SóProvas


ID
378526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente
dotadas na Lei de Orçamento constituem créditos adicionais.
Com relação à sua classificação e às exigências para abertura,
julgue os próximos itens.

Tanto os créditos especiais como os créditos extraordinários dependem da existência de recursos disponíveis para a sua abertura.

Alternativas
Comentários
  • Os créditos extraordinários independem da indicação de recursos para serem abertos.
  • Resporta errada.
    Errei a acertiva por falta de atenção.
    Os créditos suplementares e os especiais precisão de recursos disponíveis para a sua abertua.
    Já os extraordinários, que são usados em casa de despesa urgente, por exemplo, uma calamidade pública, não precisam de recursos disponíveis.
    Segue abaixo o dispositivo de lei que fala sobre o assunto:

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos: (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    II - os recursos provenientes de excesso de arrecadação; (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    III - os recursos resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

    IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las

  • Tipos Finali­dade Autoriza­ção Legis­lativa Abertura e Incorpora­ção Vigên­cia Prorroga­ção Indi­car Fonte Suplementares Reforçar despesas já pre­vistas no orça­mento Necessidade de autoriza­ção legisla­tiva na pró­pria LOA ou em lei específica Decreto (Executivo): incorporam-se ao orça­mento adici­onando-se à dotação or­çamentária a que se desti­nou a refor­çar No exercí­cio em que foi aberto (até 31/12) Improrrogá­vel SIM Especiais Atender a despesas não pre­vistas no orça­mento Necessidade de autoriza­ção em lei específica Decreto (executivo): incorporam-se ao orça­mento, mas conservam sua especifi­cidade de­monstrando-se a conta dos mesmos, separada­mente No exercí­cio em que foi aberto (até 31/12) Só para o exercício seguinte quando o ato de autorização tiver sido PROMULGADO nos últimos 4 meses do exercícios. Nesse caso, os saldos são incorporados, por decreto, ao orçamento seguinte (créditos com vigência plurianual. SIM Extraordinários Atender a despesas imprevisíveis e urgentes (ex: guerra, comoção interna ou calamidade) Independe Na União, abertura se dá por meio de MP, nos Estados, DF e Municípios, a abertura se dá por Decreto do Executivo ou por MP, se houver previsão na Constituição do Estado ou na Lei Orgânica do Município. Se a abertura ocorrer por meio de Decreto, este deverá ser enviado imediatamente ao Legislativo. Incorporam-se ao orçamento, mas conservam sua especificidade, demonstrando-se a conta dos mesmo separadamente. No exercício em que foi aberto (até 31/12) Só para o exercício seguinte quando o ato de autorização tiver sido PROMULGADO nos últimos 4 meses do exercícios. Nesse caso, os saldos são incorporados, por decreto, ao orçamento seguinte (créditos com vigência plurianual.4 NAO
  • Atenção!!!

    Créditos suplementares- A despesa está prevista no orçamento, apenas o crédito não foi suficiente.

    Créditos especiais- A despesa não está prevista no orçamento.

    Créditos extraordinários- A despesa não está prevista no orçamento.


    Bons estudos!!!
  • Lei 4320

    Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

    I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

  • A questão erra ao mencionar os créditos extraordinários, na verdade quem precisa de recursos disponíveis são os créditos especiais e suplementares, vejam numa outra questão:

    Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração

    Os créditos adicionais suplementares e especiais são abertos por decreto do Poder Executivo e dependem da existência de recursos disponíveis para custear o aumento de despesa, sendo fontes de recursos para abertura dos créditos suplementares o excesso de arrecadação e a anulação parcial ou total de outras dotações orçamentárias.

    GABARITO: CERTA.

  • Créditos especiais e suplementares -> é obrigatória a indicação da origem dos recursos.
    Crédito Extraordinário -> facultativa

    GAB ERRADO

  • GABARITO ERRADO

     

    CESPE     Órgão: TCU     Prova: Técnico de Controle Externo

     

    Como nos demais créditos especiais, o crédito extraordinário depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa, que deverá ser precedida de exposição com justificativa. GAB E 

     

  • Gabarito: Errado

     

    Vejam que a lei não cita os créditos extraordinários:

     

    Lei 4320/94

     

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.     

     

    Portanto, como a lei não citou os créditos extraordinários, eles independem da existência de recursos disponíveis para a sua abertura.

  •  

    Créditos especiais: visa atender despesas não previstas no orçamento, sendo necessária a indicação da origem dos recursos para abertura de crédito especial.

     

    Créditos extraordinários: visa atender despesas imprevisíveis e urgentes, não sendo necessária a indicação de recursos para a abertura de créditos extraordinários.

  • CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO É EXTRAORDINÁRIO, O CARA TA MORRENDO!!! TEM QUE TIRAR DE ONDE NÃO TEM E NÃO PRECISA PEDIR AUTORIZAÇÃO PRA NINGUÉM, AJUDA O MALUCO QUE TA DOENTE!!!!!!

  • ERRADO