximidade com o público e consegue interagir mais diretamente com o consumidor. Pode ser definido como um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade.

    B) Errado. O merchandising é uma eficiente ferramenta de comunicação mercadológica.

    C) Errado.  As empresas preocupadas com a comunicação mercadológica utilizam merchandising, que é uma estratégia de marketing.

    D) Errado.  O merchandising tem importância significativa dentro das estratégias de marketing de uma organização, pois é o último esforço da marca em impactar o consumidor e convence-lo a adquirir o produto. Por isso, não é um plano de menor significação.

    E) Errado.  Como função de negócio, o merchandising pode ser classificado como eficaz para a valorização do produto, pois coloca em evidência a mercadoria e atrai a atenção do consumidor.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Cobra, Marcos Henrique Nogueira. Marketing, básico; uma perspectiva brasileira. Atlas. 1985.

    - Schiavo, Marcio Ruiz. As Telenovelas e a Construção da Cidadania. Intercom. 2002.

ID
3269791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um determinado negócio, grande parte das mercadorias está exposta aos clientes, mas é necessário consultar os vendedores para se saber a respeito de outras opções, compatibilidade entre produtos, preços, garantias e formas de pagamento.

De acordo com o nível de serviço, esse tipo de varejista é classificado como

Alternativas
Comentários
  • AUTO SERVIÇO NÃO PRECISA DE VENDEDOR

    SERVIÇO ESPECIALIZADO O VENDEDOR MOSTRA TUDO (EXEMPLO)

    SELEÇÃO (RESTRITO)

    SERVIÇO COMPLETO COMO O PROPRIO NOME DIZ, VAI DESDE AJEITAR UMA PEÇA DE UM CARO ATÉ LIMPAR ELE COMPLETO (EXEMPLO)

    SERVIÇO LIMITADO É SÒ UMA PARTE FEITA A OUTRA VAI DEPENDER DE OUTRO FATOR

    GAB. LETRA C

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    De acordo com Kotler e Keller (2012), os varejistas oferecem quatro níveis de serviço para atender às necessidades de seus consumidores: autosserviço, autoatendimento, serviço limitado e serviço completo.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção correta:

    A) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “seleção".

    B) Errado.  O autosserviço possibilita aos consumidores localizar, comparar e escolher seu produto por conta própria, sem a ajuda do vendedor.

    C) Certo. O serviço limitado, como exposto no enunciado, dá certa liberdade ao cliente para localizar e escolher as mercadorias expostas, mas oferece a consultoria de vendedores para obter mais informações sobre o produto em questão ou outras opções.

    D) Errado. No serviço completo, os vendedores dão suporte na busca, comparação e seleção de produtos mais específicos, oferecendo atendimento personalizado.

    E) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “serviço especializado". Há, no entanto, lojas especializadas que comercializam poucas linhas de produto com grande variedade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Lilian Almeida

    De acordo com Parente (2000:394), varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor.

    O formato do varejo se dá em varejo com loja e varejo sem loja.

    Os tipos de serviço no varejo são modalidades que classificam o varejo em quatro categorias que são:

    • auto-seleção;
    • auto-serviço;
    • completo;
    • limitado.

    Parente J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. 394

    ===

    A - seleção 

    • INCORRETA.

    • O nível de serviço seleção conhecido como varejo de seleção, é o nível em que os consumidores antes de finalizarem suas compras pedem auxílio a um vendedor na compra de algum produto.

    • No processo de seleção, os clientes selecionam seus próprios produtos e no final, pedem auxilio para um vendedor.

    ===

    B - auto-serviço 

    • INCORRETA.

    • Neste modelo de negócio os produtos estão ao alcance do cliente, ou seja, não há equipe de vendas para atendimento ao consumidor.

    • No varejo de autosserviço, o consumidor realiza as suas próprias compras e o pagamento dos produtos adquiridos.

    • Essa modalidade é adotada por varejistas que tem entre outros objetivos diminuir os custos e aumentar a eficiência de suas lojas.

    ===

    C - serviço limitado 

    • CORRETA.

    • Nesta modalidade de varejo, os lojistas disponibilizam mais vendedores para atender e dar assistência ao cliente, pois tratam-se de produtos de compra comparada, ou seja, são produtos que demandam uma reflexão do consumidor por terem um custo maior e uma série de características a serem analisadas: qualidade, preço, modelo, cor, estilo, etc.

