SóProvas


ID
3786337
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As funções da linguagem se referem ao conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua.

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto a três funções da linguagem e suas finalidades comunicativas.


Primeiramente, destaca-se a função _______________ que, por meio de sugestões, ordens, apelos propostos pelo emissor, o receptor é estimulado a expressar alguma reação diante de uma mensagem. Em segundo lugar, tem-se a função _______________ em que o emprego de cada palavra é cuidadosamente pensado pelo emissor que prioriza a elaboração de seu texto ao expor a mensagem. E, por último, a _______________ cuja linguagem tem a função de confirmar que a interação entre emissor e receptor se faz presente e são estabelecidas as condições para o sucesso dessa interação, caracterizando o vínculo social.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ➥ Função Conativa (Apelativa) → o receptor é o centro da mensagem, na qual ele é estimulado, provocado, seduzido, amparado etc.; normalmente o interlocutor é conduzido a adotar uma determinada postura; é um texto normalmente claro e objetivo que visa à persuasão; algumas marcas gramaticais: verbos e pronomes de 2ª pessoa (ou 3ª pessoa – você), vocativos, imperativos, perguntas ao interlocutor etc.; é a linguagem das músicas e dos poemas românticos, das propagandas e afins.

    ➥ Função Poética → a mensagem por si é posta em relevo; mais do que seu conteúdo, o destaque dela se encontra na forma como ela é construída, criativa e inusitadamente; essa função usa vários recursos gramaticais: figuras de linguagem, conotação, neologismos, construções estruturais não convencionais, polissemia etc.; é a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins.

    ➥ Função Fática → o canal (contato) é o centro da mensagem; essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor (como em ligações telefônicas, saudações, cumprimentos etc.); tal função cria as condições básicas para que ocorra a interação verbal; algumas marcas linguísticas: “Bom dia/tarde/noite”, “Oi”, “Olá”, “Fala...”, “E aí”, “Estou entendendo”, “Vamos lá?”, “Pronto”, “Atenção”, “Sei...”, “Fui”, “Valeu”, “Tchau” etc.

    ➥ Função Emotiva (Expressiva) → o “eu” do texto é o centro da mensagem, na qual ele destaca seus próprios sentimentos, expressa suas emoções, impressões, atitudes, expectativas etc.; é um texto pessoal, cercado de subjetividade;  algumas marcas gramaticais indicam que tal função é a predominante no texto: verbos e pronomes de 1ª pessoa, frases exclamativas, certas interjeições, vocativos, reticências, termos e expressões modalizadoras etc.; é a linguagem das músicas românticas, dos poemas líricos e afins.

    ➥ Função Metalinguística → o código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, no sentido de que ele é instrumento de explicação de si mesmo; usa-se um signo para explicar a si próprio; essa função busca esclarecer, refletir, discutir o processo discursivo, em um ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria; encontramos em poemas que falam sobre o fazer poético (metapoema), sambas que abordam esse gênero musical, filmes que discutem o cinema, palavras usadas para explicar outras em dicionários, narradores que refletem sobre a arte de narrar (metanarração) etc.

    ➥ Função Referencial (Informativa/Denotativa) → o referente é o centro da mensagem; destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva; algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.; encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos e afins (não literária).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão aborda o assunto função da linguagem e quer que preenchemos as lacunas com os conceitos corretos de linguagem.

    Segundo Jakobson, é possível determinar funções da linguagem com base nas características dos textos e nas intenções do locutor. Desse modo, a cada um dos elementos da comunicação Jakobson associou uma função da linguagem: emotiva, conativa, referencial. metalinguística. fática e poética. 

    Função emotiva o locutor (ou emissor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto.Como se trata de dar destaque às emoções, é comum nos textos em que predomina esse tipo de função também a presença de interjeições. além de, na pontuação, reticências e pontos de exclamação.

    Função conativa (ou apelativa) o receptor é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto.Nesse tipo de função pode ocorrer também a exploração de recursos sonoros. Os textos publicitários são exemplos típicos da predominância da função conativa, pois geralmente têm como objetivo principal persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia ou comprar determinado produto

    Função referencial o referente é o foco, ou seja. ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 a pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.; A função principal desse texto é informar o leitor, esclarecendo-o.

    Função metalinguística o código é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Essa função busca esclarecer, refletir, discutir o processo discursivo, em um ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria;

    Função fática o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor (como em ligações telefônicas, saudações, cumprimentos etc.); 

    Função poética a mensagem é o foco, ou seja, ela determina as escolhas feitas na construção do texto. O uso de recursos literários na construção do texto evidencia a predominância da função poética. Os textos literários, tanto em prosa quanto em verso, são exemplos típicos da predominância desse tipo de função da linguagem

    Primeiramente, destaca-se a função conotativa que, por meio de sugestões, ordens, apelos propostos pelo emissor, o receptor é estimulado a expressar alguma reação diante de uma mensagem.

    O foco é convencer o leitor.

    Em segundo lugar, tem-se a função poética em que o emprego de cada palavra é cuidadosamente pensado pelo emissor que prioriza a elaboração de seu texto ao expor a mensagem.

    O foco é passar a mensagem.

    E, por último, a fática cuja linguagem tem a função de confirmar que a interação entre emissor e receptor se faz presente e são estabelecidas as condições para o sucesso dessa interação, caracterizando o vínculo social.

    O foco é emitir a conexão .

    Fonte: Conecte : gramática reflexiva

    GABARITO B

  • CONATIVA: utiliza verbos no vocativo. Serve para persuadir, influenciar o receptor.

    POÉTICA: prioriza a estética, privilegia a criatividade

    FÁTICA: utiliza expressões sem valor semântico, para prolongar o contato com o receptor.