SóProvas


ID
379996
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nas licitações conduzidas sob a modalidade de pregão, depois de abertos os envelopes

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA "B".

    ART. 4º DA LEI 10.520/02 - A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10520.htm
  • Gabarito- B

    O mapa mental abaixo (clique para ampliar) resume os conceitos sobre o pregão.

     

     
    Fonte- www.mapasequestoes.com.br
  • É isso aí Augusto....esses mapas são excelentes...
  • Obrigap pela dica do mapa, Augusto!
  • Vale ressaltar que são necessários pelo menos 3 licitantes nessa segunda fase, ou seja, se não houver 2 licitantes com preços não superiores a 10%, são chamados os licitantes com preços mais baixos, mesmo fora do limite.

    Porém, não há limite máximo de licitantes, desde que seus preços sejam no máximo 10% superiores a maior oferta.
  • Vale comentar uma peculiaridade da modalidade PREGÃO:

    Diferentemente das demais, no Pregão, a habilitação dos licitantes ocorre após as fases de julgamento e classificação. Enquanto nas demais, os inabilitados sequer têm suas propostas abertas, no pregão, existe a inversão da ordem das fases. (Fonte: Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo)
  • Gabarito errado o correto seria "C"
        como funciona o pregão?
             1-) abrem-se as proposta, e são considerados habilitados somente os licitantes que oferecem no máximo até 10% a mais da melhor oferta.. Dentre estes todos poderão dar lances, ou seja, todos os habilitados poderão dar os lances orais.
  • Se vc se lembrar que no pregão a HABILITAÇÃO vem só depois da fase de julgamento, vc derruba logo as alternativas A, C e E!!!! Fica a dica......
  • Uma correção:

    Segundo o esquema apresentado pelo colega, o leilão é realizado na venda de bens imóveis inservíveis.

    Porém, segundo a Lei 8.666, art.22, § 5o, ," Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)"
  • O pregão é modalidade de licitação regulada pela Lei 10.520/2002, passível de utilização pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios para aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação.
    A Lei 10.520/2002 define como bens e serviços comuns “aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado”.
    O pregão é realizado mediante propostas e lances em sessão pública. O autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até dez por cento superiores a ela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos.

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado.
  • O licitante autor da menor proposta e os demais que apresentarem preços até 10% superiores a ela estão classificados para a fase de lances verbais. Ou seja, no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor (art. 4º, VIII).
    Por isso, a resposta desta questão é a letra b.
    Fonte: Prof. Anderson Luiz-Direito Administrativo-Ponto dos Concursos
    Bons estudos

  • Para quem ficou em dúvida quanto a letra D), aí vai a letra da lei.

    Art 4 IX: Não havendo pelo menos três ofertas nas condições definidas no inciso anteior, poderão os autores das meljores propostas, até o máximo de três oferecer novos lances verbais e sucessíveos, quaisquer que sejam os preços oferecidos.

    Ou seja, colegas, não é em qualquer casa que serão recebidas as três melhores ofertas, mesmo fora dos 10%.
    Fato é, caso não haja 3 propostas que estejam entre o limite, poderão, no máximo, os três autores das melhores ofertas continuar ofertando.

  • o termo "melhor oferta", descrito na assertiva B, é igual ao termo "oferta de valor mais baixo" descrito no inciso VIII ???
    foi isso que me confundiu na questão...
  • Alternativa B
    Resumindo:
    O pregão é realizado mediante propostas e lances em sessão pública.
    O autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores a ela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, sempre pelo critério do menor preço.
    Fonte: Direito administrativo descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo - pg. 618

  • No  Pregão, a habilitação dos licitantes ocorre após as fases de julgamento e classificação, dessa forma as questões A, C e E ja caem por terra