    • Além de disto, os lojistas oferecem outros tipos de serviços como crediários e devoluções de mercadorias.

    ===

    D - serviço completo 

    • INCORRETA.

    • alternativa está incorreta. O varejista de serviço completo refere-se as lojas que possuem uma equipe de vendas preparada para orientar o consumidor em todos os processos de compra, desde onde localizar o produto, comparar as características do produto e escolha do produto.

    • É classificado como varejo de serviço completo, pois a equipe da suporte em toda as fases de compra, desde a escolha à aquisição do produto.

    ===

    E - serviço especializado 

    • INCORRETA.

    • alternativa está incorreta. de acordo com os estudos dos níveis de varejo, defendidos por Parente (2000: 394) os 

    • Os tipos de serviço no varejo são modalidades que classificam o varejo em quatro categorias que são: auto-seleção; auto-serviço; completo; limitado.

    • Referência Bibliográfica.
    • Parente J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. 

  • Varejo é composto por atividades de venda direta de produtos ou serviços ao consumidor final, para uso não comercial e pessoal. Organizações comerciais cujo volume de vendas tem o varejo como principal origem são chamadas de varejistas, independentemente de como ou onde é realizada a transação.

    Basicamente, existem três tipos de varejistas: lojas de varejo, varejo sem loja e organizações de varejo. As lojas de varejo podem ser representadas por supermercados, farmácias, conveniências e lojas de departamentos. Venda direta, serviços de compra, marketing direto e máquinas de venda automática são categorias de varejo sem loja. As franquias são exemplos de organizações de varejo.

    De acordo com Kotler e Keller (2012), os varejistas oferecem quatro níveis de serviço para atender às necessidades de seus consumidores: autosserviço, autoatendimento, serviço limitado e serviço completo.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção correta:

    A) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “seleção".

    B) Errado.  O autosserviço possibilita aos consumidores localizar, comparar e escolher seu produto por conta própria, sem a ajuda do vendedor.

    C) Certo. O serviço limitado, como exposto no enunciado, dá certa liberdade ao cliente para localizar e escolher as mercadorias expostas, mas oferece a consultoria de vendedores para obter mais informações sobre o produto em questão ou outras opções.

    D) Errado. No serviço completo, os vendedores dão suporte na busca, comparação e seleção de produtos mais específicos, oferecendo atendimento personalizado.

    E) Errado. Não existe um nível de serviço categorizado como “serviço especializado". Há, no entanto, lojas especializadas que comercializam poucas linhas de produto com grande variedade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip and Keller, Kevin L. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3271000
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As atividades logísticas são consideradas vitais para o desempenho da empresa e sua posição competitiva no mercado.

Em relação aos diferentes elementos da logística, considere as afirmações abaixo:

I - A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas.
II - O fluxo de materiais inclui a distribuição física, o apoio à manufatura e o suprimento.
III - As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição.
IV - A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e independência dos departamentos da empresa que desempenham as funções logísticas.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas.

    CONCEITO CORRETO

    II - O fluxo de materiais inclui a distribuição física, o apoio à manufatura e o suprimento.

    EXATAMENTE

    III - As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição.

    EXATAMENTE

    IV - A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e independência dos departamentos da empresa que desempenham as funções logísticas.

    ERRADO, HÁ DEPENDÊNCIA DOS OUTROS DEPARTAMENTOS

  • A logística de marketing é um conjunto de atividades intimamente ligadas à entrega do produto certo para o consumidor certo no local e momento adequados. Também chamada de distribuição física, envolve o planejamento, a implantação e o controle do fluxo físico de produtos, serviços e informações afins, da origem até o consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes e obter lucro. É composta basicamente pela logística dirigida para fora da fábrica, logística dirigida para dentro da fábrica e a logística reversa.

    Vamos analisar as assertivas:

    I – Certo. A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas. Essa estratégia dá ênfase ao trabalho em equipe entre indivíduos, departamentos e organizações que fazem parte dos processos logístico interno e de distribuição externa.

    II – Certo. O fluxo de materiais inclui a distribuição física (responsável pela movimentação das mercadorias para entrega aos clientes), o apoio à manufatura (responsável pelo gerenciamento de estoque durante as fases de produção) e o suprimento (responsável pelo gerenciamento da entrada de materiais, de peças e de produtos acabados dos fornecedores para fábrica, e pelas operações de separação e montagem).

