SóProvas


ID
3801220
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante o processo de auditoria das demonstrações contábeis de uma determinada entidade, o auditor coletou informações suficientes para concluir que, conforme norma específica sobre relatório de auditoria, não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião, todavia os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados. Com isso, o auditor deverá expressar uma opinião

Alternativas
Comentários
  • Quando o auditor não conseguir obter evidência apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião, ele deverá emitir uma opinião com ressalva ou uma abstenção de opinião.A dirença será devido aos possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis:

    Caso as distorções não detectadas sejam relevantes e não generalizadas, será uma opinião com ressalva.

    Caso as distorções não detectadas sejam relevantes e generalizadas, será uma abstenção de opinião.

    Qualquer erro, me avisem.

  • Gabarito: B

    Segundo a NBC TA 705:

    Determinação do tipo de modificação na opinião do auditor

    Opinião com ressalva

    7. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:

    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou

    (b) não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    Opinião adversa

    8. O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

    Disponível em: <https://www.editoraroncarati.com.br/v2/phocadownload/nbcta_705_aud.pdf>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  •  Resumo da opinião do auditor:

    1. As demonstrações contábeis apresentaram distorções relevantes, qual o efeito disso?

    Se RELEVANTE, mas NÃO GENERALIZADO, então OPINIÃO COM RESSALVA.

    Se RELEVANTE e GENERALIZADO então OPINIÃO ADVERSA(a opinião adversa não se refere ao bom desempenho da entidade, se é lucrativa ou não, mas apenas à fidedignidade das suas divulgações)

    2. Foi impossível obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, qual o efeito disso?

    Se RELEVANTE, mas NÃO GENERALIZADO então OPINIÃO COM RESSALVA.

    Se RELEVANTE e GENERALIZADO então ABSTENÇÃO DE OPINIÃO.

  • Relevante, mas NÃO generalizado

    Demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes-------------------------> Opinião com ressalva

    Impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente--------> Opinião com ressalva

    Relevante e generalizado

    Demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes -----------------------> Opinião adversa

    Impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente ------> Abstenção de opinião

  • Q965538

    Opinião sem ressalva/ não modificada

    Opinião em que o auditor conclui que as DC estão:

    De acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável

    Livre de distorções relevantes

    Opinião com ressalva.

    Com evidência (distorções relevantes) + não generalizadas

    Sem evidência (distorções não detectadas) + não generalizadas

    Opinião adversa.

    Com evidência (distorções relevantes) + generalizadas

    Opinião com abstenção de opinião.

    Sem evidência + generalizadas

    Incertezas que não permitam expressar uma opinião.

  •  Resumo da opinião do auditor:

    1. As demonstrações contábeis apresentaram distorções relevantes, qual o efeito disso?

    2. Foi impossível obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, qual o efeito disso?

  • A questão versa sobre conceitos relacionados à auditoria independente, especificamente no que tange à formação da opinião e emissão do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis.

    No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o órgão responsável por estabelecer as normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica, as conhecidas NBC TA.

    Para formulação desta questão, a banca utilizou como referências as normas NBC TA 700 [1] e NBC TA 705 R1 [2].

    Conforme NBC TA 700 [1], o auditor independente deve expressar uma OPINIÃO NÃO MODIFICADA quando concluir que as demonstrações contáveis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

    Por outro lado, de acordo com a NBC TA 700 [1] e NBC TA 705 [2], o auditor DEVE MODIFICAR SUA OPINIÃO nas seguintes hipóteses[1] [2]:

    (a) se o auditor concluir, com base em evidência de auditoria obtida, que as demonstrações  contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções relevantes;

    (b) se o auditor não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto não apresentam distorções relevantes. 

    No contexto de uma OPINIÃO MODIFICADA, a NBC TA 705 [2] estabelece três tipos:

    Opinião com Ressalva, nas hipóteses de:

    (a) o auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluir que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantesMAS NÃO generalizadas nas demonstrações contábeis;

    (b) não ser possível para o auditor obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opiniãomas ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    Opinião Adversa, quando:

    a) o auditor, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente,  concluir que  as  distorções,  individualmente  ou  em  conjunto,  são relevantes E SÃO GENERALIZADAS  para as demonstrações contábeis.

    Abstenção de Opinião, quando:

    a) o auditor não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião ele concluir que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.

    b) o auditor, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, concluir que, independentemente de ter obtido evidência de  auditoria apropriada e suficiente sobre cada  uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.

    Dito isso, a primeira parte do enunciado da questão traz que i) "o auditor coletou informações suficientes para concluir que, conforme norma específica sobre relatório de auditoria, não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião". Ou seja, trata-se de uma OPINIÃO MODIFICADA.

    Além disso, a parte final do enunciado traz que ii) "todavia os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados".

    Logo, conforme exposto acima, trata-se de uma OPINIÃO MODIFICADA do tipo "OPINIÃO COM RESSALVA".


    Fontes:

    [1] Conselho Federal de Contabilidade. NBC TA 700 . Disponível em: site do CFC. Acesso em: 13/6/2021.

    [2]Conselho Federal de Contabilidade. NBC TA 705 . Disponível em: site do CFC. Acesso em: 13/6/2021.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Dica: sempre que for mencionado efeito relevante e NÃO GENERALIZADO, estamos diante da opinião COM RESSALVA, independentemente de se conseguir ou não evidência apropriada e suficiente.