SóProvas


ID
3786421
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as asserções e a relação proposta entre elas.


I - O empreendedorismo pode ser entendido como a capacidade de aproveitar oportunidades, buscar inovações, desenvolver e realizar visões com o objetivo de atingir um desempenho superior.


POR ISSO


II - O empreendedorismo não se aplica ao setor público, uma vez que não se deve governar uma nação como quem administra uma organização privada, já que os governos e seus governantes são gestores públicos e não empresários.


Sobre as asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão abordou o tema "Empreendedorismo: gestão privada X gestão pública". De acordo com Augustinho Paludo (2020), a definição de empreendedorismo como " a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões, capacidade de criar negócios ou penetrar em novos mercados, pronto para assumir todo o controle e o risco calculado." (Pág 381).

    Ser empreendedor não significa ser empresário! São conceitos diferentes! Há também a figura do intraempreendedor, apesar de não trabalhar para si próprio tal como o empreendedor, é um empregado privado ou servidor público que promove melhorias, é o solucionador, procura melhores formas dentro do seu ambiente de trabalho um agente ativo de mudanças. (Fonte: PALUDO, 2020)

    De acordo com isso, julgaremos as duas assertivas relacionadas:

    I - CORRETA. A assertiva está de acordo com a definição de empreendedorismo.

    II - ERRADA. O empreendedorismo se aplica ao setor público!!! De acordo com Paludo (2020), se há pessoas com visão empreendedoras tanto no setor público quanto no privado, há empreendedorismo nesses setores, pois é por meio delas que se promove um empreendimento. O empreendedorismo público é representado pela adoção de uma gestão mais moderna e pela eficiência e transparência na aplicação de recursos. Lembre-se da expressão "Governo Empreendedor" estudado na Administração Pública. De acordo com Augustinho Paludo, o nosso país já está adotando algumas medidas empreendedoras, tais como: gestão de contratos (descentralização da execução) e a desoneração tributária (que auxilia na competitividade da produção nacional) entre outras.

    Fonte: PALUDO, Augustinho. " Administração Pública". 9 ªed. Juspodium. 2020 (págs 381 a 389)

    Portanto, a primeira assertiva é verdadeira, porém a segunda é falsa.

    GABARITO: LETRA "C".

  • Quando um funcionário, dentro de uma empresa, pública ou privada, age como um empreendedor, ou seja, ele aproveita as oportunidades, busca inovações e superando desafios dentro da empresa, denomina-se Intraempreendedorismo.

  • Alternativa C

    Os políticos são pessoas que representam as vontades do povo e que, portanto, zelam pelo desenvolvimento econômico e social do país. os governos, por sua vez, têm um papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo, eles devem incentivar projetos e ideias que representem esperanças de melhorias e aumento da renda e das condições de vida da população. Empreendedorismo e política podem até parecer distantes, mas na verdade, estão sempre ligadas.

  • A assertiva I é verdadeira, realmente as seguintes características são referentes ao empreendedorismo:

    • capacidade de aproveitar oportunidades
    • buscar inovações
    • desenvolver e realizar visões com o objetivo de atingir um desempenho superior

    Já a assertiva II está falsa e não representa a justificativa da primeira assertiva.

    Portanto, gabarito Letra "C"