    III – Certo. As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição e o gerenciamento de informações logísticas. A efetividade da logística impacta significativamente a satisfação do cliente e os custos da organização.

    IV – Errado. A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e dependência dos departamentos da empresa (que afetam o desempenho logístico interno) e de outras organizações (que impactam os sistemas de recepção das matérias primas e de distribuição externo) que, juntos, desempenham as funções logísticas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E (assertivas I, II e III).

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Bowersox, Donald J; Closs, David J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.
  • A logística de marketing é um conjunto de atividades intimamente ligadas à entrega do produto certo para o consumidor certo no local e momento adequados. Também chamada de distribuição física, envolve o planejamento, a implantação e o controle do fluxo físico de produtos, serviços e informações afins, da origem até o consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes e obter lucro. É composta basicamente pela logística dirigida para fora da fábrica, logística dirigida para dentro da fábrica e a logística reversa.

    Vamos analisar as assertivas:

    I – Certo. A logística integrada é um conceito que abarca os fluxos de materiais e de informação da origem dos produtos ao destinatário final, a localização geográfica e o cálculo de capacidade de instalações logísticas. Essa estratégia dá ênfase ao trabalho em equipe entre indivíduos, departamentos e organizações que fazem parte dos processos logístico interno e de distribuição externa.

    II – Certo. O fluxo de materiais inclui a distribuição física (responsável pela movimentação das mercadorias para entrega aos clientes), o apoio à manufatura (responsável pelo gerenciamento de estoque durante as fases de produção) e o suprimento (responsável pelo gerenciamento da entrada de materiais, de peças e de produtos acabados dos fornecedores para fábrica, e pelas operações de separação e montagem).

    III – Certo. As atividades de distribuição física incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem, manuseio e transporte no canal de distribuição e o gerenciamento de informações logísticas. A efetividade da logística impacta significativamente a satisfação do cliente e os custos da organização.

    IV – Errado. A eficiência da logística depende do alto grau de especialização e dependência dos departamentos da empresa (que afetam o desempenho logístico interno) e de outras organizações (que impactam os sistemas de recepção das matérias primas e de distribuição externo) que, juntos, desempenham as funções logísticas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a E (assertivas I, II e III).

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

    - Bowersox, Donald J; Closs, David J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.


ID
3271045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A administração do composto de marketing implica um conjunto de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos

Alternativas
Comentários
  • 4 P's

    Alternativa A

  • Ele busca o P de Praça, que seria a alternativa A, visto que cita os outros 3 P's (Produto, Preço e Promoção) no enunciado.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. 

    O enunciado já apresentou o produto (“gerencia do produto”), o preço (“definição e o monitoramento do preço”), a promoção (“aplicação das ferramentas de comunicação”), falta, portanto, a praça.

    Praça corresponde ao conjunto de atividades voltadas a tornar o produto disponível e acessível para o consumidor onde e quando ele desejar. Dentro desse elemento são analisados os seguintes aspectos:

     Canais de distribuição – intermediários utilizados para a comercialização dos produtos.

     Relacionamento com os canais – formas utilizadas para estimular a venda e minimizar os conflitos de interesse com os canais de distribuição. Preocupa-se com indicadores como volume de vendas e margem de lucro do produto.

     Logística de mercado – administração de estoques, transporte e armazenagem dos produtos. Coordenação das atividades com fornecedores, comprados e outros participantes do canal de distribuição.

    Gabarito: A

  • A administração do mix de marketing, ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s - a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos canais de distribuição) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Canais de distribuição é o elemento que falta no enunciado para completar o composto de marketing. Está relacionado à Praça/ponto: localização da organização, aos mercados de atuação, ao transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    B) Errado. Mecanismos de promoção não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    C) Errado. Métodos de vendas não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição. As vendas têm íntima relação com o marketing (que, resumidamente, é o modo como o produto chama a atenção do cliente) e com os canais de distribuição (que, resumidamente, é o modo como o produto vai ser disponibilizado ao cliente), mas não fazem parte do composto do marketing.

