SóProvas


ID
378625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade previstos na
Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
n.º 750/1993, julgue os itens de 44 a 49.

De acordo com o princípio da prudência, quando as opções forem igualmente aceitáveis frente aos demais princípios fundamentais de contabilidade, deve-se escolher a hipótese de que resulte maior patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA 

    O princípio da prudência deve ser considerado quando o contabilista tiver de avaliar o provável efeito de um evento sobre o patrimônio, diante de duas ou mais alternativas que ele julgue igualmente possíveis de se materializar. Neste caso, deve ser adotada a opcão que resulte menor valor para o ativo ou maior valor para o passivo exigível. 

    Contabilidade Básica - Ferreira pg 318 
  • GABARITO ERRADO
    PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA - determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para o passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimõnio líquido.
    Pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam seperestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuido, com isso, maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais (grifo nosso).
  • Complementando os comentários dos colegas, se o "PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA = a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para o passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimõnio líquido", pressupomos que então deve-se escolher hipótese de adotar um MENOR valor para o PL?
  • Resposta: Errado.

    Deve-se adotar menor valor para os componentes do Ativo e maior para os do Passivo.


  • Sempre  que  se  apresentarem alternativas  igualmente 

    válidas para  a  quantificação  das  mutações  que  alteram  o  Patrimônio 

    Líquido,  deve-se  adotar  o menor  valor  para  os  componentes  do 

    Ativo  e  o  maior  valor  para  os  componentes  do  Passivo, 

    consequentemente menor Patrimônio Líquido. 

  • Deve-se escolher a hipótese de que resulte MENOR SITUAÇÃO líquida,ou seja a menor diferença entre ativo e passivo.

  • Corroborando:

    A "nova" estrutura conceitual traz outra visão com relação ao princípio da prudência. Logo, não há de se falar em superavaliações de passivo ou despesas e subavaliações de ativos ou receitas. Veja:

    A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados.6 Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. 

  • Gabarito: Errado

    Princípio da Prudência - determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentam alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alteram o Patrimônio Líquido.

  •  

    PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA: MENOR ATIVO; MENOR PL; MAIOR PASSIVO.