Enunciado: Hegel diz que o pensamento de Tales é filosófico, embora discorde da sua defesa de que a água é a unidade essencial que gera todas as coisas.
A: Falso. Segundo o enunciado Hegel discorda de Tales, pois um princípio essencial dos múltiplos seres deve ser diferente dos seres criados. Para Hegel a água é um ser criado e, por esse motivo, ela não pode ser a essência de todas as coisas. Hegel entende ser filosófica a ideia de Tales de que tudo o que existe provém de alguma coisa essencial. Embora tenha dito isso, Hegel não defende que essa unidade é a água.
B: Falso. Em nenhum momento Hegel disse isso. Ele só disse que a proposição de Tales é filosófica porque defende que existe uma unidade essencial que gera a multiplicidade. Ele discorda de Tales ao defender que uma multiplicidade (a água) não pode nunca ser a essência que gera todas as coisas.
C: Falso. Isso é o que Hegel defendeu, não o primeiro filósofo (Tales).
D: Verdadeiro. A resposta está no próprio enunciado: "para Hegel, porém, esse princípio essencial deve ser absolutamente diferente dos seres que ele gera, sustenta e comanda". Em suma, Hegel concorda com Tales sobre a existência de uma unidade essencial mas discorda de que essa unidade seja a água.
E: Falso. Essa confunde. Os cursinhos te fazem associar Tales à água e vc pode cair como um patinho. Dizer que Tales se baseou na necessidade da água para os seres vivos é semelhante a dizer que Tales defendeu que a gasolina é essencial para o carro. É mais do que isso. Para Tales todo o carro (e todas as coisas) provém da água. Se vc colocar uma melancia no liquidificador vc encontra água, assim como todas as coisas (em maior ou menor grau de diluição). A última parte da alternativa é verdadeira: os filósofos pré-socráticos eram conhecidos como os Filósofos da Natureza (Physis), pois se importavam em descobrir como o universo começou.