    D) Errado. Sistemas de pagamento não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “monitoramento do preço" – conjunto de políticas e estratégias para a formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Veículos de divulgação não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • A administração do composto de marketing ( os famosos 4 Ps) implica um de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto(produto); a definição e o monitoramento do preço (preço); a aplicação das ferramentas de comunicação (promoção) e a gestão dos...... Qual o P que falta ? O P de Praça canais de distribuição.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3327874
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Machado Neto (2005) observa a produção artístico-cultural a partir do composto de marketing e identifica elementos que constituem o sistema de marketing.
São elementos que constituem o referido sistema, EXCETO:

Alternativas

ID
3357952
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?”

Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação.

Alternativas
Comentários
  • Segmentação demográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    da população (faixa etária, sexo, estado civil, entre outros).

    Segmentação socioeconômica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    sociais e econômicas da população, como: renda, posse de bens, escolaridade,

    classe social e ocupação profissional.

    Segmentação geográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base em critérios

    geográficos, como: localização e densidade populacional.

    Segmentação por benefícios. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nos benefícios

    procurados pelos clientes (status, desempenho, entre outros).

    Segmentação por grau de utilização. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no nível de consumo.

    Segmentação psicográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no modo como

    as pessoas pensam (autoconceito, personalidade, valores) e levam suas vidas (estilo de vida, atividades, interesses e opiniões).

  • São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    A) ERRADO. A segmentação geográfica divide o mercado de acordo com a localização (país, estado, região, etc.), densidade demográfica (populoso, povoado, etc.) e clima (tropical, temperado, etc.).

    B) CERTO.

    C) ERRADO. A segmentação demográfica fraciona o mercado com base nas características da população (idade, gênero, tamanho da família, etc.)

    D) ERRADO. A segmentação psicográfica divide o mercado de acordo com a personalidade, atitudes e estilos de vida da população. Não é este tipo de segmentação que considera os critérios faixa etária e estado civil.

    E) ERRADO. Não existe segmentação cultural.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito: B

    Segmentar um mercado é dividi-lo em partes menores para atender grupos com necessidades específicas. Temos alguns tipos de segmentação:

    demográfica → Lembre-se das pesquisas do IBGE. Sempre que falar em faixa etária ou estado civil, por exemplo

    socioeconômica → Lembre-se de fatores relacionados ao dinheiro ($$). Sempre que ele citar classe

    social, renda, escolaridade, ocupação profissional etc.

    Geográfica → Lembre-se do Google Maps ou de geografia. Sempre que ele citar a localização geográfica de um estado, município etc.

    Psicografia → Lembre-se de psicologia, algo da mente. Pois a divisão feita aqui leva em consideração o estilo de vida das pessoas.

  • Base geográfica: agrupar indivíduos de acordo com a região, estado, cidade ou vizinhança.

    Aspectos demográficos e socioeconômicos: sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade etc.

    Aspectos comportamentais: grau de uso do produto, lealdade à marca.

    Psicográficos: valores, crenças e atitudes compartilhadas.

    Fonte: Direção.

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 

  • Conceitos A e C trocados

    B ta certo

    D ta errado a parte "seja influenciada pelo critério da faixa etária e estado civil."

    E não existe


ID
3496864
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação mercadológica é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para conquistar vendas e aumentar a lucratividade. Ela pode ser feita de diferentes maneiras. Assinale a alternativa em que todos os exemplos estão corretos.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação mercadológica é parte integrante da comunicação integrada junto com as comunicações institucional, interna e administrativa. Realizada por profissionais de propaganda, publicidade e marketing, tem como objetivos a divulgação de produtos/serviços de uma organização visando às vendas/contratações, à manutenção do bom relacionamento com os consumidores, revendedores e distribuidores, e ao fortalecimento da marca.

    Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar a opção que apresenta maneiras de praticar a comunicação mercadológica:

    A) Errado. O marketing direto e o merchandising são maneiras de praticar a comunicação mercadológica. Gerenciamento de crise está relacionada à comunicação institucional e interna. Já o release tem relação com a assessoria de imprensa, com foco principal no aspecto institucional.

