SóProvas


ID
3777640
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em instituições públicas que mantêm redações jornalísticas, sejam de administração direta ou autárquicas, costuma-se fundir – quando não confundir – as funções de Ombudsman com as de ouvidoria institucional. Além de garantir que o ocupante do cargo de Ombudsman seja pessoa conhecedora dos processos de produção e veiculação da informação no jornalismo, a garantia da qualidade necessária a essa função se dá

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    No jornalismo, o ouvidor é o profissional encarregado de criticar o próprio veículo e acolher as reclamações do leitores. Ele cria um elo imparcial entre uma instituição e sua comunidade de usuários. Ele constitui uma via de comunicação entre o jornal com o público e recebe e atende queixas do público. A principal função do ombudsman é exercer a crítica dentro da própria instituição de comunicação. Quando chega uma queixa ... ele investiga o caso, dirigindo-se a quem elaborou a reportagem e solicitando explicações a respeito da notícia em questão. Ele toma decisões guiados por códigos deontológicos, manual de redação do veículo ou critérios profissionais.

    FONTE: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/ombudsman

  • O papel do ombudsman de um veículo de comunicação tem a função de examinar as reclamações, dúvidas e elogios dos ouvintes/leitores/telespectadores e atuar como crítico interno, apontando melhorias no conteúdo, nos procedimentos e nos padrões de informação. Com fácil acesso aos editores e demais envolvidos na elaboração das notícias, é um profissional que precisa conhecer muito bem a empresa jornalística e o manual de redação da organização, e ter autonomia.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A supervisão do trabalho do Ombudsman por direções formadas honorificamente ou nomeadas em cargos de confiança podem interferir na autonomia desse profissional.

    B) ERRADO. As queixas de leitores em temas editoriais devem limitar-se a questões relacionadas ao conteúdo, aos procedimentos e aos padrões de informação, não afetando questões administrativas e/ou organizacionais.

    C) ERRADO. O ombudsman em veículos de comunicação limita-se a cuidar de questões relacionadas ao conteúdo, aos procedimentos e aos padrões de informação.

    D) ERRADO. A apuração das queixas de leitores não deve ocorrer apenas a partir das declarações das fontes entrevistadas, mas também do repórter responsável e de outros envolvidos em sua elaboração.

    E) CERTO.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    - Bahia, Juarez. Dicionário de Jornalismo. Mauad Editora. 2015.

    - Carrato, Ângela. Jornais, ombudsman e cidadania: um balanço (provisório) dos últimos 10 anos no Brasil. Intercom. 2002.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos que são cobrados em concursos da área de Comunicação Social? Acesse o canal no YouTube Jornalista Concurseiro: https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