SóProvas


ID
3786319
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Alguém previu que 2019 é imprevisível?

Reinaldo Figueiredo*


O período se apresenta propício para a audição de sambas de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares. O Sol, o Arcano 19, há de brilhar mais uma vez. A Luz há de chegar aos corações. Do Mal, o Arcano 171, será queimada a semente, e o amor será eterno novamente, na casa 13.

Enquanto isso, na casa da astróloga Zelma Zaphyra e do paranormal Ozires Estrela, com Sol ou sem Sol, a chapa já está quente.

"Ozires, você é uma besta!", gritou Zelma, "neste ano você poderia ter emplacado pelo menos uma previsão. Era só ter declarado que "em Minas Gerais, uma barragem vai se romper e causar uma tragédia de enormes proporções".

Ozires tentou se explicar: "Mas como é que eu ia adivinhar uma coisa dessas?

" Zelma perdeu a paciência: "Ozires, se liga! Depois daquele caso de Mariana, qualquer idiota poderia prever outro acidente desse tipo!"

"Eu preferi não arriscar", disse Ozires, "resolvi seguir as recomendações do seu horóscopo, se lembra? Era uma coisa do tipo "neste início de ano, não tome atitudes impulsivas. Fique no básico: beba água. Quando for andar, bote um pé no chão e depois o outro. Quando atravessar a rua, olhe para os dois lados. E não se esqueça de respirar."

Zelma se levantou e falou: "Ozires, eu não preciso ter poderes divinatórios para prever que a sua carreira de vidente vai ser um fracasso! Agora, me dá licença, eu tenho que soltar um barro".

Zelma entrou no banheiro, mas já voltou gritando: "Ozires, o papel higiênico acabou! Nem isso você consegue prever?"

"Desculpa, Zelma. Eu tive que usar o final do rolo para psicografar um poema do Drummond ilustrado pelo Keith Haring."

*Humorista e cartunista, um dos criadores do Casseta & Planeta. É autor de “A Arte de Zoar”.

Folha de São Paulo. São Paulo: 13 mai. 2019, p.C5. Adaptado.

“Todas as variedades linguísticas são estruturadas, e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades”. (CUNHA & CINTRA, 2017, p.4).


A esse respeito, avalie a passagem a seguir.


"Ozires, se liga! Depois daquele caso de Mariana, qualquer idiota poderia prever outro acidente desse tipo!"


Quanto à diversidade linguística, é correto afirmar que há, no trecho sublinhado, uma variação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ "Ozires, se liga! Depois daquele caso de Mariana, qualquer idiota poderia prever outro acidente desse tipo!"

    ➥ De fato a variação diastrática ocorre em razão da convivência entre grupos sociais, visto que se refere a modos de falar que correspondem a códigos de comportamento de determinados grupos sociais. Por exemplo, a expressão "se liga" é uma gíria, um modo de falar que corresponde a um código de comportamento dos jovens. Logo, temos uma variação diastrática. Dessa forma, a letra C é a opção que indica o tipo de variação da linguagem.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • E em relação as outras alternativas alguém saberia explicar? Cheguei a cogitar a letra E(depois a letra A). Muito obrigado.

  • A) diatópica, é a variação caracterizada através das diferenças geográficas.

    B) fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua

    C) diastráticas. São as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas

    D)diafásica  também chamadas de variações situacionais, são variações que ocorrem de acordo com o contexto ou situação em que decorre o processo comunicativo. Há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que é utilizado um registro informal.

    E)histórica são a remoção do uso do “ph” de algumas palavras, como pharmácia (forma antiga), que se tornou farmácia .. entre outros exemplos como  diminuição de vossa mercê (forma antiga)

  • A questão exige conhecimento sobre variação linguística e quer que indiquemos qual alternativa traz o conceito real da palavra que foi utilizada no texto e que está sublinhada abaixo.

    "Ozires, se liga! Depois daquele caso de Mariana, qualquer idiota poderia prever outro acidente desse tipo!"

    O termo "se liga" é uma gíria muito usada e o seu significado no texto é utilizado como uma forma de alerta. Sabemos essa informação podemos analisar item por item.

    a) diatópica porque diz respeito à linguagem oral.

    Incorreta. Classificam-se em virtude das diferenças entre as regiões no que tange ao modo de falar. São os famosos sotaques de cada região. A alternativa erra por não se relacionar com o termo sublinhado na frase e ainda por trazer o conceito diverso da diatópica.

    b) fonológica em razão da pronúncia de um falar local.

    Incorreta. A fonológica é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. A alternativa além de estar errada por não ter relação no que traz a palavra destacada ainda trouxe o conceito da diatópica, pois um falar local faz referência a ela.

    c) diastrática em razão da convivência entre grupos sociais.

    Correto. As variações diastráticas, também chamadas de variações sociais, são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. São usados gírias (linguagem adquiridas em um meio social. ex: surfistas...) e jargões (palavras usadas por profissionais de uma área ex: médicos, técnicos...)

    d) diafásica quando diz respeito à formalidade de um grupo.

    Incorreta. A variação diafásica é a variação que acontece de acordo com o contexto comunicativo. Quando você está com seus amigos, em um ambiente relaxado, geralmente, utiliza uma linguagem informal e se estiver num tribunal irá falar de forma formal. A linguagem utilizada não é formal.

    e) histórica, pois a gíria se refere a um português contemporâneo.

    Incorreta. Linguística histórica é a disciplina linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua - como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças, etc... Não  tem relação alguma com a palavra destacada.

    GABARITO C

  • VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS:

    Variação Diatópica ( = lugar) - Diferenças geográficas (falares regionais). Ex: Carioca ''fala diferente'' de Gaúcho.

    Variação Diastrática ( = camadas sociais) - Diferenças socioculturais (nível culto x nível popular). Ex: fala de uma pessoa de comunidade carente (fala pessoal, com gírias, em desacordo com a norma culta) x fala de um Prof. com Doutorado ( fala de acordo com a norma culta da língua portuguesa) - (***OBS: SEM querer ser preconceituoso, é só mesmo para dar exemplo).

    Variação Diafásica ( = fases, etapas, tipos) - Diferenças entre tipos de modalidade expressiva ( registros formal e Informal da língua). Ex: conversas no bar entre amigos ( registro Informal) x palestra para seu chefe de trabalho ( registro formal, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa).

    ***OBS: SEM querer ser preconceituoso, é só mesmo para dar exemplos.

    Abraços a todos (as) concurseiros (as)!