    B) Certo. Todas os termos nessa alternativa são maneiras de praticar a comunicação mercadológica. Marketing é um conjunto de estratégias que se relaciona diretamente com o produto, preço, praça e promoção. A propaganda define o modo como uma organização se comunica com seus clientes, estimulando-os ao consumo de seus produtos ou serviços. A promoção de vendas é o que liga a organização com o consumidor final; é a fase que concretiza a transação. Marketing direto consiste no uso de canais para alcançar o consumidor diretamente, fornecendo bens e serviços sem intermediários de mercado. Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    C) Errado. Propaganda, promoção de Vendas, Feiras e exposições são maneiras de praticar a comunicação mercadológica. Já o Press-kit está ligado à assessoria de imprensa, com foco principal no aspecto institucional.

    D) Errado. Marketing, Propaganda, Publicidade e Merchandising são maneiras de praticar a comunicação mercadológica. Já o Release está ligado à assessoria de imprensa, com foco principal no aspecto institucional.

    E) Errado. Merchandising é uma maneira de praticar a comunicação mercadológica. Já o jornal Mural está relacionado à comunicação interna. O release e vídeo institucional têm caráter institucional em um primeiro momento.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B. 
    Gabarito do professor: Alternativa B.
  • VERDE ok

    PRETO NÃO - COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

    a Marketing direto + Merchandising - ok Gerenciamento de crise + Release - NÃO

    b Marketing, Propaganda, Promoção de Vendas, Marketing direto e Merchandising

    c Propaganda, promoção de Vendas, Feiras e exposições - ok Press-kit NÃO

    d Marketing, Propaganda, Releases, Publicidade e Merchandising

    e Merchandising, Jornal Mural, Release e Vídeo institucional.


ID
3777613
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O uso intenso da prática de merchandising de produtos contraria a filosofia do consumo consciente porque, subliminarmente, se vale da desatenção dos telespectadores para fazer valer o interesse de poderosos anunciantes [...].


(BUENO, Wilson da Costa. Comunicação, iniciativa privada e interesse público. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009)


Muitas empresas de televisão, no entanto, se tornaram adeptas dessa prática,

Alternativas
Comentários
  • A definição de merchandising é encarada de formas diferentes por pesquisadores e estudiosos das áreas de comunicação e marketing no Brasil.

    Alguns encaram merchandising como um conjunto de ações de promoção e exposição de um produto no ponto de venda, visando estimular a compra imediata e a experimentação. Isso ocorre por meio do posicionamento da mercadoria em lugares estratégicos na área de circulação e nas gôndolas, de degustações, de distribuição de brindes, de sorteios, etc.

    Já outros igualam o conceito de merchandising ao do termo tie-in, o qual é definido como a apresentação de um produto durante um programa televisivo de modo sutil, como parte do cenário, acessório dos personagens, entre outros. Como é algo não declarado, o telespectador visualiza a marca e é impactado por ela, consciente ou inconscientemente. É o famoso “merchan".

    Para Bueno, muitas empresas de televisão, como a Rede Globo, praticam intensamente o merchandising porque “se esquecem" que são concessões públicas e que precisam dar uma contrapartida à sociedade. É a explicação contida na publicação citada no enunciado.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) CERTO.

    E) ERRADO.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Vamos na mais politicamente correta. Parece que, em geral, dá certo. Gabarito D.


ID
4890958
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Merchandising é usado em marketing para caracterizar práticas de comunicação distintas com os públicos. Assinale a alternativa que corretamente aborda essa prática em projetos culturais:

Alternativas
Comentários
  • Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Também podemos associar o termo a outras três situações:

    - participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    - aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    - de cunho social, no qual são utilizados os personagens de produções artísticas para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que corretamente aborda essa prática em projetos culturais:

    A) Errado. Quanto mais elevado o nível intelectual do público, maiores são as suas exigências e menor é a aceitabilidade às ações de merchandising.

    B) Errado. As mensagens não devem ser invasivas, interferindo na trama, ou excessivas, para não soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao esperado.

    C) Errado. Deve-se optar pela citação das empresas patrocinadoras de forma equilibrada, não ostensiva, durante uma apresentação artística, por exemplo.

    D) Certo. A citação da empresa deve se integrar à trama e ser pertinente ao contexto abordado, em projetos audiovisuais, por exemplo.

    E) Errado. A aplicação de logomarcas de investidores no palco do evento ou dentro da sala de espetáculos, por exemplo, são dispensáveis. O bom senso e o equilíbrio devem ser características presentes ao definir a quantidade, a forma e o lugar onde serão expostas e divulgadas as logomarcas em eventos culturais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a D.

