SóProvas


ID
3801193
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta relacionada ao ativo intangível.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    CPC 04 - Ativo Intangível

    Benefício econômico futuro 

    Os benefícios econômicos futuros gerados por ativo intangível podem incluir a receita da venda de produtos ou serviços, redução de custos ou outros benefícios resultantes do uso do ativo pela entidade. Por exemplo, o uso da propriedade intelectual em um processo de produção pode reduzir os custos de produção futuros em vez de aumentar as receitas futuras.

  • Gabarito - A

    A- Os benefícios econômicos futuros gerados por ativo intangível podem incluir a receita da venda de produtos ou serviços, redução de custos ou outros benefícios resultantes do uso do ativo pela entidade.

    B - O software de uma máquina-ferramenta controlada por um computador que não funciona sem esse software específico e que é parte integrante do referido equipamento será classificado obrigatoriamente como ativo intangível. (Nesse caso, classifica-se como Imobilizado (CPC 04))

    C - Valor contábil do intangível será o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação dada para adquirir um ativo na data da sua aquisição. (Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a dedução da amortização acumulada e da perda por desvalorização. (CPC 04))

    D - O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deverá ser reconhecido como propriedade para investimento, uma vez que não poderá ser amortizado. (O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo. (CPC 04))

    E - O ativo intangível gerado internamente que se encontra na fase de pesquisa e/ou de desenvolvimento deverá ser classificado necessariamente pela entidade como ativo diferido, até sua formação final. (Na fase de pesquisa os gastos são considerados DESPESAS. (CPC 04))

  • O erro da C foi ter misturado os conceitos de Custo e Valor Contábil.

    De fato, como estabelece o CPC 04:

    Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço patrimonial após a dedução da amortização acumulada e da perda por desvalorização.

    Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação dada para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outro Pronunciamento como, por exemplo, o Pronunciamento Técnico CPC 10 – Pagamento Baseado em Ações.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    O tema abordado pela questão é o ativo intangível, contido no pronunciamento do Comitê de pronunciamentos contábeis (CPC) 04.

    Analisaremos cada opção com base em itens extraídos do referido CPC.

    A) Os benefícios econômicos futuros gerados por ativo intangível podem incluir a receita da venda de produtos ou serviços, redução de custos ou outros benefícios resultantes do uso do ativo pela entidade.

    17. Os  benefícios  econômicos  futuros  gerados  por  ativo  intangível  podem  incluir  a  receita  da venda  de  produtos  ou  serviços,  redução  de  custos  ou  outros  benefícios  resultantes  do  uso do  ativo  pela  entidade.

    Como podemos ver, a alternativa foi extraída do item 17, como foi a reprodução literal, está correta.

    B) O software de uma máquina-ferramenta controlada por um computador que não funciona sem esse software específico e que é parte integrante do referido equipamento será classificado obrigatoriamente como ativo intangível.

    4. Alguns  ativos  intangíveis  podem  estar  contidos  em  elementos  que  possuem substância física,  como  um  disco  (como  no  caso  de software),  documentação  jurídica  (no  caso  de licença  ou  patente)  ou  em  um  filme.  Para  saber  se  um  ativo  que  contém  elementos intangíveis   e   tangíveis   deve   ser   tratado   como   ativo   imobilizado   de   acordo   com   o Pronunciamento Técnico  CPC  27 – Ativo  Imobilizado  ou  como  ativo  intangível,  nos  termos do  presente  Pronunciamento,  a  entidade  avalia  qual  elemento  é  mais  significativo.  Por exemplo, um software de uma  máquina-ferramenta  controlada  por  computador  que  não funciona sem esse software específico é parte integrante do referido equipamento, devendo ser  tratado  como  ativo  imobilizado. 

    Conforme podemos observar, o software citado na opção deve ser tratado como imobilizado e não intangível. Afirmativa incorreta.

    C) Valor contábil do intangível será o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação dada para adquirir um ativo na data da sua aquisição.

    Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outra contraprestação  dada  para  adquirir  um  ativo  na  data  da  sua  aquisição  ou  construção,  ou ainda,  se  for  o  caso,  o  valor  atribuído  ao  ativo  quando  inicialmente  reconhecido  de  acordo com   as   disposições   específicas   de   outro   Pronunciamento   como,   por   exemplo,   o Pronunciamento Técnico CPC 10 –Pagamento Baseado em Ações.

    Da leitura da definição extraída do item 8 do CPC, notamos que a banca utiliza a definição de custo, como se fosse a definição de valor contábil. Portanto a afirmativa está incorreta.

    D) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deverá ser reconhecido como propriedade para investimento, uma vez que não poderá ser amortizado.

    48. O  ágio  derivado  da  expectativa  de  rentabilidade  futura  (goodwillgerado  internamente  não deve ser reconhecido como ativo.

    Diferentemente do que prevê o CPC, a questão indica que o goodwill deve ser reconhecido como propriedade para investimentos. Alternativa errada.

    E) O ativo intangível gerado internamente que se encontra na fase de pesquisa e/ou de desenvolvimento deverá ser classificado necessariamente pela entidade como ativo diferido, até sua formação final.

    A afirmativa está incorreta. Conforme item 54, do CPC 04, o ativo intangível em fase de pesquisa não deve ser reconhecido, os gastos são tratados como despesa. O ativo intangível poderá ser reconhecido, quando os critérios para reconhecimento forem satisfeitos, porém como intangível, e não como ativo diferido como está na alternativa.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gabarito: A.

    Um comentário para visualizar melhor os itens B, D e E:

    É comum que as bancas tragam essa situação do software ou do software+ equipamento. Lembre-se que uma das características do intangível é o fato dele ser separável. Logo, nesse caso do equipamento depender do software, esse requisito é quebrado - fato que impede que ele seja reconhecido no intangível. Portanto, ele é parte do equipamento, reconhecido então como imobilizado.

    Tal raciocínio é o que faz com que não haja uma confiabilidade na separação de um intangível gerado internamente. Não é uma estimativa confiável, tampouco separável de maneira confiável.

    Por fim, quando se encontra na fase na fase de desenvolvimento, significa que os requisitos necessários para figurar no ativo intangível foram preenchidos, diferentemente da fase de pesquisa onde há uma constituição gradual de despesa e não há, ainda, o preenchimento dos requisitos mínimos que permitem que o intangível seja reconhecido.

    Lembre-se: Separável, identificável e mensurado com confiabilidade.

    Bons estudos!