SóProvas


ID
3801010
Banca
VUNESP
Órgão
ESEF - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder a questão.

Ah, os orgulhosos computadores

    A cada dia que passa, os computadores devoram mais tarefas. No início, eram folha de pagamento, contabilidade e estatística. Sucesso estrondoso, por ser mais perfeito, mais barato e eliminar o trabalho monótono. Mas certas tarefas permanecem inatingíveis: devo me casar com a Mariquinha? É resposta que nem mesmo a inteligência artificial consegue dar.
    Para achar imóveis, a internet é imbatível. Mas, buscando um apartamento para alugar, vivi as agruras de uma imobiliária que migrou a burocracia para seus orgulhosos computadores. No meu caso, ela se atrapalhou. São três empresas encadeadas. Onde estão as portas de entrada?
    Foram muitos dias e mais de cinquenta e-mails, esgrimindo com uma informática misteriosa e tripulada por humanos que não usam o dom da voz ou da inteligência. Muito menos o da cortesia. O veredicto foi sumariado pela lapidar frase (via e-mail): “O seu cadastro não foi aprovado, tá?”
    Inovadores pagam o preço dos erros. Mas será que eu também o tenho de pagar? Fui vitimado pela combinação de informática velha – com sites que travam e labirintos misteriosos – com um algoritmo novo que se perdeu na complexidade do meu caso, que não é tanta. Ao reduzir o papel dos humanos, o computador fica à mercê de algum programador simplório, perdido por aí. Pobres das cobaias que sofrem com os titubeios dos computadores.
    Imagino que a empresa do futuro conseguirá manejar situações simples e lidará bem com as suas falhas humanas e informáticas – que se atrapalham entre si. A inteligência artificial avança, pela via de uma longa curva de aprendizado com os humanos. Mas, se os humanos são burros ou bobões, mais tempo isso levará. É a regra do jogo.

(Claudio de Moura Castro. Veja, 16.10.2019. Adaptado)

A alternativa que reescreve passagem do texto de acordo com a norma-padrão de emprego do sinal de crase é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ➥ O que é crase? Em resumo, é um “fenômeno” da língua portuguesa que indica a fusão/união de duas vogais idênticas, o acento em “ à  chama-se  ⇒ acento grave. Basicamente: há “vocábulo exigindo” preposição “A” + artigo “A” = à.

     a) A cada dia que passa, os computadores executam à todas as tarefas → INCORRETO. Não há crase antes do pronome indefinido "todas", executam alguma coisa (=verbo transitivo direto), o correto é somente o uso do pronome (=executam todas as tarefas).
     b) Mas, à procura de um apartamento para alugar, vivi agruras → CORRETO. Temos uma locução prepositiva com base feminina, crase correta. Outros exemplos: altura de, à custa de, à espera de, à beira de, à espreita de, à base de, à moda de, à maneira de, à procura de, à roda de, à guisa de, à mercê de, à semelhança de, etc.
     c) É mais perfeito, mais barato e suprime às atividades monótonas → INCORRETO. Suprime alguma coisa (=verbo transitivo direto); temos aqui somente a presença do artigo definido "as", logo não há como ocorrer crase.
     d) O veredicto resumiu-se à uma frase lapidar, via e-mail → INCORRETO. Crase incorreta antes do artigo indefinido "uma", o correto é soemnte a presença da preposição "a" regida pelo verbo (=a uma frase).
     e) Programadores simplórios entram em ação, à partir da redução do papel dos humanos → INCORRETO. Não há crase antes de verbo.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    Mas, à procura de um apartamento para alugar, vivi agruras.

  • Pessoal, decorem isso e vocês irão eliminar muitas questões ;

    NÃO USAR ANTES DE VERBOS NO INFINITIVO ( AR,ER,IR)

  • À procura de = É uma locução prepositiva

    Tendo como palavra no feminino (Procura).

    Desse modo a crase é obrigatória

  • Não se usa crase antes de verbo nenhum!
  • -CASOS OBRIGATÓRIOS: 

    1)Locução adjetiva: à toa, à vista, à queima-roupa, à mão armada, à venda ,à vela ,à lenha. 

    2)Locução adverbial: à noite, à mostra, à frente, à tarde, à direita, à esquerda à vontade, às avessas, às claras, às escuras, às pressas, à mão, à máquina, à venda. 

    3)Locução prepositiva: à semelhança de, à altura de, à custa de, à espera de, à luz de, à procura de.

    4)Conjunções proporcionais: à proporção que, à medida que. 

  • Ué Vunesp, não se usa vírgula após o mas. Caberia recurso nessa questão...

  • A cada dia que passa, os computadores executam à todas as tarefas. Não pode diante de pronomes.

    Mas, à procura de um apartamento para alugar, vivi agruras. à procura de, à medida de.

    É mais perfeito, mais barato e suprime às atividades monótonas. Suprime os documentos.

    O veredicto resumiu-se à uma frase lapidar, via e-mail. Não pode perante artigo.

    Programadores simplórios entram em ação, à partir da redução do papel dos humanos. Perante de verbo.

  • Drê Barros, a vírgula após o "mas" marca um deslocamento. Tente ler sem o trecho que está entre vírgulas.