    Gabarito do Professor: Letra D.


    Bibliografia:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.
  • São umas perguntas do tipo:

    A - Bater no cliente.

    B - Uma rasteira talvez....

    C - Atende-lo da melhor forma possível.


ID
4985632
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre os anúncios de propaganda em veículos de comunicação eletrônicos, como rádio e televisão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O CPM é um termo de marketing digital que significa custo por mil e mede o custo de 1000 impressões. Uma impressão é quando o anúncio é exibido em uma página da web, que nem sempre significa um mal sinal. 

    Fonte: https://www.google.com/amp/s/likeagenciadigital.com.br/cpm-alto-saiba-o-que-pode-estar-causando/amp/


ID
4985635
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando se estabelece um orçamento de propaganda, deve-se considerar os seguintes fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, não deve se considerar "Capacidade de penetração da mensagem" no orçamento?

  • Obrigado pela ajuda!


ID
4985638
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

São princípios aceitos eticamente no desenvolvimento de uma propaganda comparativa, EXCETO:

Alternativas

ID
4985641
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Relacione os meios ou instrumentos de marketing/publicidade e propaganda com seus respectivos significados:

I. Blimp
II. Blister
III. Fonograma
IV. Móbile
V. Sampling
VI. Marketing Viral
VII. Out of Home
VIII. Publieditorial

( ) Peça de comunicação sonora para rádio ou veículo de áudio que pode ser um spot, um jingle ou uma mistura dessas duas modalidades.
( ) Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externos, contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentados por gás hélio.
( ) Distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer com que os consumidores tenham contato com seus produtos ou serviços.
( ) Mensagem publicitária, portanto paga, que tem se assemelhado a uma matéria jornalística integrando-se perfeitamente ao veículo em que está inserido de modo a não ser percebida como publicidade.
( ) Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.
( ) Planejado para uma disseminação exponencial das mensagens a partir de um conjunto de multiplicadores selecionados que utilizam o ambiente digital para promover um “boca-aboca” virtual.
( ) Peça promocional aérea sustentada por um fio.
( ) Uma produtora de conteúdo ou publicidade gera os programas on-line para as telas LCDs instaladas nos pontos de recepção. Sua principal característica reside no fato de atingir pessoas que se encontram em espera forçada.

A seqüência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Fonograma: Peça de comunicação sonora para rádio ou veículo de áudio que pode ser um spot, um jingle ou uma mistura dessas duas modalidades.

    Blimp: Inflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externos, contendo mensagem e/ou imagem normalmente alimentados por gás hélio.

    Sampling: Distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer com que os consumidores tenham contato com seus produtos ou serviços.

    Publieditorial: Mensagem publicitária, portanto paga, que tem se assemelhado a uma matéria jornalística integrando-se perfeitamente ao veículo em que está inserido de modo a não ser percebida como publicidade.

    Blister: Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.

    Marketing Viral: Planejado para uma disseminação exponencial das mensagens a partir de um conjunto de multiplicadores selecionados que utilizam o ambiente digital para promover um “boca-aboca” virtual.

    Móbile: Peça promocional aérea sustentada por um fio.

    Out of Home: Uma produtora de conteúdo ou publicidade gera os programas on-line para as telas LCDs instaladas nos pontos de recepção. Sua principal característica reside no fato de atingir pessoas que se encontram em espera forçada.

  • matei pelo mkt viral

ID
4985644
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As estratégias que envolvem um apelo de propaganda são variadas e refletem estudos e pesquisas sobre público-alvo e mercado, de modo a definir a abordagem mais adequada ao produto ou serviço divulgado. Quando se utiliza neste processo uma estratégia de ressonância, o profissional de comunicação pretende:

Alternativas
Comentários
  • 1. Ressonância pessoal é o espaço entre o significado autointitulado de uma marca e o contexto amplo da vida do consumidor;

    2. Ressonância cultural define o nível ao qual os significados de uma marca refletem, ecoam, reforçam e reformam os significados do espaço coletivo social que os consumidores acessam na definição e formação de suas vidas;

    3. Ressonância organizacional se refere ao alinhamento dos significados clamados pelas marcas com os grandes sistemas, estruturas e comportamentos da empresa.