SóProvas


ID
3792697
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) abriram a reunião semestral conjunta, que decorre em Washington, com um pedido por mais ação de todos os países, para impulsionar o crescimento igualitário, perante crescentes questionamentos à globalização e ao comércio internacional. “A minha mensagem aos membros do Fundo Monetário Internacional é ‘Ação, por favor´”, disse a advogada francesa Christine Lagarde, diretora do órgão financeiro internacional, que foi enfática em afirmar que a estagnação da economia global deixa claro que não é o momento de se fechar portas à globalização. O FMI, que nesta semana apresentou um novo panorama da economia global, formulou reiteradamente advertências contra uma tendência crescente de questionar os benefícios da globalização e do comércio mundial.


FONTE: JORNAL DE ANGOLA. FMI e Banco Mundial defendem a Globalização. Disponível em:
<http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/fmi_e_banco_mundial_defendem_globalizacao>.
Acesso em: 10 out 2016. Adaptado.


A notícia acima retrata alguns dos objetivos e visões do FMI e Banco Mundial para/sobre a economia global no período atual. Sobre os dois organismos e o sistema econômico/ financeiro internacional, é possível afirmar corretamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA D- O FMI e o BM possuem em suas instâncias decisórias forte assimetria na distribuição de poderes decisórios, principalmente, em favor dos países desenvolvidos, destacando-se os Estados Unidos.

    -----------

    COMENTÁRIO DA LETRA C- O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) dos BRICS foi fundado como órgão subordinado ao FMI e BM na iniciativa de promoção de um ambiente internacional favorável à Globalização ERRADO, O OBEJTIVO É OUTRO

    -2014: criação do NBD- novo banco de desenvolvimento, É DOS BRICS, não é subordinado ao FMI ou BM, pois é uma alternativa a esses dois órgãos, ou seja, para não os usar.

    • Objetivo: auxiliar o desenvolvimento de países em desenvolvimento 

    ------------------

    Aguiar diz ainda que a substituição dos Brics pelos Ticks trata-se de uma ficção, pois os primeiros mantém um projeto de integração que, dentre outras iniciativas, criou um fundo, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que deve servir de alternativa ao FMI.

    “Esse é, na verdade, o grande temor das grandes finanças internacionais, centradas na city londrina e em Wall Street (EUA), é que o Brasil e demais países dos Brics venham a criar uma alternativa poderosa a essa hegemonia, que tem o predomínio das economias do norte, mantém no mundo de hoje”, conclui o corresponde.

    FONTE: FMI reforma suas cotas e Brasil chega a ser um dos dez maiores credores - Rede Brasil Atual