SóProvas


ID
3780463
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Vila Valério - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Após a Independência, integramo-nos como exportadores de produtos primários à divisão internacional do trabalho, estruturada ao redor da Grã-Bretanha. O Brasil especializou-se na produção, com braço escravo importado da África, de plantas tropicais para a Europa e a América do Norte. Isso atrasou o desenvolvimento de nossa economia por pelo menos uns oitenta anos. Éramos um país essencialmente agrícola e tecnicamente atrasado por depender de produtores cativos. Não se poderia confiar a trabalhadores forçados outros instrumentos de produção que os mais toscos e baratos. O atraso econômico forçou o Brasil a se voltar para fora. Era do exterior que vinham os bens de consumo que fundamentavam um padrão de vida “civilizado”, marca que distinguia as classes cultas e “naturalmente” dominantes do povaréu primitivo e miserável. (...) E de fora vinham também os capitais que permitiam iniciar a construção de uma infraestrutura de serviços urbanos, de energia, transportes e comunicações.”

Bibliografia: SINGER, Paul. Evolução da economia e vinculação internacional. In: SACHS, I.; WILLHEIM, J.; PINHEIRO, P. S.(Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Cia. das Letras, 2001, p. 80.


Segundo o texto, o Brasil:

Alternativas
Comentários
  • Não é isso que o texto diz.

  • kkkkkkk cada uma cara .fica subjetivo dizer isso. HOUVE super tributacao no cafe, e ate teve ajuda norte americana,mas dependencia ,é apelar de mais

  • Avante PMPR!

  • E é por isso que a Inglaterra pressionava tanto o Brasil para abolir a escravidão, para aumentar o mercado consumidor de seus produtos industrializados (entre outros motivos.)