SóProvas


ID
3794182
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto e assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas com a expressão que se refere ao tipo de indústria que engloba o setor de máquinas e equipamentos.

Atualmente, em todos os ramos da indústria de ___________ instalada no país, exceto máquinas-ferramenta, a liderança cabe a empresas multinacionais. Estas empresas predominam no segmento de ___________ feitos sob encomenda, que envolve um conjunto mais complexo de conhecimentos técnicos e de produção. Elas se aproveitam de algumas vantagens locais, como a disponibilidade de matérias-primas e mão-de-obra a preços baixos.
Fonte: Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento da Produção. Desenvolvimento.gov.br/sistemas_web/renai/public/arquivo/arq1273166103. pdf Acesso: 28/08/2013.

Alternativas
Comentários
  • As indústrias de bens de capital atuam no sentido de prover elementos para as companhias de outros segmentos como a indústria pesada e a de bens de consumo. Podem ser responsáveis pela produção de recursos a serem utilizados para complementar a produção de um  (rodas para carros, por exemplo). Em outro aspecto, sua produção pode ser utilizada pela indústria pesada (máquinas para a extração de minério). Devido à ampla gama de serviços das indústrias de bens de capital, especialistas costumam enquadrá-las como um tipo de indústria de base (pesada).

    Em suma, a indústria de bens de capital tem foco na produção de produtos que geram outros produtos. Exemplos de bens produzidos por este tipo de indústria são: maquinário para embalagem, impressão, equipamentos para o setor de construção e elétrico. Na prática, um bem de capital seria uma câmera utilizada pela indústria cinematográfica. Com seu uso, ela produz filmes, que seriam um bem de consumo (direcionados ao consumidor final). Nesta aplicação verifica-se a utilização de um bem de capital que gera um bem de consumo.

    As companhias que atuam com bens de capital são muitas vezes consideradas como alicerces do setor industrial de manufatura. Assim, o investimento neste segmento demonstra-se fundamental tanto para o campo estatal como para o privado, pois possui valor intrínseco referente à segurança, independência, aumento e mantenimento da concorrência na economia, gerando benefícios em larga escala.