SóProvas


ID
3788191
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um site da internet que trata de atualidades divulgou que a Câmara Federal, no mês de julho de 2011, aprovou um projeto de lei pelo qual o estado do Acre, localizado no norte do Brasil, passaria a ter menos 5 horas em relação a Greenwich e, portanto, menos duas horas em relação ao horário de Brasília, capital federal. Sobre essa notícia e a divisão dos fusos horários, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • > Horário Padrão de Fernando de Noronha - Ilha Fernando de Noronha (GMT-2)

    > Horário Padrão de Brasília - Belém (GMT-3)

    > Horário Padrão do Amazonas Manaus - AM (GMT-4)

    > Horário Padrão do Acre - Rio Branco (GMT-5)

  • Se forem consideradas as ilhas oceânicas brasileiras, chega-se à conclusão de que o Brasil possui quatro fusos horários, todos atrasados em relação a Greenwich, já que o País está situado totalmente no hemisfério ocidental.

    No primeiro fuso horário brasileiro, atrasado duas horas em relação a Greenwich, estão situadas somente as nossas ilhas oceânicas (Fernando de Noronha, Penedos de São Pedro e São Paulo, Trindade, Martim Vaz e Atol das Rocas).

    O segundo fuso horário é o mais importante, pois abrange a porção com maior concentração de população e a mais importante economicamente. Atrasado três horas em rela­ção a Londres, constitui a hora legal do Brasil (hora de Brasília) e nele estão situados todos os Estados brasi­leiros litorâneos e mais os Estados interioranos de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O estado do Pará que antes era dividido em 2 fusos horários diferentes, desde 2008 encontra-se totalmente neste fuso.

    O terceiro fuso horário brasileiro, atrasado uma hora em relação a Brasília, compreende os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas (exceto seu extremo oeste) e Roraima.

    O quarto e mais novo fuso horário do Brasil, em vigor desde 10/11/2013, encontra-se cinco horas atrasado em rela­ção a Londres e duas horas de Brasília, compreende o Acre e o extremo oeste do Estado do Amazonas.